City Break – Oslo

Joana Santana / Publicado a

Moderna e vibrante, situada nas margens do Oslofjord, Olso é uma cidade magnífica frequentemente considerada como uma das cidades com maior qualidade de vida do mundo. Capital de um dos países mais felizes do mundo (Noruega), a cidade tem um energia única que conjuga o modernismo com a história, a natureza e a vida urbana dos seus habitantes. Se está a preparar um city break a Oslo descubra aqui o que esperar e o que não pode mesmo deixar de ver!

O tigre

tigre, city break oslo, noruega

Uma das atrações mais icónicas de Olso é, nada mais nada menos, que a estátua de um tigre. Mas isto não surge à toa! É que há muuuuuitos anos atrás, Olso era chamada de Tigerstaden – que significa a cidades dos tigres – devido a um escritor que a apelidou assim. A estátua fica numa das principais ruas da cidade, Karl Johans Gate, e aqui pode também encontrar diversas lojas, restaurantes, cafés e vários monumentos também eles referências a visitar. No entanto, não se esqueça de tirar a clássica foto lado-a-lado com este super tigre.

Parlamento de Oslo

Parlamento de Oslo, Noruega

Também no centro da cidade encontra um imponente edifício datado de 1866 que é uma referência da arquitetura neoclássica. Além disso, é também o Parlamento de Oslo! A entrada ao público é permitida e pode até fazer visitas guiadas ou contemplar mais da beleza deste edifício ou até mesmo para aprender mais sobre a política norueguesa.

Palácio Real

Palácio Real, City Break Oslo, Noruega

A Noruega é um dos países europeus que ainda tem monarquia. Na capital, pode encontrar o Palácio Real, construído no século XIX e terminado em 1849. Apesar de não ser a residência privada, esta é a residência oficial da família Real. Aqui pode assistir também à tradicional render da guarda, uma atração muito popular entre os turistas.

Câmara Municipal

Camara Municipal, Oslo, Noruega

Com uma fachada adornada com elementos que retratam a história e a cultura norueguesa, a Câmara Municipal de Oslo é um edifício com muita presença na cidade. É aqui se realiza anualmente o banquete do Nobel da Paz e a entrega deste prémio, no salão nobre. Uma sala lindíssima que merece muito uma espreitadela, à qual pode fazer uma visita guiada. Com uma vista privilegiada para o Fiorde de Oslo tem mesmo de adicionar este local ao seu itinerário!

Aker Brygge

Aker Brygge, City Break Oslo, Noruega

Aquilo que em tempos foi o porto principal da cidade, dá agora lugar a uma zona muito animada e urbana, conhecida pela vida noturna e os vários restaurantes à beira-mar. Ao longo das últimas décadas, Aker Brygge foi-se transformando, tornando-se num ótimo lugar para descontrair e apreciar o lado cosmopolita dos locais. Por aqui encontra também vários escritórios e sedes de empresas e, no tempo quente, muita gente simplesmente a aproveitar para relaxar e passear.

Fortaleza Akershus

Fortaleza Akershus, Olso, Noruega

A uma curta caminhada do centro de Oslo, a Fortaleza Akershus está estrategicamente localizada naquele que à muitos anos era o melhor sítio para defender a cidade. Ao longo dos séculos, a fortaleza passou por várias modificações e já foi uma fortaleza militar, uma prisão e até a residência real. O castelo medieval é a peça central desta fortaleza, mas também encontra aqui o Museu da Resistência Norueguesa e o Memorial de Oslo, um monumento dedicado aos que perderam a vida durante a guerra. Além disso, daqui tem uma vista impressionante, panorâmica, da cidade e do Fiorde.

Parque Vigeland

Parque Vigeland, City Break Oslo, Noruega

Este é um dos locais mais famosos de Olso! E é para ser apreciado com muita calma, para que consiga mesmo descontrair e absorver a energia deste espaço verde. No Parque Vigeland encontra inúmeras obras do escultor local que deu o nome ao parque, Gustav Vigeland. Com mais de 200 esculturas em bronze, granito e ferro, as esculturas representam a vida humana em todas as suas fases, desde o nascimento até a morte, explorando uma variedade de emoções e relações. A entrada no parque é gratuita e é (ainda mais) perfeito nos dias de verão.

Ópera de Oslo

Ópera de Oslo, Noruega

Considerada uma obra-prima moderna à beira-mar, a Ópera de Oslo é um edifícios mais importantes da cidade. O principal destaque vai para o telhado inclinado que se estende até ao chão, por onde se pode andar e onde encontra uma vista de o deixar sem palavras. Com três palcos principais, a ópera foi projetada para proporcionar uma acústica excecional e uma experiência única. Numa visita a Oslo, consulte o cartaz cultural da Ópera e tente mesmo assistir a um espetáculo!

Grünerløkka

Grünerløkka, City Break, Oslo, Noruega

Grünerløkka é um bairro mais alternativo, com uma cool vibe, repleto de arte urbana e muitas lojas vintage, cafés hipsters, galerias de arte e bares trendy. Com edifícios coloridos, por aqui encontra também vários parques, mas é à noite que este bairro ganha ainda mais luz! Muita música ao vivo e uma atmosfera de festa. Para um lado da cidade mais descontraído e cultural, a sua visita não fica completa sem passar por aqui.

Gastronomia

Como é óbvio, é imperativo que ao explorar uma nova cidade se delicie também com a gastronomia local. Por toda a Noruega o bacalhau e o salmão são os peixes rei! Recomendamos então que prove o rakfisk (peixe fermentado), o lutefisk (peixe seco), o klippfisk (bacalhau seco) e os skillingsboller (os bolinhos de canela). Se tiver oportunidade, experimente também o koldtbord, um buffet frio norueguês onde pode deliciar-se com uma variedade de peixes, carnes, queijos e pães. Tudo muito típico!

Olso é uma cidade incrível e perfeita para um city break. Apesar de ser muito frio no inverno, com muita chuva e, por vezes, até neve, os verões são muito agradáveis. No inverno aproveite para explorar os monumentos e museus como o Munch Museum, dedicado ao conhecido pintor Edvard Munch, autor da icónica obra de arte “O Grito”. Se depois de ver tudo e conhecer a cidade a fundo tiver alguns dias extra para gastar, aconselhamos a que faça uns desvios para conhecer também algumas atrações noutras cidades perto de Oslo.

Viajamos juntos até à capital da Noruega?