As levadas mais bonitas da Madeira

Joana Santana / Atualizado a

Uma visita à fabulosa Madeira é sempre uma ótima opção. Seja qual for a altura do ano! Afinal, a proximidade com a natureza que esta ilha nos proporciona, conquista qualquer um. Por isso, se embrenhar na natureza, dar um saltinho à ilha e não fazer uma caminhada pelas tão famosas e bonitas levadas da Madeira é impensável!

Sendo uma das atrações mais procuradas na ilha, visitar as levadas é viver uma experiência única onde poderá contemplar vistas inesquecíveis e estar frente-a-frente com a natureza, no seu estado mais puro. Mas, apesar de tudo isto, sabe o que é realmente uma levada?

Uma levada é um canal de água com declive que, anteriormente, servia para levar água da zona norte da ilha, para a zona sul. Atualmente, são sinónimo de um passeio imperdível pelo meio da natureza e, por isso, nós vamos dizer-lhe quais são as levadas mais bonitas que pode encontrar na Madeira.

Levada do Alecrim

as levadas mais bonitas da madeira
Photo by Associação de Promoção do Turismo da Madeira 

Localizada na zona do Rabaçal, este trilho acompanha a Levada do Alecrim que está localizada a 1300 metros de altitude. São 7km (ida e volta) de contacto com a natureza num percurso de, aproximadamente, 2h30, mas considerado fácil. Quando chegar à nascente da Levada do Alecrim terá como recompensa um belo mergulho na Lagoa da Dona Beja.

Caminho/ Levada do Pináculo e Folhadal

as levadas mais bonitas da madeira
Photo by Associação de Promoção do Turismo da Madeira 

Com uma duração prevista de 6h30, o caminho do Pináculo e Folhadal tem uma extensão de 15km e é considerado difícil. Pelo caminho, vai atravessar uma área natural preservada, deparar-se com várias cascatas e, no topo, vai encontrar uma paisagem panorâmica sobre o Vale da Ribeira Brava, tendo ao fundo o Pico Ruivo e o Pico do Areeiro.

Levada dos Cedros

as levadas mais bonitas da madeira
Photo by Associação de Promoção do Turismo da Madeira 

Ao percorrer a Levada dos Cedros terá pela frente um caminho de 7,2km, aproximadamente 3h de caminhada, num percurso de dificuldade média. Pelo caminho, é impossível não sentir uma enorme sensação de paz, uma vez que vai passar numa área classificada como Reserva de Repouso e Silêncio, no Parque Natural da Madeira e vai contactar com árvores centenárias.

Ribeiro Bonito/ Levada do Rei

Ribeiro bonito
Photo by Associação de Promoção do Turismo da Madeira 

A Levada do Rei tem uma distância de 10,6km (ida e volta) equivalente a uma duração de 3h30, com dificuldade média. Neste caminho, vai descobrir e ver bem de perto a exuberância da natureza da ilha. No entanto, o ex-libris desta levada é o santuário natural, isolado e coberto de vegetação característica da ilha.

Levada Caldeirão Verde

caminho pináculo folhadal
Photo by Associação de Promoção do Turismo da Madeira 

De dificuldade média e com uma distância de 8,7km, mais ou menos 6h30, na Levada do Caldeirão Verde vai encontrar belíssimas paisagens. De inicio, dará logo de caras com a Casa de Abrigo das Queimadas, integrada no Parque Florestal, que perdura com as características originais das casas típicas de Santana. Pelo caminho, encontrará também túneis escavados no meio das rochas, lagos e tudo o que de mais puro tem a natureza, com tempo para um mergulho.

Levada do Moinho

as levadas mais bonitas da madeira
Photo by Associação de Promoção do Turismo da Madeira 

Em Porto Moniz, encontra também a bonita Levada do Moinho. Aqui encontra um percurso de 10,5km, com duração estimada de 3h30 e com um nível de dificuldade médio. Antigamente, ao longo deste percurso era possível encontrar diversos moinhos de água, no entanto, hoje em dia, encontrará as ruínas de alguns deles que perduram no meio da natureza.

A Ilha da Madeira é terra de boa gastronomia, povo amistoso, fantásticas piscinas naturais e também de muita aventura e descoberta! Ao percorrer uma levada vai conseguir sentir a Madeira por dentro, desanuviar num ambiente sem confusão, repleto de ar puro e natureza.

No entanto, seja precavido! Antes de iniciar o percurso seja de que levada for, tenha em consideração todas informações necessárias como, por exemplo, o nível de dificuldade, a duração expectável, entre outros, para que seja uma boa caminhada e sem percalços.

Vamos dar um saltinho à Madeira e explorar o que de melhor esta ilha tem para nos oferecer?