Os melhores destinos de safari para ver os BIG 5!

Joana Santana / Atualizado a

Fazer um safari deveria ser uma daquelas experiências que todos devíamos ter, pelo menos, uma vez na vida. Estar frente-a-frente com a vida selvagem no seu estado mais puro e ter o privilégio de poder ver centenas de animais no seu habitat natural é mesmo inesquecível. Seja a ver os famosos big 5 – elefante, leão, leopardo, rinoceronte e búfalo – ou outros animais como girafas, zebras e outros mais, temos a certeza que se vai emocionar. Todo o cenário é mágico, por isso, comece já a sonhar com a sua próxima viagem enquanto descobre quais os melhores destinos para fazer um safari e encontrar os BIG 5!

África do Sul

Parque Nacional Kruger

Parque Nacional Kruger, África do Sul,  Os melhores destinos de safari para ver os BIG 5

Considerado um dos parques nacionais mais espetaculares do mundo, o Parque Nacional Kruger é uma das reservas de vida selvagem mais conhecidas do mundo. Sendo também um dos maiores parque de vida selvagem de África, o parque cobre uma área de mais de 19 mil quilómetros quadrados. A diversidade de vida selvagem é gigante e são centenas as espécies de animais que pode encontrar. Apesar de ser uma atração turística – onde até pode dormir – o Parque Nacional Kruger tem também um papel crucial na conservação da vida selvagem, atuando como um refúgio seguro para muitas espécies ameaçadas.

Botswana

Parque Nacional de Chobe

Parque nacional de chobe, botswana, Os melhores destinos de safari para ver os BIG 5

Apesar de ser conhecido pela sua variedade de ecossistemas, que incluem savana, florestas ribeirinhas, pântanos e planícies aluviais, uma das características mais proeminentes do Parque Nacional de Chobe é o rio Chobe. Este rio flui pelo parque e atrai uma abundante vida selvagem durante todo o ano. Além disso, é também lar de uma grande população de elefantes africanos, estimando-se que por lá vivam mais de 120 mil elefantes. Naturalmente, que num safari por aqui terá também a oportunidade de ver muitos outros animais, incluindo animais aquáticos no rio como, por exemplo, hipopótamos e crocodilos.

Reserva Moremi

Reserva Moremi, botswana

A Reserva de Animais de Moremi é uma das áreas de conservação mais notáveis e ricas em vida selvagem do Botswuana. Devido à sua localização, tem áreas alagadas sazonais e permanentes, mas também várias áreas de terra firme. Esta reserva fica no Delta de Okavango, o maior delta interior do mundo (local formado por vários canais onde um rio desagua em outro). Por isso, é uma área de muita importância ecológica, sendo muito protegida para garantir a preservação da sua biodiversidade.

Namíbia

Parque Nacional Etosha

parque nacional etosha, namíbia, Os melhores destinos de safari para ver os BIG 5

O Parque Nacional Etosha é uma das maiores joias naturais da Namíbia e abrange uma área de mais de 22 mil quilómetros quadrados. Com um papel muito importante na conservação da vida selvagem da Namíbia, o parque também está envolvido em programas de pesquisa e conservação para garantir a preservação da vida selvagem e dos ecossistemas da região. Além disso, a paisagem é muito única e conta com uma vasta planície de sal, branca – Etosha Pan. Durante as chuvas, esta planície fica cheia de água e atrai uma grande variedade de aves e outros animais. Quando está seca, o efeito da vasta extensão branca cria uma paisagem completamente surreal.

Parque Nacional de Waterberg Plateau

Parque Nacional de Waterberg Plateau, Namíbia, Os melhores destinos de safari para ver os BIG 5

Apesar de bem mais pequeno, o Parque Nacional de Waterberg Plateau fica num planato que se forma por entre planícies criando um cenário único. Além das típicas espécies como rinocerontes, elefantes ou leopardos, o parque é também lar de várias espécies exclusivas da região. Como todos os outros, tem também um papel muito importante no que diz respeito à conservação da espécies, em especial, à proteção do rinoceronte negro que enfrenta ameaças significativas devido à caça furtiva. O parque também oferece várias opções de alojamento. No entanto, não pode é mesmo perder o nascer e o pôr do sol vistos do topo do planalto.

Quénia

Reserva Nacional Masai Mara

Reserva Nacional de Masai Mara, Quénia

A Reserva Nacional de Masai Mara é uma das áreas de conservação mais famosas do Quénia e está muito próxima da fronteira com a Tanzânia. Uma característica muito especial desta reserva é a presença do rio Mara. Este rio atravessa a paisagem e é ponto crucial durante a migração de alguns animais. A cada ano, milhões de gnus, zebras e gazelas migram das planícies do Serengeti, na Tanzânia, para as pastagens verdejantes de Masai Mara, para encontrar alimento e água fresca. Durante as migrações, quem por cá andar a visitar poderá testemunhar este acontecimento incrível da mãe natureza.

Tanzânia

Cratera de Ngorongoro

Cratera de Ngorongoro, Taznzânia. Os melhores destinos de safari para ver os BIG 5

A Cratera de Ngorongoro é uma das maravilhas naturais mais espetaculares da Tanzânia e talvez até do continente africano. A cratera é, na verdade, uma caldeira vulcânica, formada há mais de 2 milhões de anos, com cerca de 20 km de diâmetro e 600 metros de profundidade, sendo uma das maiores caldeiras vulcânicas do mundo. O seu redor é feito de encostas que criam um efeito semelhante a um anfiteatro natural. Por ter diversos habitats, abriga uma incrível diversidade de vida selvagem. Numa visita à cratera, pode também aproveitar para conhecer os costumes do povo que vive na região: os Maasai. Esta é uma das tribos africanas mais conhecidas e têm uma forte ligação à terra e ao gado.

Parque Nacional do Serengeti

O Parque Nacional do Serengeti tem mais de 30 mil quilómetros quadrados de área e é constituído pelo parque, por uma área de conservação, por reservas de caça, florestas protegidas e áreas de concessão. Com planícies intermináveis, savanas ondulantes, florestas ribeirinhas e afloramentos rochosos, uma das características mais diferenciadoras deste parque é a grande migração, na qual milhões de gnus, zebras e gazelas percorrem o Serengeti na procura por pastagens frescas e água. O Serengeti é um destino para safaris de classe mundial e, tal como a Cratera de Ngorongoro, proporciona não só uma experiência incomparável da vida selvagem, bem como uma aprendizagem à cultura e história africana através das tribos.

Fazer um safari vai mesmo marcá-lo para sempre. Esta é uma experiência tão especial e única que até já começa a ser recorrente a escolha de safaris como o local perfeito para fazer um pedido de casamento. Por isso, não espere mais. Alinhe os seus dias de férias e aposte num safari para ter uma experiência que, decerto, jamais esquecerá.

Estes são os melhores destinos, já decidiu que safari gostaria de fazer?