Um paraíso chamado Ilha do Sal

Silvana Sousa / Atualizado a

Quando pensamos em Cabo Verde, mais especificamente no paraíso que é a Ilha do Sal, pensamos logo em praia. Nunca nos vem imediatamente à mente as coisas maravilhosas que esta ilha tem para nos oferecer. Mas que são muitas! Dos temperos deliciosos que nos são entregues numa cachupa, aos ritmos calorosos do funaná que se escuta pelas ruas, até ao céu mais estrelado que alguma vez se viu, tem mesmo muita coisa incrível para aproveitar na ilha. Mas afinal, o que? Vamos descobrir!

Um paraíso a pouco tempo de distância

avião

Em primeiro lugar, não podia deixar de realçar a enorme vantagem que é estarmos a poucas horas deste verdadeiro paraíso. Com voos diretos do Porto e Lisboa, entre março e outubro, ou com voo direto de Lisboa, e possibilidade de escala do Porto durante o resto do ano, a Ilha do Sal está praticamente apenas a 4,5 horas de voo de Portugal. Assim, torna-se perfeito para quem quer fazer uma escapadinha a uma curta distância de voo, para quem viaja com crianças pequenas ou até mesmo para aqueles que não gostam nada de andar de avião.

Praia

Paraíso, Praia Santa Maria, Ilha do Sal, Cabo Verde

Como lhe disse acima, a praia é sempre a primeira coisa que vai pensar ao idealizar uma viagem à Ilha do Sal. E não há nada de errado com isso! Com águas azuis e areias brancas, a praia da Ilha do Sal é super convidativa para mergulhos. No entanto, a zona de Santa Maria é a que reúne as melhores condições para quem quer usufruir de dias ao sol com banhos de mar.

Caminhadas

Praia Cemitério das Conchas, Paraíso, Ilha do Sal, Cabo Verde

Mas para os que não gostam de ficar apenas pelo hotel, é indispensável caminhar na praia até ao Pontão – preferencialmente pela manhã – para ver a vida a acontecer: os pescadores a chegar com atuns, as peixeiras a preparar os diferentes peixes e a juventude a correr pelo pontão e a mergulhar nas águas cristalinas da ilha. E se gosta mesmo de caminhar, então não deixe que o passeio termine aqui! Um mergulho no Pontão, toalha ao ombro, garrafa de água, e siga o caminho. Vá até à praia que ficou conhecida como “cemitério das conchas”. Vale pela paisagem ao longo da caminhada e, claro, pelas fotos para o Instagram.

Visita completa à ilha

É obrigatório que reserve um dia para uma visita completa à ilha! De preferência, faça-o acompanhado por um guia que o vá elucidando sobre as diferentes zonas visitadas e as curiosidades de cada local. Passe por Espargos, a capital da Ilha; por Buracona (também conhecida como Olho Azul); pelas Salinas de Pedra de Lume – aqui tem mesmo de tomar um banho! – e faça uma visita ao berço dos tubarões em Shark Bay. Obviamente que este percurso não ficaria completo sem uma paragem para almoçar a típica cachupa. Feita com feijão, grão-de-bico e milho, o que a torna realmente maravilhosa são os diferentes temperos. Sente uma verdadeira explosão de sabores em cada garfada!

Buggies

Buggys

Outra atividade indispensável é andar de buggy! E desengane-se se acha que este passeio é só para os grandes condutores e aventureiros. Seja a conduzir ou ao lado, este passeio permite conciliar a dose certa de adrenalina com as paisagens deslumbrantes de praias e dunas ao longo do caminho.

Pôr do Sol

pôr do sol no mar

Para os mais românticos (e não só) Punta Preta, uma praia a cerca de 25 minutos a pé de Santa Maria, é o sitio certo para ver um maravilhoso pôr do sol. Mas se pensar dar um mergulho, tenha cuidado. Esta praia é sobretudo procurada para a prática de Kitesurf e Windsurf, pelo que o vento torna o mar um pouco mais agitado.

Snorkeling e mergulho

snorkeling

Em termos de atividades aquáticas, o snorkeling é obrigatório! E para os mais destemidos e aventureiros, porque não experimentar fazer também um batismo de mergulho? Com uma fauna aquática invejável, ao longo do recife da Ilha do Sal podem ser vistas diferentes espécies de peixes. E se tiver sorte, quem sabe se não aparece até uma tartaruga!?

Noite

céu estrelado

Com o cair da noite existem duas opções: apreciar a calmaria da ilha ou aproveitar o ambiente noturno da mesma.

O lado calmo da ilha

Para os adeptos da primeira opção, recomendo uma visita à Serra Negra. Mais uma vez, a presença de um guia é indispensável! Para além de ser uma zona de difícil acesso, é uma área protegida e um guia certificado será a melhor opção para conseguir usufruir deste local. Aqui vai encontrar o céu mais estrelado que alguma vez viu! Não existe mesmo forma de colocar em palavras a beleza e a paz que lá se sente. Tem mesmo de ir para ver e sentir.

A animação da vida noturna

Para quem prefere animação, pode – e deve – optar por conhecer o lado arrojado da noite cabo verdiana! Caminhe pela avenida de Santa Maria e vai encontrar diversos bares onde se pode sentar a beber um copo. Em alguns casos tem música ao vivo e é o ambiente perfeito para aproveitar e descontrair. Locais como o Chill Out ou Pub Calema são os mais conhecidos e merecem uma visita.

No entanto, às quintas-feiras o caminho é só um: Funana Casa da Cultura! Um local que funciona como museu e restaurante durante o dia, mas que à noite se transforma. A “Quinta Feira Louca”, como lhes chamam os locais, é o dia da semana em que todos se reúnem para se divertir. O objetivo é o mesmo para todos! Ouvir boa música e dançar a noite toda. Uma ótima oportunidade para aprender os ritmos da ilha e dançar muito, enquanto tenta replicar as coreografias.

Como viu, este paraíso que é a Ilha do Sal é praia, mas também é natureza, é cultura, é música, é sabores e é muita alegria. Por isto tudo e muito mais, merece mesmo uma visita! Seja com um grupo de amigos, em família, lua de mel ou até mesmo sozinho, não deixe de arranjar um tempinho para conhecer esta incrível ilha e deixar-se apaixonar por este povo.

Marcamos viagem?