10 locais obrigatórios no Centro de Portugal

Top Atlântico / Atualizado a

Em primeiro lugar, ficamos a conhecer 10 locais obrigatórios no Norte e no Alentejo, viajamos de seguida até ao Centro de Portugal. Diz-se que a região tem um país dentro de um país. E, de facto, é uma zona com uma diversidade extraordinária.

Para além disso, a proximidade com diferentes zonas do país (norte e sul) faz com que seja uma localização estratégica e bastante em conta para umas férias.

1 – Coimbra

Coimbra

Antes de tudo, coimbra é fado, estudantes, bairros históricos e uma tradição que se mescla num ambiente jovem e urbano. A antiga capital portuguesa (até 1255) é uma cidade obrigatória dado os seus encantos e raízes profundas com a história de um país.

Não deixe de conhecer a imponente Universidade de Coimbra e de fazer uma longa caminhada no multissensorial Jardim Botânico com cerca 13,5 hectares de área.

2 – Berlengas

Berlengas

Apesar de bastante populares, as Berlengas continuam a ser certamente o destino indicado para quem prefere locais selvagens e tranquilos.

O facto de ser um arquipélago e contar apenas com um hotel e um parque de campismo numa das ilhas (a única habitada). Este local um paraíso natural feito de pequenas praias recortadas entre arribas e água cristalina.

3 – As Aldeias históricas de Portugal

Aldeias históricas de Portugal

Já aqui falámos das 12 Aldeias Históricas, um roteiro pautado por aldeias charmosas que conservam beleza e tradição como poucas. A proximidade geográfica entre muitas das localidades facilita a descoberta, já a beleza faz o resto.

Não deixe de conhecer a impressionante fortaleza de Almeida em formato estrelado ou o Castelo medieval de Monsanto e a vista única que tudo abarca.

4 – Tomar

Tomar

Conhecida como “cidade dos templários”, Tomar soube preservar os seus fantásticos monumentos. Falamos, claro está, do Castelo dos Templários, um importante edifício militar do século XII e Património Mundial da UNESCO.

No entanto, não podemos esquecer também do Convento de Cristo, amalgama de vários estilos arquitetónicos, como românico, gótico ou renascentista. Uma cidade relativamente pequena, mas com um património imensamente rico.

5 – Óbidos

centro de portugal

A sua muralha é um cartão postal por si só, conquistando o público nacional, mas também vários turistas que colocam esta pequena vila no seu mapa. Como dispensa apresentações, aproveitamos para partilhar algumas curiosidades.

Até 1834 Óbidos era conhecida como “presente das rainhas”, pois fazia parte do dote de muitas delas. Por fim, em 2015 foi mesmo considerada pela UNESCO como uma cidade literária.

6 – Nazaré

centro de portugal

Cidade piscatória, encantadora e de antigas tradições marítimas. Desde as mulheres com as suas sete saias, aos barcos que mantém a sua estrutura original, até à tradição de colocar a sardinha e a cavala a secar sob o sol intenso do meio-dia.

A Nazaré é um local intrigante e mágico, com bonitas praias, igrejas e, claro, ondas gigantes. Falar da Nazaré sem mencionar as suas ondas megalómanas que fizeram com que Portugal entrasse para o Guiness com a maior onda surfada do mundo.

7 – Alcobaça

Alcobaça

Alcobaça e o Mosteiro de Alcobaça são indissociáveis. Esta beleza arquitetónica foi eleita uma das 7 Maravilhas de Portugal e é, desde 1989, Património da Humanidade pela UNESCO. É neste monumento, obra prima do gótico, que se encontram os túmulos de Pedro e Inês. Não deixe também de visitar o Jardim do Amor e de subir até ao castelo onde pode ver a cidade por completo, bem como o próprio Mosteiro de Alcobaça.

8 – Leiria

centro de portugal leiria

Apesar de ser um local estratégico – bem no centro de Portugal continental – Leiria continua a ser uma cidade (injustamente) pouco explorada. Comece por conhecer o castelo, local onde a cidade nasceu.

Assim, descubra entre outros locais, a Igreja de São Pedro, um templo românico do século XII. Termine este dia em perfeição com um passeio ao entardecer pelas margens do rio Lis.

9 – Covilhã

centro de portugal covilhã

Falar do Centro de Portugal é falar da Serra da Estrela e, claro, da Covilhã. Contabiliza, portanto, 9 rotas para ficar a conhecer a cidade aprofundadamente, entre elas os roteiros das judiarias e da lã. Igualmente fantástica é a Igreja de Santa Maria, toda ela revestida de azulejos azuis e brancos.

10 – Aldeias de Xisto

Aldeias de Xisto

Em primeiro lugar, tudo nestas aldeias do Centro de Portugal respira ar puro e natureza. Começando pelo seu maior atrativo: as casas em xisto. A pedra que é utilizada é exatamente a que vem da montanha, num ciclo perfeito entre a natureza e o homem. No total são 27 aldeias de xisto, sendo a mais conhecida delas a de Piódão.

Assim, estas aldeias distribuem-se entre diversas serras (Serra da Lousã, Serra do Açor, na zona do rio Zêzere, e quatro junto ao Tejo-Ocreza). Assim sendo, que ao percorrer as diversas localidades irá também encantar-se com beleza natural invejável e praias fluviais que convidam a muitos mergulhos.

Em suma, a região Centro é uma surpresa constante que merece ser mais do que um ponto de passagem. Venha conhecê-la e ver todos os encantos que ela guarda.