12 lugares no mundo tão incríveis que parecem mentira

Joana Santana / Atualizado a

O mundo está cheio de paisagens lindíssimas, cidades encantadoras, praias paradisíacas, obras da mãe natureza que nos deixam sem respiração e muitas outras coisas maravilhosas que podíamos ficar aqui durante horas a enunciar. De facto, somos uns sortudos em viver num mundo repleto de coisas boas para aproveitarmos! No entanto, se acha que já nada o surpreende, partilhamos consigo 12 lugares no mundo que são tão, mas tão incríveis que nem parecem reais. Dúvida? Então vamos testar!

Bioluminescent Beach, Maldivas

bioluminescent beach, maldivas, 12 lugares no mundo tão incríveis que parecem mentira

Consideradas um verdadeiro paraíso, as Maldivas têm algumas das melhores praias do mundo. Mas quando cai a noite, na Ilha Vaadhoo, são ainda mais especiais! O fitoplâncton é um grupo de organismos microscópicos, que vive na água, com uma capacidade especial de produzir luz, conhecida como bioluminescência. Por isso, com a escuridão da noite, é possível assistir a este fenómeno natural absolutamente deslumbrante.

Cave Metro Stations, Suécia

cave metro statios, estocolomo, suécia

A maior parte das estações de metro podem parecer banais, mas as Cave Metro Stations, em Estocolmo, na Suécia, são surpreendentes! Com uma arquitetura única, estas estações são famosas pela forma como foram integradas no ambiente rochoso natural da cidade. Foram construídas em grutas de rocha sólida e cada uma delas tem características diferentes, o que torna cada uma verdadeiramente única. Além de servirem como estações de metro, passaram a ser também pontos turísticos obrigatórios numa visita à cidade!

Dallol Volcano, Etiópia

Dallol Volcano, Etiópia, 12 lugares no mundo tão incríveis que parecem mentira

No nordeste da Etiópia, é possível encontrar esta incomum, mas extraordinária atração da natureza: o Dallol Volcano. Em primeiro lugar, esta área é conhecida por ser uma das regiões mais quentes e inóspitas do planeta, com temperaturas extremas. Da forte atividade vulcânica desta zona e das várias erupções, resultou a formação de uma série de crateras e lagoas de água quente. A paisagem ao redor do Dallol Volcano é verdadeiramente surreal e parece pertencer a outro planeta. As lagoas têm várias cores devido à presença de minerais como enxofre, potássio, ferro e cloreto de sódio, o que cria tons vibrantes de amarelo, verde, vermelho e branco. Apesar da sua beleza única e da curiosidade que desperta, o Dallol Vulcano não é facilmente acessível a turistas, no entanto, existem expedições organizadas que o podem levar até lá.

Fly Geyser, Nevada, Estados Unidos da América

Fly Gaser, Nevados, Estados Unidos da América

Corria a década de 60 e no estado do Nevada, nos Estados Unidos da América, tentavam-se perfurações para poços de água. No entanto, a exploração não correu como esperado: encontraram água quente a pouquíssima profundidade e tiveram de parar. Mas… o poço ficou mal selado! Por isso, ao longo do tempo, a terra continou a expelir água que flui continuamente para a superfície, criando depósitos minerais à volta do poço. Estes depósitos minerais cresceram gradualmente, formando o que agora é conhecido como Fly Geyser. Na verdade, o Fly Geyser consiste em várias chaminés de água e vapor que são alimentadas por uma fonte subterrânea de água termal. Este gyeser pode atingir largos metros de altura. Por causa dos minerais, as formações rochosas foram ganhando cores. Uma vez que se encontra em propriedade privada, a visita é apenas possível através de excursões.

Glowworm Cave, Nova Zelândia

Glowworm Cave, Nova Zelândia, 12 lugares no mundo tão incríveis que parecem mentira

A Glowworm Cave é uma das maravilhas naturais mais incríveis da Nova Zelândia e é conhecida por abrigar uma espécie única de… larvas de insetos luminosos! Exatamente, leu bem! As larvas, mais conhecidas como glowworms, são larvas bioluminescentes que emitem uma luz azul brilhante para atrair presas para as suas teias de seda, proporcionando um efeito visual absolutamente incrível. É possível visitar esta maravilha subterrânea, mas é obrigatório o cumprimento de várias regras para garantir a sustentabilidade do ecossistema e para proteger as glowworms.

Grand Prismatic Spring, Wyoming, Estados Unidos da América

Grans Prismatic Spring, Wyoming, Estados Unidos da América

O Grand Prismatic Spring é uma das atrações mais impressionantes e famosas do Parque Nacional de Yellowstone, no estado do Wyoming, nos EUA. É a maior nascente termal dos Estados Unidos da América e a terceira maior do mundo, com água extremamente quente (pode chegar aos 70º), uma profundidade de cerca de 50 metros e um diâmetro de aproximadamente 90 metros. Uma das características mais impressionantes do Grand Prismatic Spring são as cores vibrantes que variam entre o azul, laranja e vermelho. Estas cores são causadas por diferentes tipos de bactérias termofílicas que habitam nas águas quentes da nascente. Cada cor representa uma comunidade bacteriana específica, que prospera em diferentes temperaturas ao redor da nascente o que cria um cenário absolutamente único.

