Qual o melhor carnaval do mundo? Conheça o top 10!

Joana Santana / Atualizado a

Já dizia o velho ditado, “a vida são dois dias, mas o carnaval são 3”! Que é como quem diz, há que aproveitar e bem. E como por aqui adoramos desculpas para aproveitar a vida ao máximo e estar continuamente na procura por uma vida mais feliz, claro que não podíamos deixar de lhe trazer as melhores dicas para que se divirta à grande no carnaval. Por todo o mundo, são várias as celebrações desta data e, na verdade, existem para todos os gostos. Mas sabes qual o melhor carnaval do mundo? São todos muito bons e para há um carnaval para cada um, que nós também não conseguimos escolher! Mas apresentamos-lhe um top 10 que o vai deixar prontinho a escolher a sua melhor máscara.

Binche, Bélgica

top 10 melhor carnaval do mundo, binche, bélgica

O Carnaval de Binche, na Bélgica, é conhecido como um dos melhores carnavais do mundo. Com uma tradição verdadeiramente única, o ponto central é a participação dos Gilles, um grupo de homens que usa trajes coloridos, ornamentados, um chapéu de penas de avestruz e uma máscara de cera. Entre a animação do curso normal do carnaval, os Gilles vão atirando laranjas à multidão como símbolo de boa sorte e para afastar os espíritos maus. Dada a peculiaridade deste carnaval, foi considerado Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, em 2003.

Colónia, Alemanha

desfile colónia, alemanha

Se precisa de mais ideias para acrescentar à sua lista de lugares na Alemanha para visitar, este energético Carnaval pode ser uma opção. Só que aqui, na cidade de Colónia, o Carnaval dura de novembro a fevereiro, pelo que terá muito tempo para isso. No entanto, é no mês de fevereiro que ocorrem os principais eventos. O destaque vai para os desfiles de invadem as ruas com carros alegóricos satirizando figuras da vida política e social, muita música de bandas locais e disfarces coloridos e criativos. Além disso, é tradição que os participantes atirem doces, chocolates e pequenos brindes para quem os está a ver.

Notting Hill, Inglaterra

top 10 melhor carnaval do mundo, notting hill inglaterra

Uma das principais atrações de Londres, a zona de Notting Hill, ganha ainda mais cor na altura do Carnaval. No entanto, ao contrário do que é comum, este decorre em agosto. As ruas enchem-se de ritmos caribenhos, carros alegóricos, dançarinos, músicos e muita, mas muita cor. Pelas ruas existem bancas de comida e bebida, com música à mistura transformando Notting Hill num verdadeiro mini caribe multicultural. A alegria e boa disposição propaga-se por toda a zona, atraindo milhares de pessoas para assistir a este espetáculo que já é considerado a maior festa de rua da Europa.

Nova Orleães, Estados Unidos da América

desfile em nova orleães, estados unidos da américa

Das várias cidades maravilhosas que os Estados Unidos da América tem para visitar, há uma que se destaca quando falamos do Halloween, mas também quando falamos do Carnaval. O Mardi Gras, como lá é conhecido, leva às ruas e a eventos privados muita animação, máscaras, cor e boa disposição. Aliando a alegria desta festividade à importância que a música tem em Nova Orleães, claro que só poderia resultar numa festa sem igual, onde todos saem à rua para assistir e participar nos desfiles repletos de cor e, claro, de música. Ao longo dos desfiles, os krewes – grupos sociais que organizam o evento – vão oferecendo colares, brinquedos e vários objetos a quem por lá passa.

Oruro, Bolívia

top 10 melhor carnaval do mundo,  oruro, bolívia

O Carnaval de Oruro é uma das celebrações culturais mais importantes e significativas da Bolívia. A Diablada é uma dança tradicional e é peça central neste evento. Esta dança envolve dançarinos vestidos de diabos, demónios e outras figuras míticas com o propósito de representar uma batalha entre as forças do bem e do mal. Ao longo do desfile, os participantes fazem-se acompanhar de balões de água, pistolas de água e espuma em spray. No entanto, para os menos entusiastas que não se querem molhar, existem à vendas vários ponchos coloridos para que possam assistir a este espetáculo incrível sem ficar encharcados.

