8 razões para fazer um cruzeiro no Nilo

Joana Santana / Atualizado a

Se nunca fez uma viagem ao Egipto, temos duas dicas que queremos partilhar consigo! Em primeiro lugar, fazer um cruzeiro no Nilo é, efetivamente, a melhor forma para conhecer este incrível país. Em segundo lugar, 2023 é o ano ideal para uma ida ao Egipto seja pela primeira vez ou para revisitar.

Este ano, será inaugurado o novo Museu do Cairo onde as maiores preciosidades e relíquias da história e da cultura egípcia podem ser encontradas, incluindo o Túmulo de Tuntankamon que celebra o centenário da sua descoberta. Já considerado a jóia da coroa, este será um dos maiores e mais modernos museus do mundo!

Se está assim a considerar fazer uma daquelas viagens que o marcam para a vida e o destino escolhido é o Egipto, aconselhamos a que embarque num cruzeiro pelo Nilo e vamos explicar-lhe porquê!

É mais prático e confortável

O Egipto é um país enorme e com imensos pontos e templos emblemáticos que devem ser visitados. Fazer essa ligação entre pontos, é bem mais agradável através do Rio Nilo do que de autocarro e, sobretudo, muito mais confortável!

Naturalmente que esta viagem não será num navio de cruzeiro como os que navegam nos grandes mares e oceanos, mas terá todas as condições para uma viagem em segurança, com conforto e tem refeições incluídas com comida internacional e comida típica egípcia. Além disso, como em tudo, existem várias categorias que pode escolher, desde os mais luxuosos aos mais simples. É uma decisão sua!

Normalmente, uma visita ao Egipto inicia-se na capital e termina em Luxor. Assim, antes de embarcar no cruzeiro sugerimos que passe 2 a 3 noites no Cairo, 4 a 5 noites a bordo do cruzeiro e 1 noite em Luxor. Estas noites em terra já estão incluídas no pacote que escolher para o seu cruzeiro no Nilo, pelo que não tem de se preocupar com nada ao longo da viagem.

Experencia a passagem pelo maior rio de África

8 razões para fazer um cruzeiro no nilo

Depois de uma visita pelo Cairo, embarque no navio para iniciar o seu o cruzeiro e prepare-se para o que aí vem! Além das paragens e visitas que fará ao longo do caminho, terá algo de muito especial na travessia: a paisagem que é absolutamente única! Vai navegar nas águas do maior rio de África, que serpenteiam a terra cor de areia com vegetação. O seu navio vai passar bem lado a lado das tradicionais falucas, as embarcações egípcias, que fazem o transporte dos locais que liga uma margem à outra. Vai ser impossível não ficar maravilhado!

Sente a história na pele

8 razões para fazer um cruzeiro no nilo

Por norma, quem opta por uma viagem ao Egito é porque é um amante da cultura egípcia e um curioso pelo universo dos faraós. Ao fazer um cruzeiro no Nilo, verá todo o seu imaginário sobre esta cultura tornar-se real e vai sentir que está a fazer uma verdadeira viagem no tempo, quase como se fizesse parte da história dos antepassados e como se conseguisse presenciar tudo o que lá se passou.

Presencia a imponência das pirâmides

8 razões para fazer um cruzeiro no nilo

experiências que todos deveríamos ter, pelo menos uma vez na vida. Ver de perto uma das 7 maravilhas do mundo antigo, como é o caso das pirâmides de Gizé deve ser, sem dúvida, uma delas! Numa visita ao Egito, as grandes pirâmides de Gizé e a Esfinge são de paragem obrigatória e fazem parte de, praticamente todos, os itinerários dos cruzeiros do Nilo, ocorrendo quando ainda está no Cairo.

Frente-a-frente com as pirâmides, vai sentir-se bem pequenino! Mas contemplar a magnitude, a imponência e o pormenor destas obras feitas há mais de 1000 anos, vai deixá-lo sem palavras. Se quiser entrar dentro das pirâmides é possível! Esta é uma experiência muitas vezes paga à parte, mas que nem todos desejam fazer por receio de se sentirem claustrofóbicos. Seja por dentro ou só por fora, terá uma experiência inesquecível na mesma.

