Luang Prabang, Laos: Paragem obrigatória no sudoeste asiático

Luisa Miranda / Atualizado a

Está a pensar numa viagem pelo incrível continente asiático? Então, tenho uma dica de ouro para si! Aconselho-o a incluir Luang Prabang, no Laos, no seu itinerário.

Luang Prabang é uma encantadora cidade no norte do país e é um dos meus destinos favoritos de slow travel! Nas margens do rio Mekong, alberga um património cultural muito interessante, o que a levou a ser considerada Património Mundial da UNESCO. Para conhecer tudo, pode deslocar-se a pé pela cidade ou de tuk-tuk, o meio de transporte mais comum na cidade.

Precisa de mais incentivos para começar a fazer já as malas? Então, deixo-lhes algumas dicas do que pode explorar e do que torna Luang Prabang, uma paragem obrigatória no sudoeste asiático!

Assista à cerimónia Tak Bat

luang prabang, laos: paragem obrigatória no sudoeste asiático
créditos Luisa Miranda

Uma das coisas que mais caracteriza a incrível cidade de Luang Prabang é, sem dúvida alguma, a tradicional cerimónia Tak Bat. Todos os dias, antes do nascer do sol, os monges saem dos templos e, em silêncio, caminham em fila indiana, com taças penduradas ao ombro para oferecer bênçãos aos fiéis, que sentados nos passeios em pequenos grupos, oferecem aos monges arroz e legumes suficiente para o próprio dia. Este é um vislumbre do profundo sentido de tradição, respeito e espiritualidade do povo desta cidade. Luang Prabang é uma cidade repleta de monges e mosteiros budistas porque é a cidade para onde monges, de todas as idades e de diversas partes de Laos, vêm para estudar.

Visite o Palácio Real

templo Haw Pha Bang

Uma vez por Luang Prabang, não pode perder uma visita ao palácio real, que após o fim da monarquia se transformou em museu nacional. Este museu é composto pelo palácio real, teatro real, jardins de uma beleza indescritível e pelo templo Haw Pha Bang. Todo o complexo merece uma visita!

Encante-se com o templo Wat Xieng Thong

 templo Wat Xieng Thong

O templo budista Wat Xieng Thong remonta ao século XVI e é um dos mais importantes do país. Local de coroação dos reis de Laos, está ainda hoje na sua forma original. Considerado o ex-libris da cidade de Luang Prabang, é um templo muito fotogénico que não pode perder!

Conheça a tradição no Ock Pop Tok

luang prabang, laos: paragem obrigatória no sudoeste asiático

Dedique algum tempo ao centro de tecelagem Ock Pop Tok. Ock Pop Tok, significa o “Oriente encontra-se com o Ocidente”. As fundadoras deste projecto socio-artesanal (uma britânica, e outra, natural de Laos) quiseram juntar as tradições de Laos, com a inovação do Ocidente, contribuindo assim para a preservação do artesanato local. Aqui terá oportunidade de aprender sobre o artesanato do país, as suas minorias, medidas de sustentabilidade, entre outras curiosidades. Para além de encontrar peças muito bonitas e de grande qualidade!

Veja o pôr do sol no Monte Phousi

luang prabang, laos: paragem obrigatória no sudoeste asiático

Se quer assistir a um pôr do sol verdadeiramente inesquecível, terá de o fazer do melhor local da cidade. Que é como quem diz… do cimo do Monte Phousi, a montanha sagrada de Luang Prabang. Uma subida de 328 degraus entre vegetação densa, santuários, grutas e pequenos altares, que vale totalmente a pena. Além do pôr do sol, terá também uma vista incrível da confluência dos rios Nam Khan e Mekong.

