Destinos / Experiências / Férias na Praia

As 5 maiores atrações para se divertir na Jamaica

Share this post

Do arquipélago das Grandes Antilhas, nas Caraíbas, chegam-nos sempre cenários paradisíacos, mas Jamaica tem um encanto especial. A capital Kingston é uma cidade com mansões históricas, jardins e museus, entre eles o Museu de História Natural e, claro, o Museu Bob Marley.

Talvez seja do reggae, das praias de areia branca que contrastam com o verde dos bosques e das montanhas, do café das Blue Mountains ou da gastronomia local, do rum e dos festivais de música que chegam a durar uma semana, dos rastafáris e da forma alegre e descontraída como os jamaicanos vivem, das quedas de água e das piscinas naturais.

Seja do que for, ir à Jamaica é sempre divertido, em especial nas estâncias balneares de Montego Bay, Ocho Rios e Negril, entre outras atrações que tem de conhecer nesta maravilhosa ilha.

Montego Bay

Localizada na costa norte da Jamaica e a noroeste da capital Kingston, Montego Bay ou MoBay como foi apelidada pelos nativos, é a segunda maior cidade da ilha e também a mais turística. Além das conhecidas praias como Walter Fletcher ou Doctor’s Cave Beach, integrada num parque nacional com mais de 12 quilómetros quadrados de recifes de coral, terá uma enorme oferta de festas reggae e atrações com música ao vivo que animam os dias e as noites. Nesta região, sugerimos ainda uma visita à baía de Glistening e Cockpit Country.

QUERO IR A MONTEGO BAY

Negril

Na zona oeste encontramos Negril, uma vila de pescadores e outra das maiores atrações da Jamaica, onde poderá relaxar nas suas praias de águas calmas ou divertir-se à noite nas festas bastante animadas que ocupam essas mesmas praias. Se procura referências para estes locais, pode anotar: Seven Mile Beach (praia de Negril), Long Bay, Bloody Bay Beach. Em tons verdejantes e mais num contexto de parque ecológico, tem o Royal Palm Reserve e o Kool Runnings Water Park.

Para quem não passa umas férias sem mergulhar ou fazer snorkeling em busca de corais e outras espécies marinhas, recomendamos Deep Plane, The Arches e Ballard’s Reef, além do Rick’s Cafe onde é possível mergulhar de um penhasco com mais de 12 metros de altura. Quem se atreve?

Foto: ©Things to do in Jamaica

QUERO IR A NEGRIL

Ocho Rios

Na zona norte da ilha, embora seja uma cidade pequena, Ocho Rios destaca-se pelas praias de águas cristalinas onde poderá descontrair à sombra das palmeiras, pelos parques naturais, as cataratas e as culturas indígenas que poderá aqui descobrir.

Para explorar quedas de água, tem as Island Gully Falls com um poço de água translúcida ou as conhecidas Dunn’s River Falls, com mais de 180 metros em direção ao mar.

Foto: ©Visit Jamaica

Para se aventurar num parque temático cheio de atividades no meio da natureza, tem o Mystic Mountain.

Foto: ©Ceetiz

Para conhecer cavernas interligadas por câmaras e passagens que levam a uma nascente de águas límpidas, recomendamos as Green Grotto Caves.

Foto: ©World Tourism Tips

QUERO IR A OCHO RIOS

Port Royal

Mais do que o cenário do filme “Piratas dos Caraíbas”, Port Royal foi um antigo centro de pirataria, tornando-se um forte ponto de atração na Jamaica. Aliás, em 1999 foi declarado Património Natural da Humanidade pela UNESCO, muito devido às ruínas submersas de grande valor histórico e que convém preservar. Por esta razão, os mergulhos turísticos são permitidos apenas com autorização do governo e algumas das relíquias recuperadas do fundo do mar, encontram-se atualmente no Museu de História e Etnografia em Kingston.

Blue Mountains

A região das Blue Mountains ocupa parte da floresta tropical, mas a fama surge pelo Blue Mountain, o café mais caro do mundo, ou não fosse produzido em altitude numa zona de apenas seis mil hectares. Existem ainda outras variedades menos caras deste café, de aroma forte e intenso, como o High Mountain Supreme e o Prime Washed Jamaican, todos eles considerados puros jamaicanos. Aproveite a viagem para visitar algumas plantações e saborear aquele que é considerado por muitos como o melhor café do mundo.

Como diria Bob Marley, “Sun is shining, the weather is sweet…”. É uma boa altura para viajar até à Jamaica.

QUERO IR À JAMAICA

Artigos relacionados