Rio de Janeiro, Brasil

top 10 melhor carnaval do mundo, rio de janeiro, brasil

Este não é uma novidade, ou não fosse o Rio de Janeiro o destino mais popular do mundo para passar o Carnaval! É que pode parecer cliché, mas é impossível não se falar em Carnaval, sem se falar do Rio. Se por um lado as ruas se enchem de amizade, música, desfiles e festas com os chamados ‘blocos’, dentro do Sambódromo a competição é levada muito a sério com mais de 100 escolas de samba a competir pelo título de melhor atuação. A verdade é que, seja dentro ou fora de portas, o Carnaval atrai muitos turistas e locais, sendo um evento que traz muita alegria às ruas cariocas.

Salvador da Baía, Brasil

top 10 melhor carnaval do mundo, salvador da baia, brasil

Também pelo Brasil, passar o Carnaval em Salvador é sinónimo de ter um Carnaval inesquecível. O Carnaval de Salvador reflete a rica diversidade cultural da Baía, com influências afro-brasileiras e uma mistura de tradições que tornam a festa tão única. Aqui os trios elétricos – camiões ambulantes com música ao vivo – invadem e animam as ruas com ritmos brasileiros enquanto são acompanhados por multidões que os seguem por todo o trajeto. Existem vários circuitos por onde passam os trios e os blocos. Os mais populares, por exemplo, são o Circuito Barra-Ondina, o Circuito Campo Grande e o Circuito Pelourinho. Regra geral, cada circuito tem diferentes estilos de música, mas todos eles oferecem uma experiência imperdível.

Santa Cruz de Tenerife, Ilhas Canárias, Espanha

tenerife, ilhas canárias, espanha

O Carnaval de Santa Cruz de Tenerife, nas espanholas Ilhas Canárias, é a segunda festa de Carnaval mais popular do mundo. A preparação começa semanas antes com a escolha mais aguardada do ano: a escolha da Rainha do Carnaval! Esta competição é levada muito a sério, com as candidatas a apresentarem-se com roupas luxuosas e elaboradas, com pormenores de impressionar. O desfile principal, conhecido como “Coso Apoteosis,” é o ponto alto do Carnaval! Carros alegóricos, grupos de danças tradicionais, músicos, dançarinos, um enorme carro que transporta a rainha, multidões a assistir, uma alegria contagiante no ar e uma experiência inesquecível, é o que pode esperar do Carnaval de Santa Cruz de Tenerife.

Trindade e Tobago, Caraíbas

top 10 melhor carnaval do mundo, Trindade e Tobago, Caraíbas

Com vários países incríveis, as Caraíbas são o destino ideal para imensa coisa. Até mesmo para passar o Carnaval! Numa homenagem aqueles que sofreram e se revoltaram contra a escravatura, o Carnaval de Trindade e Tobago é o mais popular das Caraíbas e é a verdadeira definição de festa. O desfile realizado na terça-feira é o ex-librís, mas até lá, há muita animação a acontecer. Desde competições de calypso e soca entre artistas locais (dois géneros musicais tradicionais do Caribe), ao concurso para eleger o rei e a rainha do carnaval, às festas de rua ou ao J’ouvert (um segundo desfile que antecipa o principal onde a população se cobre de tinta, lama e pó colorido) a atmosfera nas ruas é muito festiva.

Veneza, Itália

carnaval em veneza, itália

Também o clássico Carnaval de Veneza não poderia faltar nesta lista! No entanto, ao contrário dos restantes, este é um carnaval mais feito de galas e bailes privados e não tanto de festas nas rua. As máscaras elaboradas e os trajes de época são um elemento central do Carnaval de Veneza. Existe, inclusive, o “La Maschera più Bella”, um concurso que escolhe a melhor máscara, destacando a criatividade e a beleza das mesmas. Uma tradição também única que pode ser vista em Veneza é o chamado “Voo do Anjo,” onde uma pessoa disfarçada desce do Campanário de São Marcos até a Praça de São Marcos. Uma maneira mais sofisticada, romântica e histórica de viver o carnaval, mas sem dúvida, ainda assim imperdível e repleta de alegria.

Como viu, espalhadas pelo mundo não faltam boas opções para aproveitar bem os festejos de carnaval. Há ofertas para todos os gostos e muito por onde se divertir. Só falta um pormenor: já escolheu a sua máscara?