Dicas para viajar com o seu amigo de 4 patas

Joana Santana / Atualizado a

Se os nossos amigos de 4 patas fazem parte da família, porquê não levá-los consigo nas suas férias? Viajar com os nossos animais de estimação não tem de ser um bicho de sete cabeças e pode ser uma experiência verdadeiramente inesquecível! Veja as nossas dicas de como viajar com animais e prepare-se para sentir uma felicidade ainda maior, durante as suas férias, graças à companhia dos seus patudos.

Organize bem a viagem

dicas para viajar com animais

Antes de tudo, tenha a viagem muito bem organizada! Garanta que o alojamento onde vai ficar é realmente pet friendly e que não há nenhum problema em fazer-se acompanhar do seu fiel companheiro. Caso seja uma longa viagem de carro, ao definir o roteiro, não se esqueça de contemplar várias paragens ao longo do percurso. Se necessitar andar de outros transportes que não apenas o seu carro, informe-se bem sobre todas as regras e eventuais custos que possam estar associados. Se sair do país, verifique a legislação local e tenha a certeza que irá cumprir todos os requisitos.

Prepare o seu animal para a viagem

dicas para viajar com animais

Para garantir que o seu companheiro está em ótima forma para também desfrutar das férias, leve-o ao veterinário e faça um check-up para perceber se não há nenhum problema de saúde que possa ser um impedimento aos dias fora. Se ainda não o fez, aproveite e peça também ao médico veterinário para que coloque um chip no seu animal! Além disso, personalize a coleira dele com o seu contacto telefónico ou coloque também um dispositivo de tracking GPS. Assim, se por algum motivo o perder de vista, vai ser muito mais fácil voltar a encontrá-lo. Horas antes da viagem, se possível, dê um grande passeio com ele e brinque muito para que fique cansado e descanse durante grande parte do tempo da viagem.

No carro, mantenha-o em segurança

dicas para viajar com animais

Se o seu amiguinho enjoar em viagens, algumas horas antes, retire-lhe a comida para evitar que fique enjoado e acabe por vomitar. Tente ter uma temperatura agradável dentro do carro e, naturalmente, nunca o deixe sozinho dentro do carro, principalmente em dias e horas de muito calor. Se o seu companheiro de 4 patas for um cão, utilize o cinto de segurança adaptado para animais para garantir que este também segue em segurança e que até pode ir à janela sem incidentes. Se preferir levá-lo na caixa de transporte ou se for um outro animal que não seja possível o uso de cinto, tenha o cuidado de escolher uma caixa minimamente confortável, com espaço suficiente para que o animal se consiga mexer.

Leve todos os documentos do animal

dicas para viajar com animais

Tal como nos humanos, incidentes inesperados podem sempre acontecer! Por isso, ao viajar leve consigo todos os documentos fundamentais do seu animal, bem como informações médicas importantes caso o seu animal tenha alguma patologia específica. Se sair do país, perceba se há algum documento extra que deva levar consigo.

Crie um espaço familiar

Quer seja no meio do transporte, quer no destino final, tente sempre criar um ambiente familiar ao seu amigo de 4 patas para ajudar a reduzir o impacto da mudança durante aqueles dias. Leve os brinquedos preferidos do animal, se possível até a cama onde ele costuma dormir. Faça-se também acompanhar por alguma manta ou peça de roupa com o seu cheiro que o faça lembrar-se de casa e sentir-se mais seguro. Se possível, tente manter algumas rotinas como os horários dos passeios higiénicos e, acima de tudo, dê muito amor e atenção ao seu animal.

Não há que ter receio! Viajar com o seu animal pode ser absolutamente incrível!

Com calma, organize tudo atempadamente e verá que vai ser uma experiência que quererá repetir várias vezes. Se precisar de ajuda, os nossos especialistas estarão sempre disponíveis para aconselhar qual o melhor alojamento para si e para o seu patudo e sempre com as melhores dicas de como viajar com animais.