Mudança da hora: 4 dicas para lidar com a transição

Joana Santana / Atualizado a

Com o final do mês de outubro, chega também a mudança da hora! Boas notícias para uns, péssima para outros, mas, a verdade, é que todos sentimos em nós os efeitos dessa mudança. Os dias tornam-se mais curtos e é menos uma hora no relógio! Esta alteração pode perturbar o sono e o normal funcionamento do organismo, principalmente, o humor.

Mas porque é que isto acontece? Os humanos e outros mamíferos são guiados por ritmos circadianos, que são ciclos de 24 horas que regulam o sono e outras funções corporais importantes. Ao mexermos com os ponteiros do relógio, provocamos também uma alteração no nosso sistema biológico.

A alteração que o corpo vai sentir é algo muito semelhante ao que acreditamos que já tenha experienciado. Consegue adivinhar do que estamos a falar? Do jetlag, é claro! Como neste caso não se trata de uma viagem e não tem mesmo como evitar a mudança da hora, deixamos-lhe 4 dicas para minimizar os efeitos desta transição.

Prepare o corpo e a sua rotina de sono

mudança da hora: 4 dicas para lidar com a transição

É muito importante que, no seu dia-a-dia, adote uma rotina de sono consistente. Deitar e acordar todos os dias, incluindo ao fim-de-semana, à mesma hora é muito benéfico para a saúde e para a qualidade do nosso sono. Nos dias antecedentes à mudança da hora, acorde, todos os dias, entre 10 a 15 minutos mais cedo para ajudar a reajustar o corpo e o ciclo circadiano progressivamente.

Aproveite a luz solar

mudança da hora: 4 dicas para lidar com a transição

Os dias tornam-se mais curtos, mas haverá sempre períodos de luz natural. Aproveite-os o máximo que conseguir! A luz do dia é muito importante para o nosso humor e para a nossa saúde. Quando escurece, o cérebro começa a libertar melatonina – a hormona que nos deixa sonolentos; do mesmo modo, quando está mais claro, o fornecimento de melatonina é interrompido. Conseguir usufruir da luz natural do dia, fá-lo-á sentir-se mais desperto, produtivo e mais bem humorado.

Faça exercício físico

mudança da hora: 4 dicas para lidar com a transição

A importância do exercício físico é inquestionável, seja qual for a altura do ano! Afinal, são imensas as vantagens que traz para a nossa saúde e, na mudança da hora, não é exceção. Vários estudos afirmam que pessoas com um estilo de vida mais ativo, conseguem adaptar-se melhor à mudança da hora. Além disso, a prática de exercício físico regular é extremamente benéfica para a nossa saúde mental, que também é afetada com a mudança da hora.

Não estimule o corpo antes de dormir

mudança da hora: 4 dicas para lidar com a transição

Se por um lado acabámos de lhe dizer para se exercitar, agora deixamos-lhe uma nota: não o faço duas horas antes de ir dormir. O corpo vai estar muito ativo e pode prejudicar a qualidade do seu sono. Além disso, evite jantares pesados. Bebidas com cafeína ou estimulantes, álcool, tabaco, luzes de ecrãs como televisão, computador ou telemóvel, uma hora antes de dormir, também afetam negativamente a qualidade do sono.

Apesar de todas estas mudanças e dicas há ainda algo que pode fazer: viajar! Viajar é uma das maiores fontes de serotonina, também conhecida com a hormona da felicidade que equilibra o nosso corpo, mente e espírito. Assim, não deixe a mudança da hora e o tempo mais frio trancá-lo em casa!

Novembro e dezembro trazem com eles feriados! Por isso, com o que resta dos feriados de 2022, faça uma escapadinha. Ou se é daqueles que simplesmente abomina o frio e a chuva, fuja para uma das nossas sugestões de top 5 destinos para umas férias de calor no inverno. Por outro lado, se até adora o inverno e já lhe cheira a natal, comece já a programar uma visita aos mercados de natal.

Seja qual for a razão ou o destino, cuide de si e da sua saúde, tente fazer a melhor adaptação ao horário de inverno e viaje e aproveite muito, sempre que puder!