À descoberta das 8 serras mais bonitas de Portugal

Top Atlântico / Atualizado a

A precisar de uma pausa no rodopio citadino? Ou simplesmente com vontade de conhecer mais facetas deste país incrível que é Portugal? Neste artigo fique a conhecer algumas das serras mais bonitas de Portugal. Vale mesmo, mesmo, a pena.

Pico Ruivo, um pedaço de céu

Pico Ruivo
Pico Ruivo

Para quem sonha atingir as nuvens o Pico Ruivo pode bem ser o local certo.

Esta deslumbrante montanha da Madeira é o ponto mais alto da ilha (1861 metros) e a paisagem não deixa enganar.

Para mergulhar na natureza nada melhor do que fazer o Trilho da Achada do Teixeira, até ao Pico Ruivo. Este é um percurso bastante acessível que dura em média 1h30. Deixe-se encantar!

Serra da Freita, um mundo perdido pronto a ser encontrado

Serra da Freita
Serra da Freita

A Serra da Freita ainda não anda nas bocas de todos os portugueses, mas a verdade é que é um local mágico e que pouco a pouco começa a derreter corações. As razões estão à vista: o verde vibrante, as quedas de água – nomeadamente a Frecha da Mizarela que é uma das maiores quedas de água da Europa – e as aldeias típicas que se podem encontrar pelo caminho. Por último, conta também com os famoso Passadiços do Paiva que vieram dar uma nova energia a esta serra mágica.

Serra do Marão, uma delicada beleza rochosa

A Serra do Marão fica localizada entre duas bonitas regiões: o Douro Litoral e a região de Trás-os-Montes e Alto Douro. Portanto, no meio de duas zonas tão fantásticas, só poderia sair uma serra igualmente fantástica. Marcada por uma paisagem rochosa e imponente, este local é também fantástico para a prática de observação de aves, como o falcão peregrino, andorinha das rochas, estrelinha-real, melro-azul, entre muitos outros.

Serra do Caramulo, um banho de ar puro

Serra do Caramulo
Serra do Caramulo

Escondida dos holofotes, a Serra do Caramulo conserva a qualidade das suas águas e do seu ar para quem se quer refugiar num paraíso natural. A serra está povoada por aldeias com casas e espigueiros em granito típicos desta região, o que lhe dá um charme muito próprio. Por fim, deixe-se envolver pela natureza através da realização de um trilho, como por exemplo o do Caramulinho, que conta com 8,2km e belas paisagens.

Serra do Gerês, um paraíso protegido

Serra do Gerês
Serra do Gerês

Bem-vindo à segunda maior elevação de Portugal: a magnífica Serra do Gerês. Esta é parte integrante do Parque Natural da Peneda-Gerês, considerado pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera e um dos maiores monumentos de beleza natural de Portugal. Desde termas, cascatas que caem pelas encostas, miradouros de cortar a respiração, trilhos cravados na natureza, o Gerês tem um pouco de tudo e para qualquer altura do ano.

Serra da Arrábida, um postal à beira-mar plantado

Serra da Arrábida
Serra da Arrábida

Não há união mais perfeita entre o verde luxuriante o azul celeste que a que tem lugar na Serra da Arrábida. É muito fácil perder-se pelo encanto desta pérola do Sado. No entanto, além da sua beleza inegável e tantas praias lindíssimas (Galapinhos, Portinho da Arrábida, Coelhos, Figueirinha), a Serra da Arrábida (e o Parque Natural da Arrábida) conta com mais atributos que muitas pessoas ainda desconhecem. Falamos de um convento construído no século XVI, 1.400 espécies vegetais que correspondem a 40% da flora portuguesa e 213 espécies de vertebrados. Para descobrir e encantar-se.

Serra da Estrela, um clássico incontornável

Serra da Estrela

Do ponto mais alto do continente, lá do topo, chega-nos a maravilhosa Serra da Estrela. Mais conhecida pela sua neve que cobre de branco a serra e enche de sorrisos várias famílias, a Serra da Estrela tem opções para outras alturas do ano. E todas elas fantásticas. Aldeias históricas, castelos, lagos, glaciares e, claro, o incontornável Queijo da Serra.

Montanha do Pico, um monumento à grandiosidade

Terminamos com mais um pulo às ilhas, desta vez aos Açores e à sua Ilha do Pico. E, sim, terminamos em grande também. A montanha do Pico, de origem vulcânica, é a mais alta de Portugal, a uma altitude de 2.351 metros. Chegar ao topo da mesma tem tanto de simbólico como desafiante. Se tem uma boa forma física então o nosso conselho é claro: faça este percurso a pé e conquiste o ponto mais alto de Portugal.

Agora que não faltam ideias, junte a família, a cara metade ou vá com o amigo mais próximo desvendar estes maravilhosos locais. Portugal espera mesmo por si.