City Break – Valletta (Malta)

Top Atlântico / Atualizado a

Valletta pode ser uma das capitais mais pequenas do mundo, mas isso não impede que seja dona de um património riquíssimo. Muito pelo contrário. A capital de Malta é uma cidade maravilhosa para um city break, pois tem o tamanho certo para se percorrer a pé e as atrações suficientes para se maravilhar múltiplas vezes.

Valletta

Prepare-se para conhecer esta cidade solarenga da península de Sciberras.

Uma fortificação fantástica

Valletta

O início da fortificação combina com o início da história da cidade. Após o cerco de Malta, em 1565, e a retirada do exército turco, a cidade decidiu fortalecer a sua defesa. Como tal, em 1566 deu-se início à construção da fortaleza que é hoje uma das obras mais fantásticas deste género. Atualmente a cidade está quase toda ela cercada de muralhas, o que lhe dá um charme bastante próprio.

E dentro da fortificação? Eis um Património Mundial da UNESCO

Aqui o que não faltam são surpresas, modernidade e tradição.

Comece por visitar a imponente Co-Catedral de São João.

Co-Catedral de São João

Se ainda não entrou na Co-Catedral e está a vê-la de fora, prepare-se para a surpresa. O exterior mais austero contrasta com um interior fausto, ricamente decorado e repleto de folhas de ouro. Mas não termina aqui. A catedral conta ainda com obras do mestre Caravaggio – “A Decapitação de S. João Baptista” e “S.Jerónimo”.

As bonitas varandas em estilo marquise

bonitas varandas em estilo marquise

A contrastar com os edifícios em tons de areia, de um mármore não polido, estão as espetaculares varandas de Valletta. São de uma elegância extraordinária, sendo que muitas delas exibem tons fortes em verde, amarelo ou mesmo vermelho. Estão espalhadas por toda a capital, por isso, para se encantar com elas, basta ir estando atento ao que se passa por cima da sua cabeça.

O Teatro Manoel, um dos mais antigos teatros da Europa

Sabia que este teatro teve como mentor um português? É verdade! Em 1731, António Manoel de Vilhena financiou a construção do edifício, de forma a existir um teatro a que todas as pessoas pudessem ir.

Finalize com um pôr-do-sol idílico

pôr-do-sol idílico

Os jardins Upper Barrakka são o cenário perfeito para ver o sol cair sobre o Mar Mediterrâneo. A vista é incrível e os jardins convidam a um passeio ao lado da sua cara metade.

Upper Barrakka

Terminamos por aqui o nosso passeio por Valletta, mas se ainda tiver mais alguns dias não deixe de explorar outros recantos de Malta. Tal como a capital, também o país é pequeno, o que faz com que seja bastante simples explorar outros locais paradisíacos nas imediações, como a Ilha de Gozu e a Ilha de Comino ou mergulhar na Lagoa Azul.