9 ideias para escapadinhas de Primavera em Portugal

Joana Santana / Atualizado a

A chegada da primavera traz-nos muitas coisas boas! Em primeiro lugar, a hora muda, os dias tornam-se mais longos e as temperaturas mais quentes. Além disso, são feitos muito mais eventos ao ar livre, as árvores e flores renascem, há cores vibrantes por todo o lado e ouvem-se os pássaros a cantarolar. Na verdade, se fechar os olhos e respirar fundo vai certamente reconhecer o cheiro tão próprio da primavera. Por tudo isto e muito mais, esta é uma estação que deve ser aproveitada ao máximo e, de preferência, fora de casa! Por todo o mundo existem várias cidades que se tornam ainda mais especiais nesta altura do ano, no entanto, para que saia de casa, mas sem ter de ir muito longe, hoje damos-lhe 9 ideias para fazer umas escapadinhas para aproveitar a primavera, sem ter de sair de Portugal. Vamos a isso?

Açores

Uma das imagens de marca dos Açores são, sem dúvida alguma, as flores. Mais propriamente as belas hortênsias! Por isso mesmo, durante a primavera, o verde da vegetação passa a ser pontilhado por coloridas flores que florescem e que dão um encanto adicional a cada uma das 9 ilhas açorianas. Os campos, as encostas, os miradouros, as bermas das estradas. Por todo o lado vai encontrar flores como, por exemplo, hortênsias, azáleas ou camélias. É mesmo um espetáculo incrível de se ver!

Aldeias Históricas

Piodão, Aldeia Histórica, Portuhgal
Piodão

Portugal é um país riquíssimo cheio de património digno de nos deixar orgulhosos. As várias aldeias históricas são um bom exemplo disso. Carregadas de segredos, curiosidades e lendas, explorar estas pequenas – às vezes até remotas – aldeias é ter uma ótima surpresa. Aventure-se a norte ou a sul na descoberta destas típicas aldeias portuguesas. Não se vai desiludir!

Funchal, Madeira

Funhal, Madeira, ideias para escapadinhas de Primavera em Portugal

Nada rima melhor com primavera do que poncha fresquinha! O Funchal e a belíssima Ilha da Madeira esperam por si de braços abertos, com o melhor que a ilha tem para oferecer. Encontrará menos turistas do que no verão e as temperaturas – que até de inverno são boas – vão estar perfeitas para passear, mergulhar e explorar as incríveis levadas que existem por lá.

Passadiços do Paiva, Arouca

Passadiços do Paiva, Arouca

Aproveitar a primavera para explorar os vários passadiços que existem em Portugal é uma excelente opção. Se tiver de escolher apenas um, sugerimos que vá até a maravilhosa cidade de Arouca e explore aquele que é considerado um dos trilhos mais bonitos de Portugal: os Passadiços do Paiva. São 8km (ou 16km se quiser fazer ida e volta) de puro contacto com a natureza. Pelo meio, ainda pode refrescar-se nas águas do rio. Além disso, ao visitar os passadiços pode também aventurar-se a atravessar a famosa ponte suspensa que está a 175 metros de altura.

Resende, Douro Vinhateiro

Resende, Douro VInhateiro, ideias para escapadinhas de Primavera em Portugal

Se setembro é o mês rei na região do Douro Vinhateiro, por causa das vindimas, os meses de primavera também não ficam atrás. Principalmente na cidade de Resende! A primavera traz uma atração imperdível a esta zona: as cerejeiras em flor. Uma paisagem que se torna (ainda mais) encantadora com o rosa e o branco das árvores a ter todo o protagonismo. Existe até a rota das cerejeiras, um trajeto que pode percorrer para que não perca mesmo nenhum pormenor!

Serra da Arrábida, Setúbal-Sesimbra

Serra da Arrábida, Setúbal e Sesimbra

A Serra da Arrábida é, sem dúvida, uma das serras mais bonitas de Portugal. Com várias praias quase paradisíacas, esta serra conta também com um dos miradouros mais icónicos do país. O impressionante azul do mar, lado a lado com o verde intenso da vegetação, cria um cenário quase idílico capaz de nos deixar sem palavras. Num passeio por aqui, desça até ao Portinho da Arrábida, aproveite para dar um mergulho e, no fim, delicie-se com um incrível choco frito num dos maravilhosos restaurantes com vista para o mar.

Mata Nacional do Bussaco, Mealhada

Serra do Bussaco, ideias para escapadinhas de Primavera em Portugal

Na zona centro do país, a maravilhosa Mata Nacional do Bussaco, inserida na Serra do Buçaco, é um daqueles sítios que mais parece saído de um verdadeiro conto de fadas. Com mais de 105 hectares, ao passear por aqui pode ter como companhia mais de 80 espécies de aves. Uma mata com uma grande importância histórica e com um grande património natural e cultural. No final do passeio, pode pernoitar por lá, num palácio nacional que tem serviço de hotel.

Sintra

sintra, portugal

A menos de 1h de Lisboa, a adorável vila de Sintra ganha um toque especial na primavera. Com os raios a iluminar os coloridos monumentos e edifícios e a escapar por entre a vegetação, tudo se torna ainda mais bonito, e claro, romântico. É que Sintra é considerada um dos destinos mais românticos da Europa. Quer saber porquê? Passe por lá e veja com os seus próprios olhos. Uma dica extra: aos domingos e feriados a entrada nos palácios é gratuita para residentes em território nacional.

Tavira, Algarve

Localizada entre o rio e o mar, rodeada de muralhas e carregada de história, Tavira é uma das zonas mais bonitas do nosso amado Algarve. É aqui que também pode encontrar algumas das praias mais tranquilas desta região, estando as melhores na Ilha de Tavira, acessíveis apenas de barco. O Parque Natural da Ria Formosa é uma área protegida que conta com uma grande variedade de vida selvagem, incluindo flamingos, garças e cegonhas. Para os conseguir ver, aproveite a primavera e percorra o trilho da Quinta do Ludo. Descubra também a vegetação única que floresce nesta época do ano percorrendo o trilho da praia do Barril.

Empacote as mantas e guarde os pijamas polares! É hora de aproveitar ao máximo o bom tempo, os dias longos e as cores da natureza. Seja com a família, amigos ou a dois, aproveite a primavera para se divertir, respirar ar puro, fazer umas escapadinhas por Portugal e, acima de tudo, ser muito feliz!