Maravilha-se com a incrível máscara de Tuntankamon

8 razões para fazer um cruzeiro no nilo

Enquanto estiver no Cairo, um dos pontos altos desta viagem é, também, descobrir mais sobre o emblemático faraó Tuntankamon. Numa visita ao Museu do Cairo, terá bem à sua frente a incrível máscara funerária, toda em ouro maciço, incrustada com pormenores de lápis-lazúli e quartzo. Ao lado, estará também o seu impressionante caixão, também todo em ouro, como não poderia deixar de ser. Estas são apenas dois dos mais de 5 mil tesouros que foram encontrados no túmulo de Tuntankamon. Como já lhe dissemos, a descoberta do túmulo ocorreu há 100 anos e é assim, celebrado o 100º aniversário deste importante passo em 2023.

Esclarece toda as curiosidades sobre a cultura e a história Egípcia

8 razões para fazer um cruzeiro no nilo

Se é um apaixonado pela história Egípcia, sem dúvida que a melhor forma de aprender mais sobre este povo é ir até ao Egipto. Vivenciar tudo com os seus próprios olhos, sentir, comunicar com os locais, aprender com os guias. Ao longo do percurso do cruzeiro fará paragens nos mais emblemáticos templos de onde sairá recheado de sabedoria.

Caso o templo de Abu Simbel não esteja incluído no plano do seu cruzeiro, aconselhamos que pague o extra. Uma visita a Abu Simbel valerá cada cêntimo! Ao lado do Templo Nefertiti, este foi um templo mandando construir pelo faraó Ramsés II. Na década de 70, no século XX, devido ao risco de ficar submerso após a criação do lago de Nasser – um dos maiores lagos artificiais do mundo – os templos foram trasladados, bloco a bloco, numa mega operação de forma a levá-los para uma zona mais alta. Além disso, neste templo celebra o Festival do Sol! Este evento acontece exclusivamente, duas vezes ao ano: na data de aniversário de Ramsés II e na data da sua coroação. Assim, todos os anos, a 22 de fevereiro e a 22 de outubro, o interior do templo é iluminado com o nascer do sol.

Um cruzeiro no Nilo é uma viagem de descoberta

8 razões para fazer um cruzeiro no nilo

Esta é, sem dúvida, uma viagem de descoberta! Em primeiro lugar, sobre nós próprios. A imensidão e a magnitude de tudo o que verá certamente que o vai deixar introspetivo. Ao longo deste cruzeiro terá vários momentos em que pode descansar e simplesmente assimilar tudo o que tem visto, visitado e sentido.

Em segundo, naturalmente, sobre uma das civilizações com mais importância na história. Considerado um dos destaques dos cruzeiros pelo Nilo, a visita ao Vale dos Reis e das Rainhas – o cemitério subterrâneo dos faraós e das suas esposas, príncipes, princesas e figuras reais – é uma verdadeira descoberta! Aqui foram encontrados vários túmulos e sarcófagos de faraós como Tutankamon, Ramsés IV, entre outros, quase intactos.

Na visita, descubra pinturas vívidas, observe hieróglifos gloriosos e tente compreender a importância histórica destes túmulos, onde governantes jaziam com tesouros, móveis, comida e até animais de estimação, à espera de entrar no outro mundo.

Vai sentir-se num livro de Agatha Christie

8 razões para fazer um cruzeiro no nilo

Já leu o livro “Morte no Nilo” de Agatha Christie? Se nunca o fez, antes de embarcar será uma boa altura para o fazer ou durante o próprio cruzeiro, para que sinta a história à flor da pele. A trama acontece exatamente durante um cruzeiro no Nilo! As férias de um casal recém-casado são interrompidas quando uma das personagens é encontrada morta a bordo. Um romance policial de o fazer devorar o livro em três tempos, que conta com o cenário desta experiência de sonho que é um cruzeiro no Nilo!

Não há cultura, arte e história igual à do Egipto! Nesta viagem, poderá visitar os mais emblemáticos templos e trazer para casa memórias de uma viagem incrível e única. Vai ver de perto hieróglifos, as gigantes pirâmides, as estátuas dos faraós e deuses, os obeliscos e os imponentes templos. De certo que o marcará para sempre!

O ideal é mesmo que opte por uma viagem de grupo para que seja acompanhado por um guia. Esta será a melhor forma de garantir que descobre mesmo tudo sobre a história e a cultura egípcia!