City Break – Bolonha

Joana Santana / Atualizado a

Localizada no coração da região de Emilia-Romagna, no norte de Itália, Bolonha é uma cidade encantadora, repleta de história, cultura e uma gastronomia deliciosa. Considerada a cidade da Europa com mais arcadas é também conhecida por três alcunhas muito particulares:

  • La Dotta: A erudita – por causa da universidade que data do século XI;
  • La Grassa: A gorda – pela sua famosa culinária de comer e chorar por mais;
  • La Rossa: A vermelha – pelos seus edifícios que têm tons avermelhados devido aos materiais usados na construção.

Apresentações feitas, pronto para um city break por Bolonha? Então, descubra o que não poder perder!

Piazza Maggiore

Piazza Maggiore, City Break Bolonha, Itália

O ponto chave de Bolonha é a Piazza Maggiore! Localizada no centro histórico da cidade, é a partir daqui e em redor da praça que encontrará a maior parte das atrações. Esta praça remonta ao século XIII quando foi construída para ser o centro político e administrativo de Bolonha. No entanto, se durante o dia é o burburinho dos locais e turistas que ecoam no ar, à noite a Piazza Maggiore ganha ainda mais energia com música ao vivo.

Palazzo d’Accursio

Palazzo d'Accursio, Itália

O Palazzo d’Accursio, também conhecido como Palazzo Comunale, é um impressionante palácio renascentista localizado na Piazza Maggiore. Sede do município, aqui encontra também museus e salas de exposição abertas ao público que retratam a história política e cultural da cidade. Através do palácio tem também acesso à Capela de Santa Cecília onde encontra obras dos famosos pintores Guido Reni e Guercino, ambos naturais de Bolonha.

Basílica San Petronio

Basílica San Petronio, City Break Bolonha, Itália

A Basílica de San Petronio é uma das igrejas mais populares e mais importantes da cidade de Bolonha. Apesar ter sido construída ao longo de vários séculos, a fachada continua inacabada o que lhe uma dá uma beleza única. Por dentro, destaca-se uma grande coleção de arte sacra e os frescos do teto, bem como a dimensão da nave que é verdadeiramente impressionante. Com várias capelas laterais dedicadas a diferentes santos e eventos religiosos, esta Basílica atrai visitantes de todo o mundo.

Fonte de Netuno

Fonte Nettuno, Itália

A mais icónica fonte de Bolonha é a Fonte de Netuno que fica bem no centro da Piazza Maggiore. Uma obra-prima da arte renascentista, esta é uma das atrações obrigatórias. No centro, o imponente Neptuno, Deus dos Mares, em todo o redor figuras mitológicas e alegóricas e a representação dos quatro maiores rios do mundo, conhecidos até então: Nilo, Amazonas, Danúbio e Ganges. Pela sua localização (e beleza) esta fonte funciona como um ponto de encontro para os locais e há sempre muita animação aqui à volta.

Asnelli e Garisenda

Torres degli Asnelli e Garisenda, City Break, Itália

Asnelli e Garisenda são nomes de pessoas? Podiam, mas não! Na verdade, são os nomes de duas torres icónicas que estão inclinadas. Sabemos o que está a pensar e não, não é só em Pisa que existem torres inclinadas! A Torre degli Asinelli é a mais alta das duas e pode subir até ao topo para uma experiência panorâmica única! Entre recuperações de fôlego enquanto sobe os 498, aprecie a arquitetura medieval e desfrute da vista. Vai ver que assim a subida não custa nada!

Mercato di Mezzo

Mercato di Mezzo, Itália

Para uma verdadeira experiência gastronómica local, não há lugar melhor que o Mercato di Mezzo. Neste mercado coberto, vai encontrar uma grande variedade de produtos locais como, por exemplo, queijos, carnes curadas, massas frescas e vinho. Explore as bancas, converse com os comerciantes locais e delicie-se com uma degustação de sabores autênticos da região.

Universidade de Bolonha

Universidade de Bolonha, City Break Bolonha, Itália

Fundada em 1088, a Universidade de Bolonha é a mais antiga do mundo ocidental ainda em funções. Ao longo dos séculos, esta universidade teve um papel fundamental no desenvolvimento académico, cultural e político de toda a Europa. Aliás, se já ouviu falar do “método de Bolonha” nas faculdades portuguesas é exatamente daqui de que ele é proveniente. Além de toda a importância histórica, esta universidade destaca-se pelos seus edifícios, nomeadamente o icónico Archiginnasio, o edifício central que tem a biblioteca e o histórico Anatomical Theatre, uma sala de dissecação do século XVIII. Aqui encontra ainda o Orto Botanico, um jardim botânico histórico fundado em 1568.

Santuário Santo Stefano

Um edifício do século IV, este local sagrado é um dos mais antigos da cidade e um dos mais visitados. Conhecido também como “as Sete Igrejas”, o Santuário de Santo Stefano é uma espécie de complexo que interliga igrejas, capelas e claustros. Ao longo dos séculos, o local foi expandido e remodelado várias vezes, resultando na estrutura complexa que tem hoje. Por causa disso, cada uma das sete igrejas apresenta um estilo arquitetónico diferente, refletindo as tendências da época em que foram construídas.

Pequena, mas muito charmosa, Bolonha é uma agradável surpresa, como aliás todas as cidades italianas o são. Aproveite um fim de semana, por exemplo, ou algum feriado que lhe permita fazer ponte e embarque num city break rumo a Bolonha. Em apenas dois dias conseguirá descobrir todos os segredos desta maravilhosa cidade e sem dúvida alguma ficar apaixonado por Bolonha!