Passeios perfeitos em Portugal para celebrar o Dia do Pai

Joana Santana / Atualizado a

O Dia do Pai é sempre um dia muito especial e que merece ser celebrado de forma marcante. Mas ano após ano, começa a ficar sem ideias? Para dar uma ajuda, deixamos-lhe alguma sugestões de passeios por Portugal que pode fazer quer no Dia do Pai, quer no fim-de-semana ou, na verdade, em qualquer dia do ano, mas que vão tornar perfeitos os momento entre pais e filhos e que são incríveis para celebrar o Dia do Pai de forma inesquecível. Tenha em conta os gostos do pai em questão e aproveite para criar memórias lindas em família!

Para os pais…

Apreciadores de um bom vinho

brinde com vinho, Passeios perfeitos em Portugal para celebrar o Dia do Pai

Para aqueles pais bem entedores ou que simplesmente adoram desfrutar de um bom vinho, Portugal é o país certo. Com bom vinho de norte a sul, sem esquecer as ilhas, Portugal é um dos melhores destinos vinícolas da Europa. No entanto, e apesar da imensa qualidade que há por todo o nosso território, é impossível não dar um destaque especial às maravilhosas regiões do Douro e do Alentejo onde a produção do vinho é rainha. Uma vez por aqui, aproveite, por exemplo, para ficar alojado numa quinta, ir a uma prova de vinhos ou conhecer as vinhas.

Amantes da natureza

Direcionado aos pais que adoram respirar ar puro e sentir a natureza na pele, a nossa sugestão em primeiro lugar é, como não poderia deixar de ser, o arquipélago dos Açores. Sendo uma das regiões naturais mais bonitas do país – e muito provavelmente do mundo – os Açores têm uma energia muito própria que não deixa ninguém indiferente. Mas como Portugal é um país riquíssimo em beleza natural, sugerimos também o Gerês. O Parque Nacional Peneda-Gerês conquista qualquer um com as suas paisagens intimistas, miradouros impressionantes e algumas das melhores cascatas do país. No entanto, e espalhados por vários locais do país, existem cada vez mais passadiços que pode explorar e, assim, estar lado a lado com a natureza.

Fãs de surf e kitesurf

surf, Passeios perfeitos em Portugal para celebrar o Dia do Pai

Se o pai anda sempre de prancha na mão, então já sabemos que é um fã incontestável de atividades náuticas. Felizmente, Portugal também tem algumas das melhores praias para Surf. Locais como Peniche, Ericeira e o Guincho, são alguns dos mais procurados por praticantes de surf e de kitesurf. No entanto, se gosta de levar o desafio para outro nível ou se é entusiasta deste desporto, mas prefere apenas observar com os pés bem assentes em terra, a Nazaré – cidade detentora da maior onda surfada do mundo – também é ideal para vos receber para um dia em grande.

Que não dispensam a praia durante todo o ano

praia com pai e filhos a brincar ao por do sol

Vê um raiozinho de sol, já está a correr em direção à praia. Tem um pai assim na sua vida? Então, neste Dia do Pai tem de o levar ao Algarve. Apesar de este ser um clássico, esta é uma região que tem sempre segredos para descobrir, praias tranquilas para aproveitar e muitos outros lugares a conhecer. Claro que existem muitas outras praias maravilhosa pelo país fora, mas no Algarve a probabilidade de ter a metereologia a seu favor é muito maior. Caso isso não aconteça, pode sempre aproveitar os vários trilhos algarvios.

Que adoram história

coimbra, Passeios perfeitos em Portugal para celebrar o Dia do Pai
Coimbra

Também a pensar nos pais que adoram um bom documentário de história e sabem responder a todas as perguntas de qualquer jogo de cultura geral, trazemos sugestões. Obviamente que por todo o país existem vários museus e monumentos incríveis de visita obrigatória para toda a gente, mas cidades como Tomar, Guimarães, Coimbra ou Óbidos são verdadeiras viagens no tempo em que parece que esta a navegar dentro de um livro de história. Com muito para ver e aprender, é ótimo para curiosos e, acima de tudo, são todas cidades lindíssimas que valem a pena a visita.

Para cada tipo de pai, uma sugestão à altura! No entanto, o que é mesmo importante é mimar ao máximo os pais da sua vida, no Dia do Pai e todos os dias. Contudo, se tiverem disponibilidade, aposte em alguns passeios pelo nosso maravilhoso Portugal e aproveite para celebrar o Dia do Pai de forma ainda mais inesquecível.