Porque se solta fogo de artifício na Passagem de Ano?

Joana Santana / Atualizado a

Assistir a um espetáculo de fogo de artifício na passagem do dia 31 de dezembro para dia 01 de janeiro já é mais do que tradição. Desde grandes eventos a celebrações mais privadas na casa do vizinho, é impossível não ver e ouvir fogo de artifício na noite de passagem de ano, seja em que parte do mundo estiver. Mas como é que isto começou? De onde vem esta tradição? Afinal, porque se solta fogo de artifício na passagem de ano? Vamos descobrir!

A origem da tradição

Fogo de Artifício, Porque se solta fogo de artifício na Passagem de Ano?

A tradição de lançar fogo de artifício na passagem do ano tem raízes históricas e simbólicas e estima-se que tenha começado há mais de 2 mil anos. Com início na Ásia, especula-se que tenha tido origem mais propriamente na China com o objetivo de afugentar espíritos maus. Esta foi uma descoberta acidental em que se percebeu que ao atirar o bambu verde para a fogueira dava origem a pequenas explosões. Assim, essas pequenas explosões foram vistas como forma de purificar o ar e a vida, protegendo o novo ano contra todas as influências negativas que pudessem existir.

São vistos como uma forma de expressar entusiasmo

foguetes

Com o passar dos anos, as técnicas tornaram-se mais desenvolvidas, nomeadamente através da utilização da pólvora. O que inicialmente servia para afastar espíritos deu lugar a sinónimo de alegria, celebração e entusiasmo. Por isso é que atualmente, o fogo de artifício é uma prática recorrente em todo o tipo de festas e celebrações e não só na passagem de ano.

Atrai multidões

pessoas a ver fogo de artifício, Porque se solta fogo de artifício na Passagem de Ano?

Hoje em dia, e devido ao espetáculo visual mágico que o fogo de artifício cria, tornou-se uma forma de entretenimento que atrai multidões e que deixa qualquer um encantado. Naturalmente que ao ser um espetáculo adorado por tanta gente, esta passou a ser uma técnica utilizada por todo o mundo para atrair visitantes aos eventos.

Last Call: os melhores locais para a Passagem de Ano em Portugal

Se ainda não tem onde passar a Passagem de Ano ainda tem oportunidade de reservar. Mas apresse-se! São mesmo os últimos lugares. Ainda não sabe onde? Deixamos algumas sugestões!

Albufeira

Albufeira, Portugal, Onde passar a passagem de ano, Porque se solta fogo de artifício na Passagem de Ano?

Junto à Praia dos Pescadores, todos os anos Albufeira recebe milhares de visitantes. Este que é o principal evento da cidade, a autarquia promete que vai ser “a melhor passagem de ano de Portugal”.

Aveiro

Aveiro, Portugal

Com o passar dos anos, Aveiro tem-se tornado também uma referência nacional no Reveillon. Este ano será ainda mais especial, uma vez que a 1 de janeiro de 2024, Aveiro torna-se “Capital Portuguesa da Cultura 2024”.

Braga

Braga, Portugal, Onde passar a passagem de ano, Porque se solta fogo de artifício na Passagem de Ano?

Braga também não fica para trás nos festejos da noite da passagem. Esta que é a maior passagem de ano do Minho, este ano pode contar com DJ’s, concertos, o habitual fogo de artifício e muita animação.

Coimbra

Coimbra, Portugal, Onde passar a passagem de ano

Pela zona centro, Coimbra é a rainha da noite de passagem de ano. Com vários palcos espalhados pelas diferentes zonas da cidade, a cereja no topo do bolo é, antes de tudo, o mágico espetáculo pirotécnico sobre o rio Mondego.

Figueira da Foz

Figueira da Foz, Portugal, Onde passar a passagem de ano, Porque se solta fogo de artifício na Passagem de Ano?

Figueira da Foz também entra na competição e também promete ser “a melhor passagem de ano do país”. Bem perto da praia e com a animação a começar já no dia 30, entre 2 dias de concertos e DJ Sets, não vai faltar alegria para a entrada do novo ano.

Lisboa

Lisboa, , Portugal, Onde passar a passagem de ano, Porque se solta fogo de artifício na Passagem de Ano?

Em plena capital, a passagem de ano em Lisboa é, obviamente, uma das maiores do país. O Terreiro do Paço receberá certamente uma enchente de pessoas para festejarem, em conjunto, a entrada do novo ano com muita música e o mágico fogo de artifício sobre o rio Tejo que durará 13 minutos.

Madeira

Madeira, , Portugal, Onde passar a passagem de ano

E não se pode falar em passagem de ano, sem falar na famosa passagem de ano na Madeira. Porque afinal, o reveillon madeirense é mundialmente conhecido e atrai milhares de turistas. O incrível espetáculo de fogo de artifício e as boas temperaturas deixam todos maravilhados na entrada do novo ano.

Porto

Porto, Portugal, Onde passar a passagem de ano, Porque se solta fogo de artifício na Passagem de Ano?

Por último, mas não menos importante, a cidade do Porto é, com toda a certeza, também uma referência sendo uma das melhores passagens de ano do país. Música, animação e o céu da Invicta a encher-se do tradicional fogo de artifício é o que poderá contar.  

Agora que já sabe porque é que soltamos fogo de artifício na passagem de ano, já pode fazer um brilharete à frente dos seus amigos e impressioná-los com esta informação nas 12 badaladas! Aproveite também as nossas sugestões de onde celebrar e entre no novo ano numa das nossas incríveis cidades portuguesas.