Roadtrip pela Andaluzia: de Sevilha a Cádiz ao volante

Top Atlântico / Atualizado a

A Andaluzia é uma das regiões mais encantadoras da nossa vizinha Espanha. Uma zona que guarda cidades fantásticas – como Granada e Córdoba, campos agrícolas onde pode estender o olhar num horizonte sem fim à vista e, claro, onde o flamenco é rei e marca o passo das suas gentes. Apesar de tão perto de Portugal viajar pela Andaluzia é obviamente conhecer mais da cultura espanhola, mas também da árabe, que teve uma enorme influência na região.

Por tantos motivos, neste artigo partimos à viagem de carro pela Andaluzia. No total esta aventura foi pensada para ser feita em 8-10 dias.

1ª Paragem: Sevilha

Roadtrip Andaluzia: Sevilha

Sevilha é uma das principais cidades da Andaluzia e o ponto de partida desta viagem. O centro histórico é bastante rico, como se pode constatar pelos diversos palacetes e casas nobres. Em grande parte deve-se ao facto de a capital da Andaluzia ter sido o principal porto comercial de Espanha na altura da descoberta da América.

Não deixe de visitar a Praça de Espanha, a Catedral, a Torre Giralda e o Alcazár, cujos jardins foram o cenário utilizado para os jardins do Reino de Drone, na famosa série da HBO “Guerra dos Tronos”.

2ª Paragem: Córdoba

Roadtrip Andaluzia: Córdoba

Córdoba é tida como um caso raro (e exemplar) de convivência pacífica entre diversos povos, nomeadamente cristãos, muçulmanos e judeus.

Mas há mais coisas fantásticas nesta cidade. De tão incrível que é, Córdoba é a primeira cidade que possui quatro declarações de Património da Humanidade:

  1. Mesquita-central de Córdoba
  2. Centro Histórico de Córdoba
  3. Os Pátios de Córdoba
  4. Medina Azahara

Todos eles locais de paragem obrigatória, claro está. No entanto, não deixe de conhecer também o Bairro Judeu, a Ponte Romana, a Praça da Corredera, entre muitas outras atrações.

3ª Paragem: Granada

granada

O que dizer de Granada? É deslumbrante! A influência árabe está um pouco por todo o lado, dando-lhe graça e personalidade. O complexo de Alhambra é o maior reflexo dessa presença e, além de Património da Humanidade, é também um dos monumentos mais visitados de toda a Espanha.

Além de Alhambra, desvende o bairro árabe de Albaicín e conheça o miradouro da praça de San Nicólas, onde terá um cenário de sonho para observar a Serra Nevada e a cidade.

4ª Paragem: Málaga

Málaga

Depois de várias paragens mais históricas, Málaga apresenta-se como um perfeito refresco. Localizada junto à costa do Mediterrâneo, é fantástica para relaxar e dar um mergulho. Além do seu lado chill, é uma cidade cosmopolita com uma vibrante cultura contemporânea.

Portanto, não deixe de visitar a casa/museu Picasso (curiosidade, Picasso é natural de Málaga), o Castelo de Gibralfaro e Alcazaba.

5ª Paragem: Caminito del Rey

Caminito del Rey

Depois da paragem para relaxar chega a aventura. Bem-vindo a um dos trilhos mais conhecidos do mundo: o Caminito del Rey. Tem cerca de 7,7km, sendo que 3 desses quilómetros decorrem em passadiços suspensos sobre desfiladeiros. Uma aventura épica, com paisagens incríveis, mas não aconselhado para quem tem vertigens.

6ª Paragem: Ronda

Ronda

Ronda tem uma das vistas mais incríveis e enigmáticas do mundo. A visão da Ponte Nova, no cimo de uma montanha, é de um dramatismo singular. No entanto, vale muito a pena conhecer a cidade para lá da sua ponte. Existem vários miradouros, ruas antigas, palácios senhorias e até banhos árabes.

7ª Paragem: Cádiz

Cádiz

Termine esta viagem num passo mais leve com Cádiz, uma maravilhosa cidade costeira que é, curiosamente, uma das cidades mais antigas da Europa. Não deixe de visitar o centro histórico onde é possível constatar a mistura cultural e de povos que habitaram esta cidade da Andaluzia.

Se for num dia límpido é possível que consiga vislumbrar o continente africano no horizonte.

cidade da Andaluzia

É tempo de voltar à estrada, desta vez de regresso para Portugal. No entanto, se tiver mais dias disponíveis e quiser continuar a explorar a vibrante Andaluzia aproveite também para conhecer os Pueblos Blancos, Sierra Nevada e o Torcal de Antequera.

Acima de tudo divirta-se e aproveite a viagem!