Carnaval: 8 curiosidades que talvez desconheça

Joana Santana / Atualizado a

Já ouve o rufar dos tambores? É o Carnaval que já está a espreitar e traz, como sempre, muita alegria e boa disposição. Existem claro, alguns locais considerados os melhores Carnavais do mundo, mas a verdade é que todas as festas de Carnaval, desde as mais pequenas às maiores, têm uma energia contagiante e que deixam qualquer um animado. Mas se é fã desta época, será que sabe tudo sobre esta celebração? Ou será que só é pro na escolha da máscara? Descubra as 8 curiosidades sobre o Carnaval que vamos partilhar consigo e teste os seus conhecimentos!

Qual a origem do Carnaval?

caretos de podence, portugal

O Carnaval tem raízes muito antigas e é associado a festivais pagãos, tendo a sua origem no Antigo Egipto. No entanto, não durou muito a que esta celebração se espalhasse! As festividades romanas de Saturnália e as festas gregas em honra a Dionísio são inspiradas nas celebrações egípcias, mas com uma dose extra de folia, dando assim os primeiros passos como Carnaval. Aquilo que inicialmente era uma festa de celebração da primavera tornou-se uma celebração de muita alegria e cor que percorre todo o mundo e une milhões de pessoas.

Significado da palavra “Carnaval”

curiosidades sobre o carnaval

Com origem no latim, a palavra “Carnaval” advém da expressão “carnem levare” que significa algo como “retirar a carne”. Soa estranho, certo? Mas tem uma lógica! Quando a Igreja Católica adotou o carnaval como também sendo uma festa sua, este passou a ser a última celebração antes do inicio da Quaresma e das suas restrições.

Qual o Carnaval mais antigo do mundo?

carnaval de veneza, curiosidades sobre o carnaval

Além de ser um dos mais elegantes, o Carnaval de Veneza é também considerado o carnaval mais antigo do mundo. Apesar da tradição carnavalesca em Veneza ter tido início no século XI, só ganhou especial destaque nos séculos XVII e XVIII. Chegou a ser proibido durante diferentes períodos históricos, mas no final do século XX voltou à carga tornando-se num dos eventos mais emblemáticos da cidade até aos dias de hoje.

Carnaval do Brasil… com gosto português?

carnaval do rio, curiosidades sobre o carnaval

Toda a gente sabe que o Carnaval do Rio de Janeiro, por exemplo, é uma das maiores referências mundiais desta festa. Mas sabe como começou? Graças a nós, portugueses! Nos anos da colonização, os portugueses levaram para o Brasil esta celebração que foi ganhando popularidade e, posteriormente, foi adotando o seu cunho pessoal, também muito graças às influências africanas.

Qual o único continente que não festeja o Carnaval?

templo na ásia

O Carnaval foi-se espalhando por todo o mundo, mas na Ásia não teve grande adesão e acabou por nunca ficar enraizado. Por isso, neste momento, a Ásia é o único continente onde o Carnaval não é celebrado. Mas não pense que não há festas cheias de alegria por terra asiáticas. Muito pelo contrário! São várias as festas tradicionais espalhadas pelo continente, incluindo, por exemplo, o famoso Holi, na Índia, onde a cor é a rainha da festa.

Em agosto há quem (ainda) festeje o Carnaval…

carnaval de notting hill, londres, curiosidades sobre o carnaval

É certo que a data do Carnaval varia de ano para ano. No entanto, realiza-se sempre no mês de fevereiro ou nos primeiros dias de março. À exceção do Carnaval de Notting Hill, em Londres! Este é um dos maiores carnavais do mundo e é também considerado a maior festa de rua da Europa. Anualmente decorre em agosto e atrai milhares de visitantes e participantes que saem à rua para um espetáculo memorável que celebra também a cultura caribenha.

… e em novembro também!

Mas se quiser passar o ano todo a festejar não se preocupe… É que em novembro há mais! Em Colónia, na Alemanha, o carnaval começa em novembro e, tradicionalmente, tem início no dia 11/11 às 11:11 da manhã. Com duração até fevereiro, animação na cidade não falta ao longo de praticamente três meses.

Um momento de sátira e crítica política e social

O Carnaval é também frequentemente um momento de sátira e crítica política e social em muitos lugares, também em Portugal. Os desfiles, os carros alegóricos, as máscaras e os temas abordam, muitas vezes, questões atuais de uma forma satírica e humorística, o que permite às comunidades expressar as suas insatisfações de forma divertida e irreverente.

Ainda não sabe onde vai passar o Carnaval? Se nem gosta da data, nem precisa de fazer nada. Mas já que sabemos que quer muito aproveitar também, deixamos uma dica para os menos entusiastas: dias na neve. Na época de Carnaval são mesmo muitas as pessoas que aproveitam as férias, feriado ou ponte, para rumar até à neve e aproveitar estes dias da melhor maneira. No entanto, seja de ski ou de samba no pé, pelo menos agora já conhece algumas curiosidades sobre o Carnaval!