City Break – Atenas

Joana Santana / Atualizado a

A capital da Grécia, é uma cidade que transcende o tempo! Um lugar onde a antiguidade encontra a modernidade, numa mistura perfeita de cultura, história, arquitetura e gastronomia. Se nunca passou por Atenas, vamos já avisá-lo: é impossível não se encantar com a riqueza da cidade, com a herança arqueológica e com a atmosfera vibrante das ruas. Mas se nunca passou por Atenas, temos também uma pergunta para lhe fazer: do que é que está à espera? Embarque num city break pela maravilhosa Atenas e não deixe nada por conhecer!

A Acrópole

Grécia - City Break Atenas - Acrópole

Se vai visitar Atenas é obrigatório que visite a Acrópole! É que este é um complexo, no topo de uma majestosa colina, que abriga alguns dos tesouros arquitetónicos mais notáveis do mundo antigo. Lembra-se do que falava na aulas de história? Está tudo aqui! O Pártenon, um templo dedicado à deusa Atena – é a peça chave. Mas encontra muito mais! Tudo exemplos de construções arquitetónicas e templos da Grécia antiga, que deixam qualquer um sem palavras. Propileu, Erechtheion, Templo de Atena Nice, Templo de Dionísio e Odeão de Herodes Ático. É aqui que os pode ver a todos e deixar-se ficar abismado com a beleza destas ruínas.

Museu da Acrópole

Bem perto da Acrópole, encontra o Museu da Acrópole onde pode ver uma coleção incrível de esculturas, frisos e artefatos que datam da era clássica. Uma verdadeira viagem no tempo onde vai poder mergulhar nas histórias da antiga civilização que moldou o cenário cultural da Grécia e, claro, do mundo. No entanto, para contrastar com o clássico e para provar que o país não ficou parado no tempo, o edifício deste museu é uma das principais obras da arquitetura contemporânea de Atenas.

Ágora Antiga

Ágora Antiga - Atenas - Grécia

A poucos passos da Acrópole, encontra também a Ágora Antiga, o antigo centro de atividade política e social de Atenas. Ao percorrer as ruínas de templos, tribunais e galerias comerciais, se se concentrar bem, quase que consegue recuar no tempo e imaginar o quotidiano dos antepassados gregos a interagirem entre si e a fazerem as atividades normais do seu dia-a-dia.

Templo de Zeus Olímpico

Grécia - City Break Atenas - Templo de Zeus Olímpico

O Templo Olímpico de Zeus também não pode estar fora da sua lista de coisas a visitar em Atenas. Apesar de grande parte estar em ruínas devido aos constantes saques, 15 das 104 colunas restantes permitem-no testemunhar a magnitude original desta estrutura, proporcionando uma visão arrebatadora do passado glorioso da Grécia e deste monumento dedicado ao rei dos deus, Zeus. Além disso, daqui terá uma vista fenomenal para a Acrópole.

Monte Licabeto

Grécia - City Break Atenas - Monte Licabeto

E por aí, alguém pediu as melhores vistas sobre Atenas? É que são mesmo aqui, no Monte Licabeto! Sendo o ponto mais alto da cidade, a 227 metros de altura, a vista panorâmica do topo oferece um espetáculo deslumbrante. Aqui reina a tranquilidade em contraste com a agitação da cidade e pode cá chegar a pé ou de funicular. Torne esta visita ao Monte Licabeto ainda mais especial organizando-se de forma a vir cá ao pôr-do-sol. Prometemos que vai ser ainda mais bonito!

Estádio Panatenaico

Estádio Panatenaico - Atenas - Grécia

Se é fã de desporto, de história ou apenas um simples curioso que não gosta de deixar nada por ver, passe também pelo Estádio Panatenaico. Este é o único estádio do mundo construído inteiramente em mármore e foi palco dos primeiros Jogos Olímpicos modernos em 1896, uma conexão do presente à herança desportiva da Grécia antiga.

Plaka

Bairro Plaka, Atenas, Grécia

Para uma experiência mais contemporânea, mergulhe no charme de Plaka, um dos bairros mais antigos de Atenas. Com ruelas sinuosas e casas tradicionais coloridas, aqui a atmosfera é única! Plaka é o lugar perfeito para explorar lojinhas locais, saborear a autêntica culinária grega em restaurantes típicos e, sobretudo, absorver a energia vibrante deste bairro. A melhor maneira de o conhecer é mesmo deixar-se levar por cantos e recantos e perder-se pelas ruas à descoberta.

Praça Syntagma

A Praça Syntagma, também conhecida como Praça da Constituição, é uma das praças mais importantes e movimentadas de Atenas, sendo o epicentro das atividades políticas, culturais e turísticas na cidade. Bem no coração de Atenas, conecta diferentes bairros e zonas da cidade e tem como uma das atrações mais populares a tradicional cerimónia da mudança dos guardas, realizada em frente ao Túmulo do Soldado Desconhecido.

Gastronomia

E é impossível falar de Atenas sem falar da absolutamente deliciosa culinária grega. Por exemplo, pratos como Souvlaki, Gyros, Spanakopita, Tzatziki, Baklava entre muitos, mas muitos outros, têm mesmo de fazer parte da sua lista de iguarias a experimentar. Prove todos os pratos e vai sentir uma combinação única de sabores, feitos com ingredientes frescos, muito azeite e ervas aromáticas.

Numa visita a Atenas vai poder testemunhar, não só a grandiosidade da antiguidade, como a energia contagiante do lado moderno da cidade. É que mais do que um simples city break, ir a Atenas é fazer uma verdadeira viagem no tempo onde cada passo revela uma nova camada da riquíssima herança cultural grega, mas sempre de olhos postos no futuro. Uma viagem que certamente se tornará inesquecível e que poderá terminar com uma visita às ilhas como cereja no topo do bolo. O que acha?