Mercados de Natal: 6 curiosidades para descobrir

Joana Santana / Atualizado a

O verão acabou! Os dias começam a ficar mais frios, mais escuros e a chuva vai regressando. Ainda só estamos em outubro, mas é inevitável: já começa a cheirar a Natal! Assim sendo, se está a chegar o Natal, o que é que chega com ele? Os incríveis Mercados de Natal, claro está! Descubra as 6 curiosidades.

Mais do que apenas passear, estes Mercados de Natal são ótimos para se inspirar para as decorações lá de casa, assim como para comprar as prendas mais diferentes e originais. Por isso, como Natal não é Natal sem os encantadores mercados dignos de filmes, fizemos-lhe uma seleção de 6 curiosidades para descobrir sobre os Mercados de Natal e prepare a sua próxima viagem de dezembro.

A origem – Como começaram os Mercados de Natal?

Os tão conhecidos Mercados de Natal europeus são também conhecidos como Christkindlmarkt! Com origem na Alemanha e na Áustria, são na verdade uma continuação das históricas feiras medievais que eram realizadas na idade média. Afinal, o propósito continua o mesmo! Vendedores que dão a conhecer, aos que os visitam, o que de melhor produzem, embora agora, tenham uma magia ainda mais especial.

Durante as 4 semanas do advento, são imensas as cidades da Europa que se enchem de mercados. Com uma programação recheada de entretenimento, enquanto passeia, pode encontrar à venda muito artesanato e muita comida e bebida tradicionais de cada cidade, relativas à época natalícia.

Glühwein – A bebida tradicional dos Mercados de Natal

bebida tradicional de natal

Glühwein! Pode ser difícil de pronunciar, mas é muito fácil de beber! Glühwein trata-se de uma mistura de vinho quente com especiarias como canela, cravo e noz-moscada. É uma bebida tradicional de Natal, típica de cidades como a Alemanha, Suíça, Holanda e França. Inegavelmente, vai poder encontrá-la em qualquer um dos mercados tradicionais de Natal da Europa e todos os visitantes devem experimentá-la, pelo menos, uma vez. Uma dica? Nestas cidades está muito frio, então, delicie-se com esta bebida e use a desculpa de que está apenas a tentar aquecer!

Küssnachter Klausjagen – A caça ao Pai Natal

Leu bem! Quer dizer, quando ao sotaque que usou para a palavra original, não podemos dar-lhe certezas, mas quanto à parte de caçar o Pai Natal, é mesmo a tradução desta celebração! Já é sabido que, pelo mundo, existem tradições de natal muito curiosas. Esta não é exceção! O Klausjagen é uma cerimónia na cidade de Küssnacht, na Suíça, realizada no dia de S.Nicolau e é uma procissão que leva milhares de pessoas às ruas. À noite, divididas por grupos, as gentes da pequena vila desfilam, ao som de sinos e canhões. Com roupas de pastores e chapéus, com lanternas de papel ou vestidos de Pai Natal, andam pelas ruas com o objetivo de expulsar e assustar os espíritos do mal. Se for dar um saltinho a Küssnacht, neste dia, não é mal pensado levar tampões de ouvidos, uma vez que este é um evento muito barulhento.

Lebkuchen – Os doces que não faltam nos Mercados de Natal

Lebkuchen, as bolachas típicas do Natal

Se já cá falámos da bebida tradicional destes mercadinhos, agora é a vez da comida! Neste caso, falamos das Lebkuchen, as bolachas típicas do Natal. Tradição em países como Alemanha, Suíça, Áustria e Bélgica, já que são associadas a países europeus com invernos rigorosos, é um doce com origem na Idade Média. Adotando cada vez mais formatos diferentes, apesar das várias especiarias que leva, o destaque principal vai para o sabor a gengibre. Ao visitar os Mercados de Natal vai eventualmente encontrar dezenas de versões e formatos. Contudo, tenha cuidado, não se encha de Lebkuchens e guarde espaço para as rabanadas que vai atacar quando regressar a Portugal.

Zwetschgenmännle – Os bonecos de ameixa que dão sorte

Zwetschgenmännle – Os bonecos de ameixa que dão sorte

Os zwetschgenmännle são nada mais nada menos que pequenos bonecos, entre os 9 e os 22cm, feitos de… ameixa seca. São figuras amorosas que fazem parte da tradição de qualquer mercado de Natal e pode encontrar à venda mais de 350 estilos. Tudo feito à mão, recriam profissões, hobbies e características típicas. O corpo é feito de ameixa-seca e a cabeça é uma casca de noz, onde é pintada uma carinha. Reza a lenda que estas estatuetas dão sorte! Como diz o ditado “com um homem de ameixa em casa, o dinheiro e a felicidade irão ficar também”. Não sabemos se é verdade, mas não custa tentar, certo?

Elétricos iluminados – Um passeio ainda mais brilhante

Elétricos iluminados

Todos os anos, no mês de dezembro, Budapeste fica ainda mais bonito! Para fazer “pandã” com as decorações de Natal e os mercados, alguns elétricos são decorados com milhares de luzes LED. Esta decoração ambulante, cria um efeito verdadeiramente mágico para quem está lá dentro ou para quem os vê passar na rua. Sem passarem despercebidos, ao circularem, estes elétricos espalham ainda mais o espírito natalício pela cidade e criam um efeito visual arrebatador.

Se já só lhe apetece ir buscar as decorações de Natal, acalme a ansiedade ao organizar já a sua visita aos Mercados de Natal deste ano. Se não sabe por onde escolher, veja o nosso Top 8 Cidades para mercados de Natal. Como nem só lá fora se fazem bons Mercados de Natal, não se esqueça de incluir na sua lista também os de Lisboa. Dezembro chega num piscar de olhos, por isso, não se distraía e comece já a preparar tudo!