5 motivos para visitar a Serra da Estrela

Top Atlântico / Atualizado a

Se pretende desfrutar das suas férias num local calmo, onde a natureza é quem mais ordena, mas onde também saiba que existe uma boa oferta hoteleira, com serviços e restaurantes fantásticos, então a Serra da Estrela pode ser a opção certa.

Serra da Estrela

Confirme tudo neste artigo!

1 – Explorar um cenário de tirar o fôlego

Serra da Estrela

Prepare-se para paisagens impressionantes e muito diversas. Devido às diferenças de altitude, ao longo da serra poderá deslumbrar-se com um cenário agreste nas zonas mais altas e, à medida que desce, encontrar vales glaciares com mais de 20 mil anos.

Na Serra da Estrela a natureza apresenta-se em estado puro, majestosa e pronta a desafiar os nossos sentidos através dos seus desfiladeiros, formações rochosas surpreendentes (algumas com formato de pessoas ou animais), penhascos, rios que nascem na montanha e finalizam o seu percurso em lagos, florestas imensas e 25 lagos glaciares que parecem retirados de um conto fantástico.

2 – Fazer trilhos emocionantes (a pé ou BTT)

trilhos serra da estrela

Não só de desportos de inverno vive a Serra da Estrela. Aqui poderá explorar alguns dos melhores trilhos de Portugal, muitos deles acessíveis a todos, inclusivamente a crianças.

Trilho Rotas do Javali e do Poço do Inferno – Dado que o Trilho da Rota do Poço é curto (2,5km) poderá juntá-lo ao do Javali, perfazendo um total de 14km. Uma magnífica cascata e uma vista soberba sobre Manteigas são alguns dos muitos pontos altos.

Trilho Rota do Vale Glaciar – Um trilho mais exigente (17km), mas belíssimo. Siga sempre junto ao Vale Glaciar até atingir o Covão d’Ametade. Termine no símbolo máximo desta Serra: a Torre. A vista é espetacular!

Trilho Rota das Faias – Se quiser caminhar em família e com crianças este é certamente um dos mais indicados. Vá no outono quando as faias (que dão nome ao trilho) nos presenteiam com múltiplos tons quentes, desde o amarelo ao vermelho.

3 – Mergulhar em praias fluviais

Praia Fluvial da Lapa dos Dinheiros

São várias as opções. A Praia Fluvial da Lapa dos Dinheiros, uma praia de montanha que nos rodeia com os tons verdes. A Praia Fluvial de Loriga, incrustada num vale glaciar, conta com diversos lagos, uns maiores do que outros. As diversas sombras naturais que possui fazem com que também seja um local excelente para um piquenique em família. Por fim, uma sugestão para os mais aventureiros: a Lagoa Serrano. Apenas acessível a pé ou num 4×4, no entanto, o esforço é totalmente recompensado ao chegar a esta praia. É de uma beleza selvagem e intocada, onde reina a calma e a vida animal.

4 – Visitar Três Aldeias Históricas de Portugal: Piódão, Belmonte e Linhares da Beira

Aldeias Históricas de Portugal

Apesar de nenhuma destas aldeias (Piódão, Belmonte e Linhares da Beira) estar localizada em plena Serra da Estrela, a curta distância faz com que esta serra se afigure como um local estratégico para conhecer algumas das mais bonitas (e tradicionais) aldeias portuguesas.

Se ainda não conhece Piódão então visitar esta “aldeia presépio”, dona de um charme invulgar, é certamente obrigatório. O tom escuro das casas, fruto da sua natureza xistosa, contrasta com o azul das janelas e marca o início de um encanto profundo. Já Belmonte e Linhares da Beira impressionam pelos seus castelos no topo de uma colina e pela sua história (ambas fazem parte da rota das Aldeias Históricas Portuguesas).

5 – Desfrutar da gastronomia da região

Nada melhor para terminar do que abrir o apetite com as iguarias da serra. O segredo está na qualidade dos produtos: o inigualável Queijo da Serra, os enchidos, os vinhos, as frutas, o azeite da região. Além destes produtos, não deixe de experimentar o borrego de canastra, o arroz de zimbro, as sardinhas doces de Trancoso e as papas de milho.

Queijo da Serra

Se ficou com vontade de explorar este local fantástico durante as férias de verão, veja as diversas oportunidades que temos no nosso site. Desde alojamentos rurais, a hotéis. Confirme por si ou entre em contacto connosco.