Top 7 destinos do mundo para snorkeling

Joana Santana / Atualizado a

Entusiastas pelo fundo do mar e pela maravilha que é a vida marinha, este artigo é para vocês! Na verdade, fazer snorkeling deveria ser uma daquelas atividades que todos deveríamos experimentar, nem que fosse uma vez na vida!

melhores destinos do mundo para snorkelling,

Contactar de perto com a vida marinha (em segurança) é, à partida, sempre uma forma incrível de desfrutar ao máximo dos nossos mares e oceanos. Mas essa experiência pode tornar-se verdadeiramente perfeita se tiver as condições ideais todas alinhadas. Águas fabulosas, paisagens incríveis e uma vida marinha bem diversificada é o segredo que tornam estes 7 destinos os melhores no mundo para a prática de snorkeling. Pronto para descobrir quais?

Fernando de Noronha, Brasil

Fernando de Noronha, Brasil

Fernando de Noronha, no nordeste do Brasil, estado de Pernambuco, é uma das mais famosas e bonitas zonas do Brasil! Neste arquipélago encontra praias paradisíacas, águas cristalinas e vida marinha abundante. Estes três ingredientes fazem de Fernando de Noronha um local perfeito para a prática de snorkeling. Com um ecossistema muito bem preservado, aventure-se pelas águas mornas que permitem uma visibilidade de até 40 metros de profundidade, onde é possível avistar tartarugas marinhas, tubarões-limão, tubarões-de-recife e golfinhos-rotadores.

Ilha Lady Elliot, Grande Barreira dos Corais, Austrália

melhores destinos do mundo para snorkelling, Ilha Lady Elliot, Grande Barreira dos Corais, Austrália

Localizada no extremo sul da Grande Barreira dos Corais, na Austrália, Lady Elliot é uma pequena ilha muito bem cuidada e com um altíssimo e rigoroso nível de proteção ambiental. A ilha dedica-se à conservação da vida marinha e à preservação dos seus corais. Aposte no snorkeling para viver uma experiência única ao nadar no meio de peixes coloridos e corais impressionantes, no entanto, sem nunca esquecer de cumprir todas as regras. Veja de perto raias-manta gigantes ou tubarões-leopardo e deixe-se levar pelo encanto que é nadar nesta águas.

Baía de Hanauma, Oahu, Hawaii

Baía de Hanauma, Oahu, Hawaii

Com muitos peixes e enguias coloridas, tartarugas marinhas, corais com mais de 7000 anos e águas calmas e cristalinas, era quase impossível que a Baía de Hanauma, em Oahu, no Hawaii, não fosse considerada um dos melhores destinos do mundo para snorkeling. Com toda uma paisagem igualmente impressionante, as autoridades locais apostam muito na conservação desta baía. Por isso e para que seja possível minimizar o impacto dos turistas no ecossistema, existem algumas restrições à visita desta baía. Em primeiro lugar apenas é permitido um máximo de 3000 visitantes por dia. Além disso, é necessário pagar uma taxa e reservar com bastante antecedência.

Ilhas Raja Ampat, Indonésia

Ilhas Raja Ampat, Indonésia

Conhecida por uma beleza natural absolutamente excecional, todas das mais de 1500 ilhas, ilhotas e recifes do arquipélago de Raja Ampat, na Indonésia, são um paraíso para amantes de snorkeling. Entrar nestas águas é sinónimo de conseguir observar de perto uma variedade gigante de vida marinha. Com milhares de peixes, corais, tartarugas marinhas ou raias-manta, debaixo de água é possível assistir a um verdadeiro festival de cores da natureza.

Praia Tofo, Inhambane, Moçambique

melhores destinos do mundo para snorkelling, Praia Tofo, Inhambane, Moçambique

Água quente, praias de areia branca e vida marinha muito rica! É preciso dizer mais? A praia Tofo, em Inhambane, no sul de Moçambique é um destinos que tem mesmo de visitar se não perde uma boa oportunidade para uma tarde snorkeling. A clareza e qualidade da água permite que a visibilidade dentro de água seja excelente e, por isso, ao seu redor terá para lhe fazer companhia as majestosas raias-manta, tartarugas marinhas, golfinhos, tubarões-baleia, corais em ótimo estado de preservação e milhares de peixes tropicais coloridos.

Praia West Bay e Mary’s Place, Ilha Roatán, Honduras

Praia West Bay e Mary's Place, Ilha Roatán, Honduras

Na Ilha Roatán, nas Honduras, encontramos a praia West Bay e Mary’s Place. Escolhas perfeitas para quem quer apostar no snorkeling! Na praia de West Bay terá a oportunidade de contactar com peixes-papagaio, peixes-borboleta e peixes-anjo, muita cor e uma água de sonho. Já Mary’s Place é uma zona mesmo dedicada à prática de mergulho e de snorkeling onde é possível nadar ao longo das paredes dos recifes, por entre corais e os coloridos peixes que por lá passam.

Baía Abu Dabbab, Marsa Alam, Egipto

melhores destinos do mundo para snorkelling, peixe dugongo, Baía Abu Dabbab, Marsa Alam, Egipto

Admire uma vasta variedade de peixes tropicais e coloridos, corais e tartarugas marinhas nas águas da Baía Abu Dabbab, em Marsa Alam, no Egipto. Aqui as condições para snorkeling são ótimas e estará sempre rodeado por uma paisagem incrível. Além disso, nas águas de Abu Dabbab é possível encontrar uma querida população de Dugongos, uma espécie de mamífero da família do peixe-boi que é, normalmente, carinhosamente apelidado de vaca do mar por gostarem de comer erva. Curioso, não é? Então imagine o que é ver isso bem de perto!

Se fechar os olhos, já se consegue imaginar a desfrutar de um dos vários mares dos 7 destinos que lhe indicámos? Então, não espere mais! Pegue nos óculos e nas barbatanas de snorkeling, prepare a mala e rume (ou nade) para uma experiência que o marcará para sempre.

No entanto, apesar do entusiasmo, não se esqueça que existem regras básicas na prática de snorkeling que devem sempre ser respeitadas! Mantenha-se em segurança e contribua para manter a preservação e a qualidade dos sítios maravilhosos que estará a visitar.

Mergulhamos juntos?