Resoluções de Ano Novo: como realmente cumprir?

Joana Santana / Publicado a

Novo ano, vida nova e novas promessas! É daquelas pessoas que no início de cada ano faz uma extensa lista de objetivos a cumprir, mas no final do ano, já nem se lembra quais eram? Então estamos mesmo a falar para si.

Sabemos que não é fácil atingir todos os desejos que fazemos às 12 badalas da noite de passagem de ano, mas hoje, vamos tentar dar-lhe um empurrãozinho. Partilhamos consigo 5 dicas de como realmente cumprir as resoluções de Ano Novo!

Faça um plano e escolha prioridades

imagem de plano num caderno, Resoluções de Ano Novo: como realmente cumprir?

Não exagere nas promessas que faz! Sabemos que a motivação e o entusiasmo nos levam a ter grandes expectativas, mas seja realista. Faça um plano com objetivos exatos e perceba o que é realmente uma prioridade para o seu novo ano.

Defina prazos e metas

calendário

Estabeleça prazos e metas intermédias que o permitam dar pequenos passos e celebrar pequenas conquistas. Por exemplo, imagine que deseja correr uma maratona em junho. Inicialmente, não espere conseguir correr logo mais de 40km. Defina que até dia x será capaz de correr 10 km, até dia y 15km e sempre assim, até atingir o seu objetivo.

Não desanime na primeira dificuldade

mulher pensativa à janela, Resoluções de Ano Novo: como realmente cumprir?

Imprevistos acontecem e nem sempre as coisas correm como esperado. O truque é não ir abaixo em cada dificuldade que apareça. Se, por exemplo, continuarmos a utilizar a referência da maratona, é possível que a meio dos treinos faça alguma lesão. Isso não poderá ser motivo para desistir! Se tiver de parar durante alguns dias, assim que possível retome onde ficou e volte a focar-se no objetivo final.

Peça ajuda à família e amigos

grupos de amigos nas montanhas felizes e animados

Precisa de uma dose de motivação extra? Então quem melhor do que aqueles de quem mais gostamos para o fazer? Partilhe com os amigos e com a família os seus objetivos e peças-lhe que o ajude. Como? Motivando-o, participando consigo em atividades que vão de encontro ao objetivo, dando-lhe apoio nos tempos mais difíceis, entre outros. Resumindo, é como num casamento: na saúde e na doença! Que é como quem diz, em todas as etapas deste longo percurso que pode ser atingir um objetivo.

Torne isto divertido

smile sorridente e motivador desenhado no alcatrão, Resoluções de Ano Novo: como realmente cumprir?

Correr atrás dos nossos objetivos não tem de ser aborrecido! Mesmo quando tiver de enfrentar dificuldades. Faça com que o processo se torne leve e divertido. Por exemplo, deixe post-its espalhados pela casa que o façam sorrir e que o relembrem de manter o foco. Tente conjugar os seus hobbies favoritos com as resoluções que pretende cumprir ou mime-se cada vez que atingir uma meta. Seja criativo!

Agora que já sabe como o fazer, as suas resoluções de ano novo serão muito mais fáceis de cumprir! Ou então, não… Porque é mesmo assim que funciona. Todos sabemos que lutar pelos nossos objetivos não é, de todo, um percurso fácil, mas acreditamos em si. Recorra às nossas dicas sempre que precisar e, sobretudo, não desista!

Se uma das suas resoluções de ano novo for viajar mais, aí nós podemos ajudá-lo! Seja no nosso site ou com os nossos especialistas, conseguimos sempre fazer com que tenha viagens incríveis. Em 2024, quer explorar mais a Europa, conhecer África, aventurar-se na Ásia, ou ir até às Américas? Seja onde for, fale connosco! Iremos ajudá-lo a concretizar todas as viagens que tiver em mente para este novo ano.