Experiências / Viagens Baratas

Conheça 3 tradições da Páscoa na ilha da Madeira

Share this post

As tradições levam-nos até às memórias dos antepassados, fazendo-nos reviver práticas culturais e religiosas que fazem parte da nossa história. Celebrar a Páscoa é dar continuidade a esses costumes e também uma excelente oportunidade de conhecer as tradições na ilha da Madeira, eleita “Melhor Destino Insular do Mundo em 2017 e nos dois anos anteriores pelos World Travel Awards.

Entre as várias tradições que tornam a Páscoa na Madeira num acontecimento especial, nomeámos aquelas que decerto gostará de experimentar com a população local, aproveitando para viajar até à “Pérola do Atlântico” onde a primavera começa a dar ares da sua graça nesta altura do ano.

QUARESMA

Na Madeira, durante a Quaresma ou a Semana Santa em que são feitos os preparativos para o Domingo de Páscoa, joga-se o “Balamento”. Trata-se de um jogo tradicional desta época festiva entre duas pessoas, sejam adultos ou crianças. Assim, ao longo de alguns dias, cada participante tenta ser o primeiro a dizer a palavra “balamento” nos encontros diários previamente combinados entre ambos.

Sempre que um participante é mais rápido que o outro, ganha um ponto. No final, que será na Sexta-feria Santa, ganha quem tiver conseguido reunir mais pontos. O derrotado terá de oferecer um prémio ao vencedor, sendo por norma composto por torrões de açúcar, muito típico da Madeira, amêndoas doces ou ovos da Páscoa.

SEXTA-FEIRA SANTA

Se, há muitos anos, na Sexta-feira Santa que antecede o Domingo de Páscoa, era proibido ouvir música, ver televisão ou até mesmo varrer a casa por respeito à morte de Jesus Cristo, atualmente isso já não acontece. Aliás, uns dias antes da Páscoa os habitantes costumam limpar as suas casas para serem abençoadas pelo padre local na passagem da Visita do Espírito Santo, que é feita durante a Semana Santa.

Ainda na Sexta-feira Santa é habitual assistir-se à missa e alguns concelhos da ilha retratam o sofrimento de Jesus nas vilas ao encenar a crucificação em forma de desfile, como é o caso de Câmara de Lobos.

Foto: Município de Câmara de Lobos

DOMINGO DE PÁSCOA

No Domingo de Páscoa, considerado o dia mais importante das comemorações, as pessoas assistem às cerimónias religiosas, como as procissões e a ida à missa, além das refeições servidas em casa de alguns moradores e partilhadas por todos, tal e qual uma grande família. O prato típico é o Cabrito assado e nunca falta um bom vinho tinto, ou sumo para os mais novos. O ambiente é de partilha, convívio e euforia contagiantes, sendo que o ritual conta com a participação dos locais e também dos visitantes, que se juntam para fazer parte de uma história com alguns séculos.

Nestas férias da Páscoa, traga a família e junte-se às gentes da ilha da Madeira para uma experiência que irá recordar no futuro com carinho.

PROGRAMAS NA ILHA DA MADEIRA

Artigos relacionados