8 segredos de Creta

Mariana Soares / Publicado a
Creta, na Grécia, tem imensos lugares por descobrir que podem dar aquele toque especial à viagem à maior ilha da Grécia. Existem muitos lugares (conhecidos essencialmente pelos locais) que conferem o charme autêntico desta região. Posicionada entre a Europa, África e Ásia, Creta atrai muitos curiosos o ano todo. Mas para além das suas aldeias de montanhas e praias isoladas, tem ainda muitos segredos escondidos. Descubra connosco o lado mais secreto de Creta!

Praia de Agiofarago

Caminhe pelo desfiladeiro para chegar a uma praia isolada Agiofarago é uma praia escondida na cidade de Heraklion. Chegar à praia é por si só uma aventura, pois requer uma hora de caminhada pelo desfiladeiro, por entre rochedos coloridos e oliveiras selvagens e rodeado de várias espécies de aves. No caminho, visite a gruta de Goumenospilios, onde monges eremitas se reuniam uma vez por ano. Uma vez na praia, será recompensado com águas azuis cristalinas e uma impressionante formação de um arco rochoso por onde poderá nadar.

O desfiladeiro de Aradena e a aldeia abandonada

Atravesse o desfiladeiro e caminhe por esta cidade fantasma Aradena é uma vila abandonada, em Anópolis, na região de Sfakia. Construída ao lado do desfiladeiro de Aradenaara para entrar nesta vila, caminhe pela longa ponte metálica que liga as duas margens. Dê um passeio pelos caminhos estreitos desta cidade fantasma e descubra as casas de pedra vazias, com os seus quintais cobertos de mato e fornos a lenha em ruínas que lhe proporcionarão uma experiência atmosférica do outro mundo.

Ilhéu de Gavdos

Viaje para este idílico ilhéu Gavdos é um dos segredos mais bem guardados de Creta. É um ilhéu que para lá chegar terá de ir de barco, partindo do porto Paleochora ou Sfakia. Com praias de areia branca e mar azul envoltas de florestas de pinheiros, muito sol e bom tempo é algo não lhe faltará, pois é o ponto mais a sul da Europa e muito próximo de África. Segundo a mitologia grega, esta foi a ilha onde Odisseu foi mantido em cativeiro por Calipso por 7 anos. Este ilhéu é uma joia natural que vale a pena descobrir.

A Vila agroturística de Vamos

Experimente a tradição nesta vila ecológica Vamos é uma vila em Creta, perto da cidade de Chania. A população local da vila promove assertivamente ecoturismo da região, fazendo de Vamos um ótimo destino para umas férias tradicionais, mas únicas. Fique alojado num dos antigos casarões típicos deste local e participe em atividades da região: fazer pão em forno a lenha, colher azeitonas ou preparar raki, a aguardente local.

Praia de Kalogeros

Chegue à praia de Kalogeros de barco Umas das coisas que Creta tem de melhor é a sua capacidade de esconder lugares incríveis. Kalogeros é uma praia isolada perto de Agia Roumeli, acessível apenas de barco. Na opinião dos locais é um tesouro inegável e que vale a pena visitar. Kalogeros oferece uma paisagem idílica de águas azul-turquesa cercada por impressionantes formações rochosas. Esta praia é um lugar perfeito para se refugiar e desfrutar da natureza… verdadeiramente imperturbável.

A Adega Zacharioudakis

Prove uma variedade de vinhos cretenses A Adega Zacharioudakis pode ser encontrada no topo da colina Orthi Petra, perto da aldeia de Plouti, na parte sul de Creta. Com as suas vinhas a cobrir as falésias, este não é apenas um local de beleza natural única, mas também uma área de interesse histórico devido à sua proximidade com o sítio arqueológico de Gortyna. Experimente na Adega algumas das melhores variedades locais de tintos e brancos e desfrute de vistas espetaculares de Psiloritis e do Mar da Líbia, enquanto absorve a energia e os aromas de Creta.

A vila piscatória de Loutro

Viva pacificamente nesta vila tranquila A pitoresca vila piscatória de Loutro fica a cerca de 70 km a sul de Chania, perto de Sfakia. É uma pequena e remota vila acessível apenas a pé ou de barco Com tanta calma e sem a agitação urbana, este é o lugar perfeito para fugir do stress e viver em pleno com a natureza. A vila tem duas praias imaculadas e muitos trilhos que o levam a desfiladeiros tornando uma atividade perfeita para os amantes da natureza. A pequena baía é um óptimo sitio para relaxar a beber um copo de vinho a admirar as águas azuis.

Montanhas Lefka Ori (ou Montanhas Brancas)

Chegue aos picos da montanha de Lefka Ori Lefka Ori, ou Montanhas Brancas como são conhecidas, é uma cadeia de montanhas localizadas em Creta. O nome “Montanhas Brancas” não é à toa, uma vez que preserva durante bastantes meses a neve nos seus cumes. Devido à elevada altitude, a parte central e sul da serra assemelha-se a uma paisagem lunar, recompensando os visitantes com experiências de caminhada verdadeiramente únicas e surreais. As Lefka Ori apresentam muitas grutas profundas e uma variedade de fauna e flora, tornando-os um destino ideal para exploradores da natureza. Melhor do que ler sobre o lado secreto de Creta é realmente conhecer in loco e partir rumo a este pedaço de paraíso. Fale com a Top Atlântico e reserve já a sua viagem a Creta.