Trends de viagens para 2024

Joana Santana / Publicado a

Tal como acontece na moda ou na música também o mundo das viagens está em constante mudança. Com tendências que se vão alterando, destinos que se tornam mais populares nuns anos do que noutros, o turismo está sempre em evolução. Isto tudo também acontece devido à alteração de comportamento dos consumidores. Ultimamente, tem-se assistido à mudança de um padrão por parte dos viajantes que cada vez mais procuram experiências mais personalizadas, realmente únicas e autênticas. Se precisa de inspiração para escolher as suas férias deste novo ano, hoje partilhamos consigo quais as trends de viagens que vão marcar 2024.

Viagens que transformam

homem a ver o por do sol no mar, Viagens que transformam, Trends de viagem para 2024

Mais do que apenas viajar para passear, os novos viajantes estão a optar por viagens que de facto lhes causem algum impacto interior. Quem opta por este tipo de viagens, procura inspiração para encontrar algumas respostas e, quem sabe ter mudado algo em si, quando regressa a casa. São viagens que o viajante sente que aprendeu mais, e que lhe acrescentou algo mais. No fundo, esta foi uma viagem para se sentir bem e realização pessoal. Com uma conotação muito mais profunda e espiritual (sem nada relacionado com religiões), estes viajantes procuram encontrar nos destinos a melhor versão de si mesmos e trazer para casa um “eu” mais leve e feliz.

Turismo sustentável

campismo com vista para a natureza, turismo sustentável

Cuidar do planeta é, e deve ser, imperativo! Por isso, o turismo sustentável está cada vez mais em voga. E ainda bem. Deixar de viajar não precisa de ser uma opção, uma vez que existem pequenos gestos que podem ser feitos de forma a viajar de forma mais saudável para o planeta. Para além de que, muitos destinos têm cada vez mais uma preocupação com o planeta e optam por acções mais sustentáveis. Optar por fazer turismo mais sustentável é, definitivamente, o futuro e uma tendência que veio para ficar.

Viagens mais personalizadas

especialistas de uma agencia de viagens, Viagens mais personalizadas, trends de viagens para 2024

Cada vez mais os viajantes querem viagens totalmente à sua medida. Praticamente feitas em exclusivo para si. Para ir ao encontro dos seus gostos, dos seus desejos, dos seus objetivos. E graças às agências de viagens e aos especialistas isso é possível! Uma vez que estes profissionais têm acesso a uma lista infinita de ofertas e opções e têm um vasto conhecimento de cada destino, ter uma viagem única inteiramente feita para si e personalizada está no top das tendências e é muito fácil de conseguir.

Viagens para celebrar ocasiões especiais

rapariga a viajar de carro pelo meio da natureza com a cabeça fora da janela

Qualquer desculpa para viajar é bem-vinda! Mas, cada vez mais, as viagens estão associadas a datas especiais e a um motivo para festejar. Um aniversário, uma promoção no emprego, a entrada para a reforma, entre muitas outras. Tudo por ser uma justificação para viajar e este tipo de “celebrações” está cada vez mais na moda.

Destinos alternativos

praia paradisíaca

As redes sociais têm vindo a divulgar uma tendência que, efetivamente, está a ganhar alguns fãs. É comum ver-se em redes sociais como o Tik Tok, Instagram ou Pinterest vídeos de lugares que se assemelham a outros, mas que são mais baratos e menos populares. Por exemplo, em vez de ir a ilha de Santorini (Grécia), visite a de Paros pois é menos turística. Sempre nesta lógica, estes vídeos apresentam destinos alternativos que têm começado a ser opções para vários viajantes.

Viagens consoante as tours de artistas

concerto de música em festival

Uma das tendências que tem, cada vez mais, vindo a crescer é aproveitar os concertos de artistas noutros países para não só assistir ao espetáculo, como também conhecer o destino. Com artistas internacionais a fazer as digressões mundiais e a atuar nas mais diversas cidades, é muito usual fazer um 2 em1 e aproveitar para explorar um novo país enquanto vê o seu artista favorito.

Turismo de desporto

Estádio de Wembley cheio de gente, Inglaterra

Há semelhança do que acontece com os concertos e espetáculos, também os fãs do desporto juntam o útil ao agradável. Vão ao evento e aproveitam para explorar o país! 2024 será o ano em que não faltarão oportunidades. Paris receberá ainda mais turistas devido à realização dos Jogos Olímpicos, a Alemanha recebe o Campeonato Europeu de Futebol e Itália terá o arranque da Tour de France que acontece aqui pela primeira vez. Um match perfeito que permite aos viajantes conjugarem uma viagem à oportunidade de assistir ao evento desportivo ao vivo.

Turismo para amantes de comida

pratos de comida italiana

Quando viajamos, naturalmente que queremos provar as iguarias típicas locais. Mas para os amantes de comida – os chamados foodies – a gastronomia é a peça principal da sua viagem e uma chave determinante na hora de escolher o local. São cada vez mais os viajantes que escolhem o seu destino pela gastronomia e querem, não só provar, como aprender e saber tudo sobre a gastronomia local.

Procura de destinos mais frescos

paisagem com neve, destinos mais frios, trends de viagens para 2024

Para a grande parte, destinos de água quente, areia branca e temperaturas altas são os ideais. Mas tem vindo a crescer o número de interessados na procura por destinos mais frescos como uma opção para as suas férias, devido ao aumento das temperaturas. Seja para aproveitar desportos de inverno ou simplesmente para desfrutar da envolvência num ambiente mais frio, ou para aproveitar uma cidade com uma temperatur mais amena, esta é uma tendência que tem vindo a ganhar muitos seguidores.

Tendências existem muitas, motivos para viajar existem ainda mais! Seja qual for a sua desculpa, a sua vontade ou o seu propósito para a viagem, o que interessa é que se divirta e que explore o mundo. Existem poucas atividades que nos deem uma felicidade tão grande como a de viajar. Além disso, torna-nos muito mais ricos culturalmente e faz bem à saúde.

Posto isto, já sabe! Para um ano novo mais saudável, faça as malas e embarque numa viagem inesquecível. Se quiser ser da moda, aproveite uma das trends de viagens para 2024 e desfrute muito.