Experiências / Lifestyle

5 das melhores praias de surf em Portugal

Share this post

Portugal é conhecido e reconhecido pela beleza e diversidade das suas praias. Contudo, com uma extensão de cerca de 950km de costa, há um outro motivo que o coloca nas bocas do mundo: o surf! Com praias e ondas para todo o tipo de surfistas, é indiscutivelmente um dos melhores países europeus para quem gosta desta modalidade, não sendo incomum recebermos visitantes de todo o mundo que querem conhecer este país à beira mar plantado.

Hoje partilhamos consigo 5 dos melhores spots para surfar de Norte a Sul.

Praia de Matosinhos, Porto

Esta praia foi escola para muitos dos atuais surfistas e continua a sê-lo para quem aspira a tal feito. Localizada em Matosinhos, como o próprio nome indica, é considerada uma das melhores da região norte para a modalidade. O mais interessante desta praia é que é um bom spot tanto para quem está a aprender, como para surfistas que já tratam as ondas por tu. Um dos lados da praia, protegido pelo paredão do Porto de Leixões, é bastante atrativo para quem está a começar. Quem aspira a ondas mais altas, só tem que rumar à zona sul, que já nos presenteia com um mar mais selvagem.

Praia do Norte, Nazaré

A região Oeste, todos os anos premiada devido às suas praias, é igualmente conhecida por ter as ondas mais fortes e maiores de Portugal. A Praia do Norte é, indiscutivelmente, a mais conhecida e onde pode, literalmente, surfar grandes ondas. Desde 2011 ganhou uma enorme notoriedade internacional graças aos grandes feitos de Garrett McNamara. Por aqui recomenda-se que só entre na água quem for realmente experiente nestas lides.

Se não é o seu caso, não desanime. Pode assistir ao espetáculo do Miradouro do Suberco, que lhe oferece uma vista panorâmica e totalmente desobstruída do que se passa dentro de água.

Praia de Medão Grande, Peniche

A praia de Medão Grande, tratada carinhosamente por Supertubos (devido ao facto das suas ondas terem um formato tubular), é paragem obrigatória para os amantes de surf. Nesta praia há ondas para todos, mas os famosos supertubos estão reservados aos surfistas que os sabem domar.

Com ondas que podem atingir os 5 metros de altura e palco de uma das etapas do campeonato mundial de surf, este é um dos spots portugueses mais conhecidos internacionalmente e que atrai milhares de turistas todos os anos.

Praia de Carcavelos, Cascais

A praia de Carcavelos dispensa apresentações. Localizada a apenas 15 minutos de carro de Lisboa, esta é a escolha de muitos surfistas que querem começar o dia da melhor forma ou, pelo contrário, terminá-lo em beleza. Aqui vai encontrar vários tipos de ondas e, por isso, é uma das mais concorridas da região. Todos os anos em Outubro realiza-se aqui uma das provas do Billabong Pro, onde normalmente competem alguns dos melhores nomes mundiais da modalidade.

Cascais, Estoril e Costa da Caparica fazem igualmente parte de alguns dos melhores locais para surfar.

Praia do Amado, Lagos

Descendo para sul, a Costa Vicentina está repleta de praias fantásticas para surfar. A Praia do Amado é um dos destinos de eleição e onde pode encontrar ondas incríveis. Além de ser visitada por muitos estrangeiros, é também o local ideal para fazer umas aulas, caso tenha interesse. Existe uma escola de surf situada na praia e que está aberta todo o ano.

Não deixe de passar também pelas praias da Carrapateira, Arrifana e Monte Clérigo. Além de serem algumas das melhores da região, são também muito menos visitadas e proporcionam uma experiência especial não só pela sua beleza, mas pela calma que transmitem.

Ficou com curiosidade de experimentar alguma destas praias? Nunca se aventurou no surf e gostava de ter uma aula de iniciação? Não espere mais. Combine com os seus amigos e/ou família e ponha-se à estrada!

VER PROMOÇÕES E DESCONTOS EM PORTUGAL

Artigos relacionados