Dicas para ter um verão perfeito

Top Atlântico / Publicado a
Sob os dias longos e as temperaturas quentes, o verão tem o clima perfeito para viajar, a dois ou em família. O importante é que o faça em segurança e, acima de tudo, tenha umas férias tranquilas. Fique então com algumas dicas que reunimos para ter um verão perfeito.

Evitar surpresas com o passaporte

Caso opte por um destino para o qual seja necessário passaporte, prepare-o alguns meses antes ou verifique se está dentro do prazo, caso já tenha. O mesmo se aplica aos cartões de crédito/débito, relativamente ao prazo e se são aceites no país de destino.

Adquirir o bilhete com antecedência

Adquirir o seu bilhete com antecedência é uma forma de conseguir preços mais simpáticos e de garantir que as datas de ida e volta coincidem com as suas datas. A ideia é organizar as férias de verão sem stress.

“Com a saúde não se brinca”

É uma expressão bastante comum e faz todo o sentido, mais ainda quando se trata de viajar em férias com o objetivo de descansar e desejar que tudo corra bem. Dependendo do destino escolhido, deverá confirmar se é necessário aplicar medidas preventivas como vacinas ou outra medicação. Saiba que a Consulta do Viajante deverá acontecer entre 4 a 6 semanas antes da viagem, podendo consultar o site da Direção-geral da Saúde para saber tudo. Aproveite para consultar a área “Férias e Viagens” onde existem bastantes recomendações gerais. Pode ainda obter o Cartão Europeu de Seguro de Doença através da Segurança Social.

Fazer um seguro de viagem

Já explicámos o porquê de fazer um seguro de viagem, mas voltamos a reforçar o quanto é importante para garantir a cobertura de assistência médica, danos a terceiros, acidentes pessoais ou furto. A maioria dos pacotes turísticos inclui apólice deste seguro.

“Mais vale prevenir que remediar”

Diz a sabedoria popular que “mais vale prevenir que remediar” e não poderíamos estar mais de acordo quando se trata dos bens materiais. Assim, começando pela documentação e os bilhetes da viagem, nada como depositar os originais no cofre do hotel para impossibilitar um eventual extravio. Sobre os pequenos furtos de que os turistas são alvo, evite exibir joias e objetos de valor, assim como ruas pouco frequentadas durante o dia e mal iluminadas durante a noite.

“Todo o cuidado é pouco”

Verão, sol, água. Três elementos que combinam na perfeição com as férias, embora seja existam alguns cuidados a ter. Com o sol, evitar a exposição nas horas de maior calor, usar um protetor solar de fator 50 e ir renovando em cada duas horas, beber bastante água ao longo do dia, recorrer a equipamento que o proteja, como boné, óculos de sol e guarda-sol. Na água, além da atenção redobrada quando existem crianças, certifique-se das boas condições do equipamento usado em atividades aquáticas.

Respeitar os diferentes costumes

Onde quer que vá, seja uma cidade portuguesa ou um novo país, é essencial respeitar os costumes e culturas para umas férias sem percalços. Isso pode passar pela forma de vestir, comportamento, consumo de bebidas alcoólicas e até o simples facto de, em alguns países, conduzir-se de forma diferente.

Saber gerir os imprevistos

Além das precauções a ter e do seguro de viagem, nada como ser facilmente localizado e estar contactável num país estrangeiro em casos de emergência, tais como catástrofes naturais ou acidentes. Basta registar-se na aplicação móvel gratuita Registo Viajante ou através do e-mail gec@mne.pt