Descobrir o centro de Portugal – Top Paisagens Naturais

Top Atlântico / Atualizado a

O Centro de Portugal reúne alguns dos locais mais bonitos do nosso país. Por aqui já lhe apresentámos algumas das melhores praias fluviais que por lá pode encontrar, mas hoje fizemos uma lista das melhores paisagens naturais para os verdadeiros amantes da natureza. Venha daí porque vai ficar deslumbrado!

Mata Nacional do Buçaco

Mata Nacional do Buçaco

Um dos locais que não pode perder no Centro de Portugal é, sem dúvida alguma, a Mata Nacional do Buçaco. Trata-se de um verdadeiro bosque encantado, onde vai sentir-se em plena ligação com a natureza. Não deixe de passear por dois dos sítios mais especiais da Mata: a Floresta da Relíquia e o Vale dos Fetos. Vai ficar deslumbrado!

Serra do Caramulo

Serra do Caramulo

A Serra do Caramulo tem-se mantido longe dos holofotes, mas a sua beleza, serenidade e misticismo (há quem a visite para prevenir/curar doenças pulmonares) tornam-na desde logo um destino obrigatório para os amantes da natureza. Não deixe de subir ao Caramulinho – o ponto mais alto da serra – de onde, se tiver sorte com a meteorologia, pode conseguir ver a sua vizinha Serra da Estrela. Por lá, pode ainda fazer vários trilhos e atividades radicais organizadas.

Parque Natural da Serra da Estrela

Parque Natural da Serra da Estrela

Seja qual for a estação do ano, a Serra da Estrela é sempre uma ótima opção. A serra mais famosa de Portugal é uma verdadeira ode à natureza e um local com muitos segredos. Um dos mais bonitos é possivelmente o trilho das Faias de São Lourenço que, especialmente no Outono, é um lugar mágico, ganhando uma mescla de cores incríveis. A somar a isso, pode desfrutar de praias fluviais, cenários de cortar o fôlego, e, claro, de uma gastronomia de comer e chorar por mais.

Reserva Natural das Berlengas

Reserva Natural das Berlengas

As Berlengas são um dos patrimónios naturais mais acarinhados do nosso país. Aqui tem a oportunidade de visitar um local de beleza ímpar e de usufruir de uns dias de descanso absoluto. Entre caminhadas, descansar na praia ou fazer mergulho, nem vai dar pelo tempo a passar.

Vila Velha de Ródão

Vila Velha de Ródão

Vila Velha de Ródão tem nas Portas de Ródão o seu ex-libris. E, garantimos-lhe, que é uma paisagem belíssima para ficar a admirar horas a fio. Além disso, esta é a “casa” da maior colónia de grifos em Portugal e vê-los a sobrevoar as águas do Tejo é simplesmente mágico. Aproveite para percorrer alguns dos trilhos e embrenhar-se no meio da natureza – estão bem marcados e são de dificuldade diminuta. Por fim, não deixe de visitar o Castelo do Rei Wamba e conhecer a sua história.

Escolha o sítio que mais gostou e parta à descoberta do nosso Centro.