Todos os segredos para aprender as capitais do mundo em família

Top Atlântico / Atualizado a

A Covid-19 trouxe novos desafios, mas também muitas oportunidades. Aprender algo novo – que sempre quisemos, mas que foi sendo adiado – é uma delas. Certamente, muitos viajantes guardam o secreto desejo de aprender todas as capitais do mundo. Parece complicado e demorado, não é?

aprender as capitais do mundo

Na verdade, existem alguns truques para o ajudar a ser um verdadeiro sabe-tudo. E se tem crianças pequenas aí em casa, melhor ainda. Faça desta aprendizagem um momento divertido em família. Vamos lá começar?

Escreva as capitais à mão

Escreva as capitais à mão

Pode parecer um pouco aborrecido, mas esta técnica ajuda bastante a reter a informação. Além disso, é uma forma de evitar ficar distraído enquanto navega na internet.

Utilize recursos visuais

aprender as capitais do mundo

Imprima um mapa mundo em branco e vá escrevendo o nome das capitais e dos países no local indicado. Faça isto, enquanto consulta outro mapa já preenchido.

Para ajudar a sua memória visual, pinte os países de diferentes cores e/ou desenhe detalhes relacionados com determinado local (alimento, bandeira, objeto).

Depois de totalmente preenchido, pode voltar a repetir este mesmo exercício, mas agora sem consultar (ou tentando consultar o mínimo de vezes possível).

Dê música às capitais

Dê música às capitais

A música é uma ferramenta fantástica para a memória. Não é por acaso que é tão fácil memorizar algumas letras de canções e que muitos professores (principalmente de alunos mais novos) utilizam esta técnica na aprendizagem.

Portanto, se tem filhos pequenos aproveitem e cantem alguma música que todos conheçam, trocando as letras verdadeiras pelas capitais.

Faça um torneio de geografia

aprender as capitais do mundo

Depois dos passos que colocámos acima, é o momento de testar os conhecimentos da família através de uma forma bem divertida: um jogo.

Este jogo pode ser jogado, como já dissemos, em família ou mesmo sozinho.

Escreva o nome de uma capital num cartão e o do país num cartão diferente. Coloque os cartões numa mesa, virados para baixo. Comece a virá-los para tentar acertar. Deixe virados para cima, somente aquele cujo país ou capital tiver acertado. Ao fim de determinado tempo, veja quem tem mais cartões virados para cima ou para baixo.

Leve os seus conhecimentos ainda mais longe

aprender as capitais do mundo em familia

À medida que memoriza mais e mais nomes, procure adicionar outro tipo de conhecimentos sobre esses locais. Por exemplo, Kiribati (sim, Kiribati é um país) é a única nação do mundo que está presente nos 4 hemisférios (norte, sul, este e oeste). Tal acontece porque possui várias pequenas ilhas espalhadas pelo Oceano Pacífico.

Descobrir estes detalhes sobre os países tornam o estudo mais rico e também ajuda na memorização.

O desafio está lançado. Agora é reservar um pouquinho do vosso tempo, todos os dias, para esta divertida tarefa. Uma excelente forma de aproveitar estes dias tão diferentes, não concorda?