Açores: o que fazer em São Miguel com chuva?

Joana Santana / Atualizado a

“Nos Açores é possível sentir todas as estações do ano num só dia.” Esta frase é-lhe familiar? De certeza que em algum momento da sua vida já ouviu falar disto, mesmo que nunca tenho ido aos Açores. A verdade é que sim, o estado do tempo nas nove ilhas açorianas pode mudar muito repentinamente, várias vezes ao dia, mas nem por isso a experiência é menos espetacular. Por isso mesmo, se vai estar pelos Açores em breve, mais propriamente por São Miguel, queremos já ajudá-lo com 7 sugestões do que pode fazer, caso esteja um dia de chuva – ou apenas umas horas!

Visitar a Fábrica de Chá da Gorreana e beber um chá quentinho

Fábrica da Chá Gorreana, O que fazer em São Miguel com chuva, Açores

Chuva rima com chá? Não, mas que é uma ótima combinação, lá isso é! Por isso, nada melhor do que aproveitar a chuva para conhecer a famosa Fábrica de Chá da Gorreana. Percorra as instalações da fábrica ao pormenor e aprenda tudo sobre o processo de fabricação do chá. Caso o céu lhe dê tréguas por um bocadinho, explore também as plantações de chá que são únicas. No final da visita terá à sua espera chá à disposição! De forma gratuita pode provar e degustar os maravilhosos chás Gorreana, com o privilegio ter à sua frente uma vista completamente idílica. No fim, pode trazer o seu chá preferido consigo ao comprar diretamente na loja.

Deliciar-se com a gastronomia local nos restaurantes típicos

Cozidos das Furnas, São Miguel, Açores

Se há coisa que também vai muito bem com chuva é uma mesa recheada de boa comida. Passar longas horas ao almoço ou jantar a provar o melhor do que os Açores tem para oferecer é mesmo um plano infalível. Lapas, morcela com ananás dos Açores, queijo da ilha, os tradicionais bifes à regional, o peixe fresco que é de altíssima qualidade, o imperdível cozido das Furnas ou o fofo bolo lêvedo. Também nós podíamos ficar aqui horas a dar-lhe sugestões, mas já estamos com água na boca e o melhor é mesmo ir provar e comprovar!

Explorar o mercado e conhecer todos os produtos regionais

Mercado da Graça

Uma ótima forma de se abrigar da chuva, mas sem fazer uma pausa na sua visita por São Miguel é conhecer o icónico Mercado da Graça. Aqui vai encontrar um sem fim de produtos regionais, vendidos pelos próprios produtores. Flores, frutas, legumes, enchidos e muito, mas muito mais. A vontade de querer trazer tudo vai ser gigante, mas lembre-se das restrições da mala. Tudo de muito boa qualidade e com a simpatia típica micaelense, é mesmo uma experiência a não perder.

Banhar-se nas águas quentes das caldeiras vulcânicas

Caldeira Velha

Estar por São Miguel e não ir a banhos nas emblemáticas águas quentes das caldeiras vulcânicas é praticamente impossível. As mais conhecidas são a Caldeira Velha, o Poço da Dona Beija e o Parque Terra Nostra. Mas se se está a questionar se todas serão ao ar livre, a resposta é sim, são! Mas então a ideia é ir quando estiver a chover? Exatamente! Com as águas sempre a rondar os 30º e 40º, estar a sentir a chuva a cair-lhe em cima, vai saber-lhe incrivelmente bem. Não o vai incomodar minimamente e torna a experiência ainda mais mágica. Um momento que temos a certeza que não esquecerá!

… e nas águas do mar que formam piscinas naturais

Piscinas Naturais,  O que fazer em São Miguel com chuva, Açores

As piscinas naturais, formadas no mar, com água bem quentinha devido à atividade vulcânica são também um clássico. E tal como acontece nas termas, esta experiência torna-se ainda mais inesquecível se apanhar um pouco de chuva. O contraste da água fria da chuva, com as altas temperaturas do mar, criam uma sensação única. No entanto, faça-o em segurança, claro, apenas se a agitação do mar o permitir.

Conhecer a plantação de Ananás e experimentar o licor

Plantação de Ananáses,  O que fazer em São Miguel com chuva, Açores

Vá até à plantação de ananases da Ananás A. Arruda e conheça todo o processo de cultivo do incomparável ananás açoriano. Vagueie pelas estufas, aprenda tudo sobre este fruto rei dos Açores e, no fim, como uma cereja no topo do bolo, delicie-se com um dos combos mais infalíveis de sempre: queijo da ilha, acompanhado com uma maravilhosa compota de ananás, e um cálice de licor também ele de ananás açoriano.

Simplesmente contemplar a vista num passeio de carro

São Miguel, Açores

Por último, mas não menos importante, aproveite a chuva para simplesmente contemplar a paisagem lentamente e absorver cada pormenor. E o ideal para isso é um passeio de carro! Considerando que vai alugar carro para explorar a ilha (é o ideal), se começar a chover, abrigue-se no carro e siga viagem devagarinho, simplesmente a apreciar toda a paisagem mágica que tem à sua volta. Parece mesmo saído de um conto de fadas!

Como viu, arranjar o que fazer em São Miguel com chuva não é nada díficil ou entediante. Muito pelo contrário. Na verdade, os Açores são sempre um destino verdadeiramente marcante, faça chuva, faça sol! Com uma atmosfera muito única, o que viverá em cada uma das novas ilhas não será igual em mais lado nenhum. Por isso, não fique triste se a meteorologia o atraiçoar, há sempre maneira de aproveitar bem. Além disso, todas as nossas sugestões também se aplicam caso tenha a sorte de estar sempre sol em todos os dias da sua viagem.