Destinos / Lifestyle

Conheça algumas das tradições mais populares no Halloween

Share this post

Sabia o Halloween remonta ao século V a.C? Na verdade, iniciou-se numa época em que a passagem de ano era sinónimo de novas colheitas, às quais o povo celta dedicava uma festa como ritual de boa sorte.

Hoje, as tradições ganharam outras formas, mas não deixam de nos surpreender. Vejamos alguns dos rituais que tornam esta data tão animada.

Começamos pelos Estados Unidos, onde o Halloween é comemorado com muita euforia e muita criatividade.

Entre a decoração das casas, as abóboras esculpidas, casas assombradas, fantasias assustadoras e o clássico “doces ou travessuras”, recomendamos uma viagem até Boston, no estado norte-americano de Massachusetts, para viver esta festividade em grande.

No México, o 31 de outubro ganha outra dimensão com a celebração do Dia dos Mortos, reconhecido como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Um pouco à semelhança do Halloween, no México as casas também são decoradas, embora com caveiras, as pessoas vestem as suas melhores fantasias, e os cemitérios são invadidos por um ambiente festivo em homenagem aos entes queridos já falecidos.

Na China, o Halloween chama-se Teng Chieh e as celebrações acontecem durante todo o mês de outubro, quando os budistas acreditam que os “fantasmas” visitam os vivos. O certo é que existe todo um ritual à volta desta crença, desde oferenda de comida, espetáculos de ópera, visitas aos templos e o lançamento na água de barcos de papel iluminados para guiarem os espíritos.

Com origem na Irlanda, durante a época medieval, acreditava-se que seria o início de um novo ano de colheitas, correspondente ao final do verão.

Com o tempo, ficou associada à altura em que os vivos são visitados pelos mortos e assim se criou a tradição de deixar oferendas com velas para ajudar os espíritos a encontrar o caminho de regresso.

Além das fantasias, casas decoradas e fogueiras nas ruas, existe outra superstição. Quem encontrar um anel no Barmbrack, um bolo típico destes festejos, casará em breve. Curioso por participar nesta tradição? Aventure-se numa viagem a Dublin, a capital irlandesa.

Embora tenha tido origem na Irlanda, o Halloween tem-se enraizado de tal forma na cultura e entretenimento de outros países, que se tornou uma festa apreciada por vários países.

É o caso da Alemanha, que na verdade remeteu a sua comemoração para abril sob o nome de Walpurginacht. Um evento onde se juntam bruxos e feiticeiras para uma corrida de vassouras. Aqui está um excelente motivo para visitar Berlim nesta altura do ano.

PESQUISAR DESTINOS ONDE CELEBRAR O HALLOWEEN

Artigos relacionados