Blue Monday: 10 locais para animar o mês de janeiro

Joana Santana / Publicado a

Janeiro é considerado por muitos o mês mais longo do ano, que pode deixar muita gente mais deprimida. Talvez por isso a terceira segunda-feira do mês de janeiro seja apelidada de Blue Monday, o dia mais triste do ano. Na verdade, esta designação não tem qualquer base científica e ganhou fama graças a uma estratégia de marketing de 2005. Esta criação teve em consideração vários fatores como a meteorologia, as possíveis dívidas acumuladas após as festas de fim de ano, a motivação, o tempo decorrido desde o natal e o fracasso em cumprir as resoluções de Ano Novo. Real ou não, a verdade é que a Blue Monday tem-se tornado cada vez mais famosa. Por isso, e para que contrarie a tendência, trazemos-lhe a sugestão de 10 locais bem azuis mas com boas energias que prometem animar o mês de janeiro.

Catedral de Mármore, Chile

catedral de mármore, chile, Blue Monday: 11 locais para animar o mês de janeiro

Um cenário completamente de deixar qualquer um sem palavras! É isto que vai encontrar na Catedral do Mármore, no Chile. Apesar de não ser assim tão popular, esta é uma das atrações naturais mais fantásticas do mundo. Formada graças a mais de 6000 anos de erosão, esta caverna no Lago General Carrera tem um tom azul impressionante. Além disso, todos os padrões que verá nas paredes das cavernas serão sempre totalmente únicos, uma vez que mudam consoante os movimentos da água do mar.

Chefchaouen, Marrocos

Chefchaouen, Marrocos

Chefchaouen, também conhecida como “A Pérola Azul” de Marrocos, é uma cidade única situada nas Montanhas Rif. Conhecida pelas ruas estreitas pintadas em tons vibrantes de azul, esta é uma tradição que remonta à década de 1930, quando refugiados judeus europeus trouxeram a prática de pintar casas de azul para simbolizar o céu e se aproximar de Deus. A Medina de Chefchaouen é um dos locais mais populares e é um labirinto encantador de ruas estreitas e sinuosas, repletas de lojas de artesanato, cafés e praças.

Grande Buraco Azul, Belize

Grande Buraco Azul, Belize

O Grande Buraco Azul do Belize não é só azul. É mesmo um local onde estão uma das águas mais azuis do mundo! Esta é uma maravilha natural, formada durante a Idade do Gelo, quando uma inundação catastrófica provocou um poço com 400 metros de profundidade. Com cerca de 125 metros de profundidade e 300 metros de diâmetro este é um destino popular entre mergulhadores, mas é apenas recomendado a mergulhadores realmente experientes. Apesar de algumas descobertas, este é um lugar cheios de segredos ainda por descobrir.

Gruta Azul, Capri, Itália

Gruta Azul, Capri, Itália, Blue Monday: 11 locais para animar o mês de janeiro

Sendo a mais famosa atração aquática natural de Itália, a Gruta Azul, em Capri, é tão impressionante que até o faz duvidar se é efetivamente real. Mas é! Perto da Ilha de Capri, ao largo da Costa Amalfitana, esta gruta só é acessível de barco e quando as condições do mar assim o permitem. Uma vez lá dentro, vai deparar-se com um cenário mágico em que os raios do sol que invadem a gruta causam na água azul um efeito único que quase se assemelha a iluminação neon.

Jodhpur, India

Jodhpur, India

Se há país que já nos habituou a ser sinónimo de cor, esse país é, sem dúvida, a Índia. No que diz respeito à cor azul, Jodhpur é a cidade! Com o objetivo de ser uma homenagem ao Deus hindu Shiva, as casas e os edifícios pintados de azul transmitem alegria, tranquilidade e claro, muita curiosidade, espanto, mas também encanto. Uma cidade vibrante com imensas atrações para ver, nomeadamente, o majestoso Forte Mehrangarh e o Palácio Umaid Bhawan.

Juzcar, Espanha

Juzcar, Espanha, Blue Monday: 11 locais para animar o mês de janeiro

Também na nossa vizinha Espanha, na maravilhosa Andaluzia é possível encontrar uma pequena vila toda pintada de azul. Apesar do contraste das típicas casas brancas andaluzas, Juzcar tornou-se toda azul devido a uma campanha da marca Sony que propôs, em 2011, pintar todas as casas de azul como estratégia de marketing para promover o filme dos Smurfs (o clássico desenho animado azul). A ideia foi muito bem recebida pelos locais! No fim da campanha, quando a marca decidiu voltar a pintar tudo de branco, os residentes decidiram manter a cidade assim, como forma de atrair mais turistas e dando visibilidade à povoação.

Lago Tepako, Nova Zelândia

Lago Tepako, Nova Zelândia

Espantosamente azul, o Lago Tepako, na Nova Zelândia, carrega consigo um tom azul tão sereno e impressionante que deixa qualquer um boquiaberto. Quando as montanhas estão cobertas de neve, o cenário fica ainda mais mágico. Com noites muito escuras e sem poluição luminosa, este é um local perfeito para observar estrelas. Esta zona é também muito procurada para atividades ao ar livre como vela, caminhadas e até paraquedismo.

Lagoa Azul, Islândia

Lagoa Azul, Islândia, Blue Monday: 11 locais para animar o mês de janeiro

Pela maravilhosa Islândia, a Lagoa Azul é uma das atrações islandesas mais procuradas. Esta é uma piscina de água aquecida geotermicamente, tornando-se num spa natural que faz maravilhas nos dias gelados. Com uma cor muito azul e uma paisagem circundante que torna tudo mais idílico, este é um ponto de visita obrigatório numa viagem à Islândia. A cor azul da lagoa advém de um composto químico presente na água conhecido como sílica.

Mundo subaquático de Cancun, México

Mundo subaquático de Cancun, México

O México é também sinónimo de águas azuis e Cancun, na Península de Yucatan, ainda mais! As águas desta região são de uma tonalidade azul absolutamente incrível, perfeita para amantes de mergulho e snorkeling. Estas águas são tão maravilhosas que, inclusive, têm um museu debaixo de água! O MUSA, Museu Subaquático de Cancun tem várias estátuas, muitas delas feitas por artistas locais, que ajudam a promover o crescimento de corais. Além disso, nas águas de Cancun é também possível encontrar cenotes, uma rede de cavernas subaquáticas.

Oia, Santorini, Grécia

Oia, Santorini, Grécia, Blue Monday: 11 locais para animar o mês de janeiro

Se pensamos em edifícios com toque de azul, então é impossível não pensar em Oia, em Santorini. Esta é uma das ilhas gregas mais populares com uma paisagem reconhecível em qualquer parte do mundo. O que inicialmente era uma regra que obrigava a que os edifícios tivessem de ser pintados de branco e azul, atualmente é a imagem de marca da ilha o que faz com os proprietários optem por manter este esquema de cores.

O mundo está repleto de locais absolutamente incríveis e super coloridos. Se noutra altura já lhe trouxemos uma série de edifícios cor-de-rosa espalhados pelo mundo, desta vez sugerimos destinos recheados de azul para colorir a sua viagem e animar o seu mês. Apesar da famosa Blue Monday ser em janeiro, todos estes destinos são fantásticos para visitar seja em que altura do ano for. Por isso, caso não possa visitá-los já, tire notas e inclua-os na sua wishlist, porque terá, em cada um deles, uma experiência inesquecível.