Onde estão as águas mais azuis?

Joana Santana / Atualizado a

Muito se fala em cenários de águas azuis! Muito se idealiza sobre paisagens e praias onde azul é a palavra de ordem e nos deixa absolutamente maravilhados. Mas a verdade é, sabe onde poderá encontrar as águas mais azuis do mundo? Não procure mais! Fomos à procura por si e apresentamos-lhe 8 locais espalhados pelo mundo onde a cor da água o deixará boquiaberto.

Lago Peyto, Canadá

Lago Peyto, Canadá, Águas mais azuis do mundo

Localizado no Parque Nacional de Banff, na região de Alberta, no Canadá, o Lago Peyto é conhecido pela sua cor azul-turquesa absolutamente deslumbrante. Este fenómeno dá-se porque este lago é alimentado por águas glaciais das montanhas circundantes, que trazem com elas pequenas partículas de rocha conhecidas como “farinha de rocha”. Do miradouro Bow Summit consegue ter uma vista completamente inesquecível do lago. Além disso, também é possível fazer trilhos e explorar a zona envolvente, conseguindo assim várias perspectivas diferentes desta beleza da natureza.

Ilha Bohey Dulang, Malásia

Ilha Bohey Dulang, Malásia

Pela Malásia, no Bornéu, pode encontrar a Ilha Bohey Dulang e as suas águas azuis perfeitas que imploram por mergulhos! Com um mar assim, imensos recifes de coral e formações rochosas que se erguem em direção ao céu, esta ilha é, naturalmente, um destino muito procurado pelos amantes da natureza e fãs de mergulho e snorkeling. Bohey Dulang tem também uma formação que faz com que o seu pico tenha um formato de coração! Em Tanjung Samadang existe um miradouro que proporciona uma vista panorâmica incrível sobre as maravilhosas águas azuis-turquesa e toda o arquipélago. Por ser uma área protegida, para visitar a Ilha de Bohey Dulang é necessário pagar uma taxa.

Lagoa Azul, Islândia

Lagoa Azul, Islândia, Águas mais azuis do mundo

A Lagoa Azul é uma das atrações mais populares da Islândia! Com uma cor azul quase inacreditável, esta é uma enorme piscina geotermal de água quente e ricas em minerais como sílica, enxofre e zinco. A temperatura da água está entre os 37º e os 40º e promete uma experiência relaxante e muito revigorante a todos que lá entrarem! No fundo do lago é também possível encontrar lama branca -também muito rica em minerais – conhecida por ter propriedades de limpeza e revitalização de pele. Além de tudo isto, a cereja no topo do bolo são, sem dúvida, as maravilhosas paisagens ao redor da lagoa. Com neve durante o inverno ou sol da meia-noite durante o verão, entrar na Lagoa Azul é uma experiência imperdível.

Grande Buraco Azul, Belize

Grande Buraco do Belize

Ao largo da costa do Belize, encontramos uma formação geológica submarina, de cor azul intensa, conhecida como o Grande Buraco Azul. Este buraco é uma das maravilhas naturais mais famosas do mundo e é considerado Património Mundial pela UNESCO. Com cerca de 125 metros de profundidade e 300 metros de diâmetro, conta já com milhares de anos desde a sua formação. Com uma cor azul intensa e rara, que contrasta com as águas turquesa circundantes do Mar do Caribe, este é um destino popular entre mergulhadores. No entanto, apenas é recomendando a mergulhadores realmente experientes, devido à grande profundidade e correntes oceânicas que atingem este buraco.

Lago Bled, Eslovénia

Lago Bled, Eslóvenia, Águas mais azuis do mundo

O Lago Bled é uma das joias naturais mais deslumbrantes da Eslovénia! Com um cenário completamente idílico, com águas cristalinas, uma ilha pitoresca no centro e uma igreja encantadora no cimo da colina, é possível dar um passeio de barco, nadar, alugar uma bicicleta para explorar os arredores ou explorar vários trilhos. Sempre com uma vista magnifica como cenário de fundo! No lago Bled encontra também o Castelo de Bled, com uma fortaleza medieval, um museu sobre a história da região e um restaurante panorâmico. Igualmente incrível como a paisagem, associada a esta zona está também uma deliciosa iguaria típica, o kremšnita, que é nada mais, nada menos do que um bolo com creme de baunilha, chantilly e massa folhada. Nem precisamos de dizer mais nada, pois não?

Parque Nacional de Jiuzhaigou, China

Parque Nacional de Jiuzhaigou, China

Considerado Património Mundial da UNESCO, o Parque Natural de Jiuzhaigou, na China, apresenta aos seus visitantes um cenário deslumbrante de fazer qualquer um ficar sem palavras. Com mais de 100 lagos alimentados pelas águas glaciais das montanhas, aqui poderá encontrar alguns deles de água muito, mas muito azul! Rodeado por árvores, cascatas e várias espécies raras da fauna e flora, o Parque Natural de Jiuzhaigou tem uma beleza natural como poucos. Além dos trilhos, dentro do parque, pode também fazer alguns percursos através de autocarro ou teleférico.

Zanzibar, Tânzania

Zanzibar, Tanzânia, Águas mais azuis do mundo

Não é novidade que algumas das melhores praias do mundo estão no continente africano! Zanzibar, na Tanzânia é um desses exemplos! É que aqui, vai mesmo encontrar praias que são o verdadeiro significado de paraíso e onde consegue ter à sua frente a água azul-turquesa que tanto idealiza. Obviamente, Zanzibar não é só praia e também tem uma grande herança cultural e histórica. A Cidade de Pedra, por exemplo, em Stone Town, é considerada Património Mundial da Unesco. No entanto, as praias são o verdadeiro ex-líbris, de absolutamente maravilhosas que são, com areia branca e fina e água quente.

Rio Celeste, Costa Rica

Rio Celeste, Costa Rica

Com uma cor azul, tão vibrante e forte, que quase parece falsa, o rio Celeste é uma das atrações naturais mais procuradas na Costa Rica. Localizado no Parque Nacional Vulcão Tenorio, esta tonalidade tão fascinante do rio deve-se a um fenómeno natural em que, através da junção de dois rios de água cristalina, mas ricos em enxofre e carbonato de cálcio, faz com que a mistura destas duas substâncias criem uma reação química que reflete a luz de forma especial e dá uma fascinante e intensa cor azul ao rio. Apesar de ser muito procurado, de forma a manter a conservação, o acesso ao parque é controlado e deve ser feito com guias.

Algumas imagens parece-lhe photoshop? Garantimos-lhe que não é! Mas como o melhor é sempre ver, para querer, está na hora de marcar uma viagem a um destes locais e ver com os seus próprios olhos estas maravilhas! Seja entre trilhos, de barco ou com um bom mergulho, divirta-se a conhecer as águas mais azuis do mundo e fique sem palavras perante tamanha beleza.