Lake Hillier, Austrália

Lake Hillier, Austrália, 12 lugares no mundo tão incríveis que parecem mentira

Uma das várias atrações cor-de-rosa espalhadas pelo mundo é um dos lagos mais bonitos e únicos do planeta, o Lake Hillier, na Austrália. Mas porque é que ele é rosa? A sua tonalidade ainda não tem propriamente uma explicação! No entanto, acredita-se que seja devido à presença de uma espécie de alga que, quando exposta à luz solar, dá esta cor à água. É que a cor da água do lago mantém-se intacta durante todo o ano e até mesmo quando retirada para um recipiente. Um fenómeno verdadeiramente impressionante, que pode ser visto por via aérea, através de passeios de avião ou helicóptero.

Pamukkale, Turquia

Pamukkale, Turquia, 12 lugares no mundo tão incríveis que parecem mentira

Uma mistura entre formações naturais de travertino (um tipo de rocha calcária) e de águas termais, é o que pode encontrar em Pamukkale, na Turquia. Ao longo dos séculos, a água rica em cálcio criou terraços e piscinas termais brancas, que descem suavemente pela encosta da colina, criando uma paisagem deslumbrante. As águas termais de Pamukkale são conhecidas também pelas suas propriedades terapêuticas e medicinais, por serem ricas em minerais, como o cálcio e o magnésio. No entanto, é possível entrar na água, mas apenas em áreas específicas. Além destas fontes termais, em Pamukkale pode visitar também as ruínas de Hierápolis, uma antiga cidade romana.

Red Beach, China

Red Beach, China

Com uma área de aproximadamente 140 hectares, a Red Beach, na China, é uma das maiores áreas pantanosas de sal-marinho do mundo e uma das mais importantes zonas húmidas protegidas do país. Famosa pela seu vermelho garrido, este fenómeno acontece devido a uma alga chamada Suaeda salsa que cresce aqui. Durante o verão e o outono, a Suaeda salsa floresce, dando à paisagem uma tonalidade vermelha intensa que se estende por quilómetros. Apesar do seu nome – praia vermelha em português – esta não é de todo um praia, por isso, os visitantes não podem nadar ou apanhar banhos de sol. No entanto, podem desfrutar de caminhadas pelos passadiços construídos para o efeito, observar aves e fazer passeios de barco pelo rio Liaohe.

The Door to Hell, Turquemenistão

The Door to Hell, Turquemenistão

Também conhecia como Cratera de Darvaza, a The Door to Hell (em português, A Porta para o Inferno) é uma impressionante cratera de gás em chamas localizada no deserto de Karakum, no Turquemenistão. Tudo começou nos anos 70, quando durante uma perfuração de gás, uma caverna subterrânea de gás natural foi, acidentalmente, rompida. O resultado foi o colapso do solo, que formou esta cratera com cerca de 70 metros de diâmetro e 20 metros de profundidade. Darvaza está sempre em chamas devido à combustão contínua do gás natural subterrâneo e acabou por se tornar numa atração turística. Apesar do nome assustador, vista de noite e ao longe, o cenário é espetacular e hipnotizante.

The Wave, Arizona, Estados Unidos da América

The Wave, Arizona, Estados Unidos da América, 12 lugares no mundo tão incríveis que parecem mentira

Nos EUA, a The Wave (Onda em português) é uma daquelas paisagens que parece construída por inteligência artificial. Mas é bem real! The Wave é um conjunto de formações rochosas, onduladas e coloridas, que criam padrões que fazem lembrar ondas e que mudam de cor consoante a luz do sol. Com os milhões de anos de erosão eólica, as formações – que são maioritariamente composta por arenito navajo – foram ganhando esta forma. Devido à sua beleza única, fragilidade geológica e importância natural, o acesso à The Wave é altamente restrito. Diariamente, apenas um pequeno número limite de visitantes é permitido e os bilhetes são atribuídos através de uma espécie de sorteio.

Zhangye National Geopark, China

Zhangye National Geopark, China

O Zhangye National Geopark, na China, é uma daquelas paisagens naturais completamente idílicas. Acima de tudo, este geoparque é conhecido pelas suas espetaculares formações geológicas que têm cores vibrantes e que se assemelham a um arco-íris. Isto é o resultado de milhões de anos de decomposição mineral e erosão, combinadas com movimentos tectónicos e atividade geológica. As partes mais populares do parque são as Rainbow Mountains (montanhas arco-íris) e a Danxia Landform Scenic Area onde pode ter uma vista panorâmica de o deixar sem palavras sobre toda a paisagem.

Já lhe dói o maxilar de ter passado o artigo todo boquiaberto? É que estes lugares espalhados pelo mundo são mesmo incríveis e impressionantes! Mais parecem saídos de um conto de fadas ou de um filme. Gostava de vê-los bem de perto? Então não perca tempo! Há experiências que todos deveríamos mesmo ter, pelo menos, uma vez na vida.