Ano Novo Chinês: conheça as tradições

Joana Santana / Atualizado a

Mesmo que não seja um grande conhecedor sobre a cultura chinesa, de certo que já ouviu falar das celebrações do Ano Novo Chinês.

Realizadas maioritariamente na China, Hong Kong, Macau e Taiwan, as celebrações do Ano Novo Chinês têm-se estendido por outros países do mundo. Em Portugal, por exemplo, algumas cidades celebram este dia em homenagem à comunidade chinesa, como é o caso de Lisboa, em que a chegada do Ano Novo Chinês é sinónimo de algumas atividades, decorações e desfiles.

Quer saber mais sobre o Ano Novo Chinês? Então, viaje connosco nesta leitura onde lhe explicaremos tudo sobre esta celebração típica da China e lhe damos a conhecer as principais tradições que estão associadas.

O que é?

ano novo chinês: conheça as tradições

O Ano Novo Chinês é a maior e mais importante celebração da China! Também conhecido como Novo Ano Lunar ou Festival da Primavera, o Ano Novo Chinês é uma espécie de mistura do nosso Natal com a Passagem de Ano e assinala o início do novo ano segundo o calendário lunar.

A origem

ano novo chinês: conheça as tradições

São várias as teorias sobre a origem deste celebração, no entanto, a lenda que foi ganhando mais força ao longo dos milénios é a que diz respeito a Nian! Nian era um monstro terrível que uma vez por ano, à noite, saía da sua toca para destruir e atacar tudo e todos. Para assustar Nian, nessa noite, os locais começaram a vestir-se de vermelho, a deixar acesas pequenas velas e a espalhar papéis vermelhos pelas ruas. Além disso, reuniam a família e realizavam um jantar muito especial, com medo que fosse a última refeição todos juntos. Ficavam acordados toda a noite a conviver e a falar sobre os acontecimentos do último ano tradição que, atualmente, ainda se mantém.

O horóscopo chinês

horóscopo chinês

Se é fã de astrologia já deve ter ouvido falar do horóscopo chinês! Ao contrário do que estamos habituados, segundo o horóscopo chinês, o signo de cada pessoa é definido pelo ano em que nasceu e não o dia. Todos os signos são animais e, assim, cada Ano Novo Chinês é dedicado a um animal correspondente ao horóscopo. São 12 os animais que fazem parte do horóscopo chinês e são o rato, o boi, o tigre, o coelho, o dragão, a serpente, o cavalo, a cabra, o macaco, o galo, o cão e o porco.

Quando se realiza?

ano novo chinês: conheça as tradições

Como está dependente do calendário lunar, a chegada do Ano Novo Chinês não é fixa, mas está sempre compreendida entre os dias 21 de janeiro e 20 de fevereiro. Na prática, o Ano Novo Chinês começa na 1ª noite de lua nova do ano civil, antes do equinócio da primavera. Tradicionalmente, os festejos duram 16 dias e vão desde a véspera do Ano Novo Chinês até ao Festival de Lanternas.

Como se celebra?

Limpezas

ano novo chinês: conheça as tradições

Para limpar e expulsar a má sorte de dentro de casa, as celebrações do Ano Novo Chinês começam uns dias antes com uma limpeza a fundo das casas! Assim, a casa estará limpa e pronta para receber a sorte que o novo ano trará. Contrariamente, nos primeiros 3 dias do ano novo, ninguém pode varrer a casa, caso contrário estará a varrer a boa sorte.

Decorações

ano novo chinês: conheça as tradições

Além de limpas, as casas também são fortemente decoradas com lanternas e com enfeites vermelhos, onde constam os símbolos Fu e Dui Lian. As ruas e as lojas não são exceção e enchem-se também dos tradicionais enfeites vermelhos.

Oferendas aos ancestrais

ano novo chinês: conheça as tradições

Nesta altura, muitos chineses aproveitam também para visitar as campas dos seus ancestrais, deixando-lhes oferendas de comida. À mesa, na noite de véspera de Ano Novo, colocam também um prato e um copo extra em representação dos que já não podem estar presentes.

Jantar em família

ano novo chinês: conheça as tradições

Tal como é tradicional na noite de consoada de Natal, na véspera de Ano Novo toda a família se reúne para um grande jantar! Várias gerações, familiares vindos de várias pontos do país ou do mundo, todos se juntam para a refeição tradicional! Usufruem de um bom momento em família e dão as boas-vindas ao ano que chega.

Oferta de envelopes vermelhos

envelopes vermelhos tradicionais chineses

O que também não falta nos festejos do novo ano chinês é a oferta de envelopes vermelhos com alguma quantidade de dinheiro. Estes representam o desejo de sorte, vida longa e paz e são oferecidos, principalmente, a crianças e idosos. Atualmente os envelopes são oferecidos também a pessoas que sejam queridas para quem os oferece ou que mereçam por terem prestado algum tipo de serviço.

Fogo de artifício

fogo de artifício

Também semelhante ao que fazemos em noite de passagem de ano, à meia-noite a população sai à rua para ver e lançar fogo-de artifício. O fogo-de artifício celebra a chegada do ano novo e ajuda a afastar o assustador monstro Nian.

Espetáculos de rua

dragão chinês

Além das decorações, as ruas enchem-se de gente, muita música, vários espetáculos que incluem desfiles, danças com os típicos dragões e leões e muita animação. Tudo isto ajudará a trazer prosperidade e sorte ao novo ano!

Qual a comida típica?

comida tradicional chinesa

Ao longo dos 16 dias de festejos são várias as comidas tradicionais que não podem faltar, mas, no grande jantar de véspera de ano novo as gyozas são dos pratos mais importantes, principalmente, no norte do país. Além disso, peixe, crepes de legumes e bolinhas doces de arroz também são reis à mesa. A massa da longevidade também é obrigatória e esta é, nada mais, nada menos, que noodles muito compridos que têm de ser comidos sem ser cortados. Assim, quem os comer sem os cortar terá uma boa e longa vida.

Claro que, atualmente, os chineses usam o mesmo calendário que o resto do mundo para se guiarem enquanto ano civil. No entanto, a celebração do Ano Novo Chinês continua a ser uma bonita e tradicional celebração que cada vez chega a mais partes do mundo e que continua a ser preservada!

Visitar a China é sempre uma experiência única, no entanto, visitá-la durante a temporada das celebrações do ano novo pode não ser uma boa ideia! Imensas atividades, lojas e serviços estão fechados devido as férias e feriados. Além disso, existe uma enorme confusão e correria nos transporte devido às viagens feitas pelos locais para irem encontrar as suas famílias. Essa é uma época completamente dedicada à família e, mesmo que seja incrível vivê-la de perto, poderá acabar por perder muitas das coisas maravilhosas que a China tem para oferecer!

Já está a pensar em que altura pode dar um saltinho até lá? Então, fale connosco, que nós tratamos de tudo!