Destinos / Experiências / Férias na Praia

5 dicas para aproveitar umas férias na Riviera Maya

Share this post

Situada numa das mais belas regiões do México, a Riviera Maya é um baú de surpresas. De Puerto Morelos a Punta Allen são cerca de 130 quilómetros de praias de areia branca e mar azul-turquesa, paisagens selvagens, ruínas Maias e muito mais que poderá descobrir numas próximas férias.

A dois, em família ou com um grupo de amigos que partilhe da mesma paixão por destinos paradisíacos. Fique então com cinco dicas para aproveitar o melhor desta viagem.

Qual a melhor altura para ir?

A Riviera Maya tem sol durante quase o ano inteiro e um clima tropical com a temperatura média de 26ºC, porém reparte-se em duas épocas distintas: a estação das chuvas entre maio e outubro, com temperaturas que rondam os 35ºC em contraste com a chuva intensa; e a estação seca entre novembro e abril, com temperatura média de 29ºC, tornando esta a melhor altura para viajar até este pedaço de paraíso.

Foto: ©Hostel Humanity

Onde estender a toalha e mergulhar?

As praias são, sem dúvida, a grande atração da Riviera Maya, com o seu mar cristalino e fabulosos corais.

Foto: ©Magazine Luxury Retreats

Descansar neste ambiente é um privilégio, assim como mergulhar para observar peixes tropicais, fazer snorkeling, jet ski e kitesurf, ou até nadar com golfinhos. A Playa del Carmen é das mais conhecidas, com a sua areia branca e água translúcida, e situa-se na ilha Cozumel onde existe o maior recife de corais do mundo.

Onde passear e partir à aventura?

Fazer caminhadas na floresta, andar a cavalo, explorar um poço natural, visitar pirâmides Maias. As opções são muitas e variadas, basta escolher aquelas que se tornam mais interessantes para si e para a sua companhia de viagem, porque passear à descoberta faz parte do itinerário. E falando de descobertas, recomendamos uma visita a zonas arqueológicas como Tulum e Chichén Itza, onde poderá conhecer de perto ruínas e pirâmides maias.

Para os mais aventureiros, o Parque Xcaret tem diversas atrações e atividades, além de também ter pequenas ruínas arqueológicas. Mas este parque temático oferece muito mais: um rio subterrâneo, lagoas, aquário e viveiro de aves silvestres, assim como contactar com golfinhos.

Na Isla Mujeres, o Parque Natural Garrafón permite fazer mergulho e snorkeling em águas cristalinas, slide, andar de caiaque ou simplesmente descansar à berma da piscina, quando lhe apetecer fazer numa pausa.

Foto: ©Connex Caribe

O que comer na Riviera Maya?

A gastronomia desta região baseia-se muito nos mariscos e peixes do mar Caribe, mas os seus pratos típicos são influenciados pela mistura de várias culturas como a espanhola e a indígena, tornando-se bastante condimentados. Para um jantar especial, sugerimos uma ida ao Alux Restaurant Bar em Playa del Carmen, dentro de uma caverna.

Foto: ©Alux Restaurant

COMO APROVEITAR A NOITE?

Nas férias, as noites querem-se animadas e divertidas. Mais uma vez, a Playa del Carmen revela-se um destino de eleição para conhecer a vida noturna da Riviera Maya, em particular na 5ª Avenida e na Calle 12.

Aqui vai encontrar restaurantes, clubes latinos com música ao vivo, bares e discotecas onde se dança de tudo um pouco, desde salsa, flamenco, mariachi, hip-hop, jazz e muito mais.

O desfecho mais que perfeito desta viagem à maravilhosa terra dos maias.

QUERO IR À RIVIERA MAYA

Artigos relacionados