Aprecie os locais a jogar Sepak Takraw

luang prabang, laos: paragem obrigatória no sudoeste asiático
Créditos: Luisa Miranda

Aproveite o final da tarde, em que a temperatura já é mais baixa, para passear calmamente pelas ruas e para desfrutar dos simpáticos cafés e esplanadas. Opte por se deliciar num restaurante de especialidades locais ou aventure-se pela street food, mas desfrute da oportunidade de assistir a grupos de locais a jogar nas ruas. Os mais velhos divertem-se a jogar à petanca, enquanto que os mais novos são fãs do tradicional Sepak Takraw. A permanência do jogo da petanca é uma herança da passagem dos franceses pelo Laos, já o Sepak Takraw é um desporto asiático com origem no Reino do Sião. Este jogo tem uma dinâmica tão curiosa que faz qualquer turista parar e apreciar esta espécie de casamento entre artes marciais e movimentos acrobáticos com bola, onde as equipas estão separadas por uma rede… No fundo, uma espécie de “futevolei“, chamemos-lhe assim!

Faça compras no mercado artesanal noturno

luang prabang, laos: paragem obrigatória no sudoeste asiático
Créditos Luisa Miranda

À noite, não deixe de passar pelo mercado artesanal noturno que funciona entre as 17h e as 22h. Aqui, é o sítio onde vale mais a pena comprar recordações. Desde artesanato em papel de amora, lenços e panos de seda coloridos, bolsas e almofadas ou peças de cerâmica feitas à mão. Encontra de tudo! Mas cuidado, não se deixe enganar pelas “quinquilharias chinesas”, que tendem a invadir este mercado tão típico.

Visite a Gruta Pak Ou

Situada a 25km de barco da cidade, na confluência dos rios Mekong e Ou, encontra a incrível Gruta Pak Ou. Esta tem sido local de peregrinação ao longo dos séculos e contém mais de 4 mil budas de várias origens e tamanhos. É mesmo fascinante!

Passe uma manhã com os produtores de arroz

Se quer ter uma total imersão na cultura local desta cidade do sudoeste asiático, então sugiro que passe uma manhã com os produtores de arroz orgânico do Laos! Aqui, vai ficar a conhecer cada fase da jornada do arroz, desde arar o campo com a ajuda de um búfalo, até plantar e, posteriormente, colher o produto final. É uma experiência inesquecível!

Dê um mergulho nas Cataratas Kuang Si e conheça o urso preto asiático

Cataratas Kuang Si

Uma das atividades que também não pode perder numa visita a Luang Prabang, é um trekking matinal pela floresta centenária. Esta tem início numa pequena vila da etnia Hmong e segue até às lagoas azul-turquesa, formadas pelas Cataratas Kuang Si. Aqui, além de se maravilhar com a beleza da paisagem pode (e deve) aproveitar para dar um mergulho nestas águas cristalinas. Pelo caminho, encontrará o centro de resgate e recuperação do urso preto asiático, que é o mais importante destas paragens. Além de conhecer o centro e todo o trabalho, terá oportunidade de tirar fotos relativamente perto destes animais enormes e pachorrentos, mas completamente irresistíveis.

Divirta-se no Festival Awk Phansa e Festival Bun Nam

Todos os anos, na semana que antecede a última noite de lua cheia do mês de outubro, ocorre o Festival Awnk e o Festival Bun Nam. O Festival Awk Phansa celebra o fim do período das chuvas e é o principal festival da cidade! As ruas são enfeitadas com lanternas e barcos de papel iluminados com velas.

Ao mesmo tempo, decorre o Festival Bun Nam, o festival das águas! O Bun Nam consiste num extraordinário desfile de enormes barcos de papel iluminados, feitos à mão. Cada um pertence a uma escola, associação ou empresa local e o desfile termina no Rio Mekong, com uma corrida. O barco que mais tempo se mantiver a navegar, ganha! Este cortejo é animado e ruidoso e é composto por centenas de pessoas que vêm das cidades e aldeias circundantes para assistir e desfilar, orgulhosamente, nos seus sensíveis barcos de papel.

Ficou curioso com todas as dicas que partilhei consigo? Tenho a certeza que numa viagem pela Ásia, não vai querer perder a oportunidade de imergir na cultura local de uma cidade onde ainda se sente a espiritualidade oriental, onde a gastronomia é muito rica e variada e onde as paisagens e maravilhas naturais que a rodeiam são imperdíveis, como é o caso de Luang Prabang, no Laos. Se precisar de ajuda, já sabe que é só falar comigo, que farei tudo para lhe proporcionar uma viagem verdadeiramente memorável por esta que é uma cidade de paragem obrigatória no sudoeste asiático!