República Dominicana: um destino de praia, cultura e aventura

Susana Alves / Atualizado a

Quando pensamos na República Dominicana, temos tendência a imaginar um destino de praia, com grandes resorts. Quando pensamos na República Dominicana, temos tendência a pensar apenas em Punta Cana como destino… Mas a República Dominica, não é apenas isso!

Com excelentes temperaturas durante todo o ano, as tão sonhadas praias paradisíacas e um povo bastante recetivo ao turismo, a República Dominicana é muito mais do que um destino apenas de praia! Vamos descobrir o que pode fazer para além de umas férias de all Inclusive e o que deve adicionar ao seu roteiro?

Santo Domingo

Santo Domingo, República Dominicana

Considerada a capital mais antiga do “Novo Mundo” e classificada Património Mundial da UNESCO, Santo Domingo é uma relíquia da época colonial espanhola. Apenas a 2h30 de distância de Punta Cana, numa viagem feita através de uma autoestrada que liga as duas cidades, aqui pode visitar marcos históricos como a primeira universidade, catedral e hospital do continente americano. Durante o percurso, é possível apreciar paisagens incríveis revestidas de plantações de cana-de-açúcar e de tabaco.

Uma vez em Santo Domingo, visite a zona colonial a pé! Perca-se pelas ruelas que ligam os diversos monumentos, descubra a zona histórica e as várias praças e edifícios icónicos que tem por lá. Quando a barriga começar a dar horas, pare para lanchar um tradicional mangú (puré de banana-pão servido com salame dominicano e queijo frito). Aprecie o modo de vida dos locais, enquanto degusta calmamente esta iguaria típica. Ao final da tarde, vá até o Malécon, um calçadão na zona costeira da cidade, alugue uma bicicleta ou pare simplesmente para usufruir da maravilhosa vista sobre o mar caribenho.

Parque Nacional Los Tres Ojos

Parque Nacional Los Tres Ojos

No caminho entre Punta Cana e Santo Domingo, encontra o maravilhoso Parque Nacional Los Tres Ojos. De paragem obrigatória, este parque é composto por três cavernas impressionantes, rodeadas de vegetação e lagoas azuis. Aventure-se pelos trilhos e descubra este tesouro da República Dominicana.

Isla Catalina

Isla Catalina, República Dominicana

Localizada em pleno mar das Caraíbas, Isla Catalina fica a cerca de 1 hora de catamaran do município de La Romana. Apesar de semelhantes, existem algumas coisas que diferenciam Isla Catalina da tão conhecida Isla Saona. Por um lado, é menos turística, por outro é essencialmente muito apreciada por amantes de snorkeling e de mergulho, uma vez que é rodeada por um recife de corais que abriga uma grande diversidade de fauna marinha.

No percurso de catamaran irá passar pela vila Altos de Chavón, também conhecida como Cidade dos Artistas. Aqui pode admirar as luxuosas mansões que pertencem a diversas celebridades mundiais. Além disso, a determinada altura é feita uma paragem em alto mar, para se aventurar no snorkeling. No final, quando chegar à maravilhosa Isla Catalina, terá à sua espera um delicioso almoço e umas boas horas para relaxar.

Downtown Punta Cana

festa em bar, à noite

Se desejar entrar no verdadeiro espirito dominicano e dar um passinho de dança noite fora, pode sempre pedir um táxi e ir até Punta Cana Downtown! Frequentados tanto por turistas, como por locais, aqui vai encontrar bares de renome, como por exemplo, a famosa discoteca Coco Bongo. Esta zona oferece segurança e apenas paga o que consumir. Deixe-se levar pelo calor dominicano e divirta-se ao ritmo da típica bachata!

San Felipe de Puerto Plata

Teleférico Montanha de Isabel de Torres, San Felipe de Puerto Plata, República Dominicana

Se pretende desfrutar de umas férias de resort, mas ainda assim não dispensa incluir alguma cultura nas suas férias, San Felipe de Puerto Plata é a opção perfeita. Considerada a província mais antiga da costa norte da República Dominicana, San Felipe de Puerto Plata é uma zona menos turística, comparando com Punta Cana. Logo, os valores dos serviços locais são mais baixos e assim pode aproveitar para conhecer melhor o modo de vida deste acolhedor povo.

As praias são extensas, de areia dourada e os resorts oferecem o serviço de tudo incluído! No entanto, pode facilmente deslocar-se até o centro histórico de táxi ou alugar uma viatura onde encontrará edifícios pitorescos da época vitoriana do século XI. Além disso, existe uma grande variedade de atrações turísticas como o Templo de Las Américas, o Parque Nacional e Museu La Isabella ou a Fortaleza de San Filipe. Não deixe de parar no Paseo de Doña Blanca, um dos pontos mais visitados na cidade! Perfeito para tirar fotografias, aqui encontra um cenário todo cor-de-rosa a que ninguém fica indiferente. Suba também até a Montanha de Isabel de Torres, no primeiro e único teleférico das Caraíbas, que liga a cidade à montanha a uma altura de cerca de 800 metros. No topo encontra uma réplica do Cristo Rei e uma paisagem incrível sobre a costa norte!

Aventura e adrenalina de mãos dadas

Se além de muitas horas de banhos de sol e de respirar a cultura dominicana também quer aventura, não pode deixar de visitar as 27 piscinas naturais! Respire fundo e atreva-se a saltar das impressionantes Cascatas de Damajagua! Vá também até Cayo Arena, uma pequena ilha circundada de corais que fica ao largo da Costa de Punta Rucia, onde encontra um verdadeiro paraíso para snorkeling!

Como pode perceber, a República Dominicana é um destino que tem muito mais para oferecer além das belíssimas praias. É verdadeiramente um destino indicado para os procuram cultura, atividades ligadas à natureza, noite animada, um povo amigável e, claro, praias de sonho. Pronto para embarcar numa aventura caribenha e conhecer a fundo a República Dominicana?