As tradições de Páscoa mais inusitadas do mundo

Joana Santana / Atualizado a

A Páscoa é uma celebração que se espalhou por (quase) todo mundo. No entanto, e apesar de ser um evento mundial, pode ser celebrado de maneiras muito diferentes dependendo de cada país ou até cidade. Existem algumas tradições que até podem ser consideradas estranhas ou desadequadas. Quer saber quais? Então descubra connosco onde são as tradições de Páscoa mais inusitadas neste mundo!

Austrália | Chocolate para salvar uma raça em vias de extinção

Bilby de chocolate, Austrália, As tradições de Páscoa mais inusitadas do mundo

Ja alguma vez ouviu falar dos bilbies? Um bilby é um pequeno mamífero marsupial nativo da Austrália. Com orelhas grandes e cauda longa e fina, infelizmente, este animal está em vias de extinção na Austrália. Por isso, e de forma a consciencializar a população para esta causa, à semelhança do que é feito com os coelhinhos da Páscoa, chocolateiros e pasteleiros locais durante a época da Páscoa criam e a comercializam bilbies de chocolate.

Filipinas | Crucificações reais

Crucificação real, Filipinas

Num veia mais radical, nas Filipinas, católicos devotos recriam algumas cenas bíblicas relacionadas com a Páscoa. Nomeadamente a crucificação de Jesus Cristo. No entanto, esta recriação não é feita de forma simbólica, levando os devotos a serem efetivamente crucificados. Um ritual que, apesar de não ter o apoio da Igreja Católica, tem apoio popular. Os voluntários acreditam que através deste ritual ficarão mais puros e ajudarão a limpar o mundo de pecados.

Finlândia | Um halloween antecipado

Crianças mascaradas, Finlândia, As tradições de Páscoa mais inusitadas do mundo

Numa espécie de Halloween antecipado, na Finlândia, durante a Páscoa, as crianças vestem-se de bruxas, trazem consigo vassouras feitas de ramos de salgueiro decorados com penas coloridas e percorrem as ruas a pedir doces. Esta tradição conhecida como “virpominen” teve origem há muitos séculos atrás quando se acreditava que, durante a Páscoa, as bruxas voavam até às montanhas para festejar com os demónios. Inicialmente, para se protegerem das bruxas, as pessoas costumavam fazer barulho a bater em tambores. Ao longo dos anos a tradição foi evoluindo até se tornar como é hoje: crianças mascaradas a pedir doces.

França | A maior omelete do mundo

A maior omelete do mundo, França

Numa pequena vila no sudoeste de França, em Haux, a tradição prende-se em fazer a maior omelete do mundo, com nada mais nada menos que 4500 ovos. Todos os anos, a omelete gigante é cozinhada numa grande frigideira ao ar livre. Cada família oferece ovos para utilizar no preparado e, depois de pronta, a omelete é servida a toda a população de forma gratuita. Reza a lenda que a tradição tem início ainda nos anos de governação de Napoleão Bonaparte, que parou na vila com o seu exército. Para alimentar todo os soldados, a população ter-se-á juntado, criado uma omelete grande para o batalhão e, assim, iniciou a tradição que marca a Páscoa na pequena vila de Haux.

Grécia | Ovos da Páscoa sim, mas só vermelhos

Ovos da Páscoa Vermelhos, Grécia, As tradições de Páscoa mais inusitadas do mundo

Pela época da Páscoa adora ver por todo o lado ovos das mais variadas cores? Pois então, não passe pela Grécia, é que por lá só haverão ovos vermelhos! Os ovos vermelhos simbolizam o sangue de Cristo e a renovação da vida que ocorre com a ressurreição. Além disso, para os gregos, a cor vermelha é uma cor de sorte e proteção contra o mal. Apesar de vermelhos, este são ovos normais, cozidos, com a casca tingida com corante e, opcionalmente, adornados com pequenos desenhos. Posteriormente, familiares e amigos trocam os ovos entre si como símbolo de sorte.

Hungria | Banhos de água fria nas mulheres

Banho de água fria nas mulheres, Hungria

Na Hungria, durante a Páscoa, existe uma tradição um pouco peculiar… Embora esta tradição possa variar de região para região e até mesmo de família para família, a ideia central é que os homens atirem água às mulheres que estão vestidas com roupas tradicionais húngaras. Esta prática advém de um ritual antigo em que se acreditava que a água purificava e dava fertilidade às mulheres. Atualmente, a tradição tem uma vertente mais lúdica, simbólica, sendo uma forma de diversão entre todos.

Noruega | A temporada dos crimes policiais

Cabana no meio da Noruega, As tradições de Páscoa mais inusitadas do mundo

Passar a Páscoa nas tradicionais cabanas de família ou amigos, no meio das montanhas norueguesas, parece um ótimo plano! Mas existe uma particularidade… O plano para passar o tempo é assistir a filmes e documentários relacionados com crimes e mistérios! Por isso mesmo, a época da Páscoa já é considerada “crime time“! Os canais de televisão preparam uma programação especial com filmes e programas relacionados com crimes e são também lançados vários livros policiais nesta altura do ano.

Nova Zelândia | A verdadeira caça ao coelho

Coelho, Nova Zelândia

Da Nova Zelândia chega-nos também uma tradição um pouco controversa: durante a Páscoa, famílias e amigos reúnem-se para caçar coelhos selvagens. Sim, coelhos verdadeiros, não confunda com a típica caça aos coelhinhos de chocolate! Isto acontece porque os coelhos são uma espécie invasora e considerada uma praga na Nova Zelândia, com danos significativos nas pastagens e terras agrícolas. Assim, a população criou a uma maneira de controlar a população de coelhos e proteger as suas terras agrícolas da destruição.

Papua-Nova Guiné | Decorações com tabaco

Papua-Nova Guiné, As tradições de Páscoa mais inusitadas do mundo

Decorar árvores com tabaco é tradição na Papua-Nova Guiné! Pode parecer estranho, mas o tabaco tem um significado cultural e espiritual significativo em muitas comunidades da Papua-Nova Guiné, sendo frequentemente usada em cerimónias, rituais e momentos festivos. Esta tradição prevalece, especialmente, entre os povos das regiões montanhosas do país, como os grupos étnicos das Terras Altas. Por isso, durante a Páscoa, algumas comunidades adotaram a prática de decorar árvores com tabaco como parte das celebrações.

De todas as tradições que existem em torno da Páscoa espalhadas pelo mundo – sejam elas inusitadas ou não – a nossa preferida é sem dúvida uma só: viajar! Muitas pessoas já adoptaram o hábito de aproveitar a altura da Páscoa para fazer uma grande viagem ou uma escapadinha e ter uns dias off. E nós achamos muito bem e adoramos a ideia! Muitas vezes nem sequer é no estrangeiro, sendo esta uma ótima época para gozar uns dias de férias em Portugal.

E por aí por casa, como prefere viver a Páscoa? Se for cá dos nossos, já sabe que o podemos ajudar a cumprir à risca a tradição de viajar! Vamos?