City-Break: Ljubljana

Top Atlântico / Atualizado a

Há cidades encantadoras, capitais europeias que nos passam despercebidas, mas que estão lá para fazer as nossas maravilhas quando precisamos delas. Liubliana, ou Ljubljana, a capital da Eslovénia, é uma dessas capitais. Merece aparecer nos tops das capitais europeias com mais visitas de tanto brilho e cor que tem.

É pequenina, vive-se bem e sente-se bem em 2 dias. É perto de uma série de cidades interessantes se quiser planear uma viagem ao centro da Europa.

Alguns adjetivos caracterizam bem a cidade: moderna, cultural, histórica, rica, cheia de diversidade e jovem!

Ljubljana

O verde e os jardins de Ljubljana

Liubliana pinta-se muitas vezes de verde para descanso dos turistas. Podemos falar no Parque Urbano Tivoli, onde pode descansar dos passeios a pé pela cidade. Nestes dois quilómetros de parque que permitem muitos passeios e muitos descansos. Já foi considerada Liubliana Capital Verde Europeia, título que muito merece e muito mereceu.

É uma cidade de pessoas também. O centro histórico tem tolerância zero a carros e 100% flexibilidade para pessoas.

É uma cidade verdadeiramente ecológica: o Rio Liublianica, que é um bom invasor da cidade, é hoje também uma “rua” aquática ecológica.

Rio Liublianica

Liubliana dos amores

Liubliana é uma cidade muito romântica. Para além do romantismo da arquitetura aliada ao romantismo da natureza torna-a na cidade dos amores.

Como não é uma cidade de multidões de outras capitais, faz dela um paraíso discreto para o amor. Até o próprio nome da cidade ama, já que deriva da palavra eslovena “ljubljane”: amada!

Por isso sim, entre a serenidade do Rio Liublianica, das pontes, dos cantos e dos recantos da cidade, do castelo e de muito mais, tem tudo o que precisa para uma maravilhosa viagem a dois.

Rio Liublianica

Liubliana cultural

Arte, música, cinema, arquitetura, o que quiser é seu nesta cidade! Na rua ou nas salas de espetáculos. Ande por onde andar, vai tropeçar em arte. Que bons tropeços são estes.

Liubliana é boa de se visitar em qualquer altura do ano, até mesmo no verão. Não enche como outras capitais.

No entanto, os melhores meses são sem dúvida: abril-maio e setembro-outubro já que conciliam os melhores preços e não apanha época alta.

Em abril as esplanadas começam a ficar vibrantes e por isso será sempre uma boa altura para visitar. No entanto, traga guarda-chuva e um casaco, faz uma pontinha de frio por vezes e a chuva resolve dar um ar da sua graça.

Para quem aprecia frio, também é muito bom: de dezembro a fevereiro temos mercados de natal lindos e atividades na neve. A Eslovénia tem quilómetros e quilómetros de pistas de ski nos Alpes Julianos.

Ljubljana

Liubliana no carnaval

Fevereiro é mês de Carnaval na vizinha Veneza, mas também em Liubliana. Chama-se Carnaval do Dragão e uma espécie de carnaval à moda da Eslovénia (não da China, Eslovénia mesmo).

Estamos quase em Abril (quase!) e já vimos que é um bom mês para esta visita. Vamos lá?