Açores: 9 ilhas para visitar todo o ano

Joana Santana / Atualizado a

O encantador arquipélago dos Açores é um daqueles destinos que é perfeito em qualquer altura do ano! É até comum ouvir-se a velha frase de que, nos Açores, é possível presenciar as quatros estações do ano, num dia só. A verdade é que este paraíso português tem 9 ilhas fantásticas com uma beleza natural sem igual! Vamos conhecer um pouco mais de cada uma destas ilhas açorianas?

Corvo

Ilha do Corvo, Portugal

A Ilha do Corvo é a mais pequena e mais remota ilha do arquipélago, mas é um verdadeiro tesouro! Grande parte da ilha é classificada como reserva natural. Por isso, os seus ecossistemas únicos e habitats naturais estão extremamente bem preservados. O ambiente selvagem intocado e a paz e tranquilidade que sente no ar, faz com que o Corvo proporcione uma experiência autêntica de contacto com a natureza a quem por lá passe. O caldeirão – uma cratera vulcânica tomada pela mãe natureza e com várias lagoas – é a principal atração da ilha onde encontra também uma lagoa no centro!

Faial

Ilha do Faial, Portugal

Conhecida como a ilha azul, o Faial é uma pérola no meio Atlântico! Localizado onde em tempos foi um vulcão, o Faial é um destino que combina a beleza natural do seu cenário vulcânico, com o azul cristalino do mar e as coloridas hortênsias que ponteiam a paisagem. A marina da cidade da Horta é uma referência para velejadores de todo o mundo e são várias as praias de areia preta e os miradouros com vistas de tirar o fôlego que pode encontrar. O ex-libris da ilha o local da erupção do Vulcão dos Capelinhos! Pela caldeira, uma enorme cratera vulcânica, pode fazer trilhos e respirar natureza a cada passo que dê.

Flores

Ilha das Flores, Portugal

Considerada por muitos a ilha mais bonita dos Açores, a ilha das Flores é, como o próprio nome indica, decorada por muitas… flores! Apelidada de “Jardim do Atlântico”, são também várias as cascatas, lagoas, poços e piscinas naturais que são de paragem obrigatória e que imploram por mergulhos. Com um terreno montanhoso, a ilha caracteriza-se também por ter várias ravinas e falésias gigantes. Além de tudo isto, esta ilha é também perfeita para observação de aves!

Graciosa

Ilha Graciosa, Portugal

A Graciosa ou ilha branca, como também é chamada, é um reflexo perfeito da calma e da beleza que se encontra no arquipélago. Pela ilha pode encontrar vários moinhos de vento tradicionais que dão um toque ainda mais charmoso à paisagem. No entanto, na Graciosa, nem só ao de cima terá coisas para explorar! A Furna do Enxofre, por exemplo, é uma cavidade vulcânica com o teto naturalmente em formato de abóbada por onde pode percorrer um túnel e encontrar um incrível lago interior.

Pico

Ilha do Pico, Portugal

Se há algo que marca a imagem da maravilhosa ilha do Pico é, sem dúvida, a majestosa montanha que dá o nome à ilha! A Montanha do Pico é a montanha mais alta de Portugal e do topo, além de uma vista fascinante, é possível ver as ilhas vizinhas. Para mais vistas incríveis existem também vários miradouros pela ilha, como por exemplo, o miradouro Terra do Pão. Além disso, o Pico é também famoso pelas suas paisagens vinícolas, com vinhas que foram consideradas Património Mundial da UNESCO.

Santa Maria

Ilhas para visitar todo o ano: Santa Maria, Açores, Portugal

Dourado, verde e azul são as cores que melhor definem a ilha de Santa Maria! Praias de areia dourada, várias baías de água azul e muito verde vindo da natureza. Cercada por falésias, encontra uma das mais bonitas e populares baías da ilha: a Baía de São Lourenço. A Reserva Florestal de Recreio do Monte das Flores é também muito procurada e é uma área perfeita para respirar natureza e fazer uma pausa a contemplar tudo à sua volta enquanto faz, por exemplo, um piquenique.

São Jorge

Ilhas para visitar todo o ano: São Jorge, Açores, Portugal

São Jorge brinda quem por lá passa com impressionantes falésias, uma costa quase vertical e várias piscinas naturais. As fajãs são o ponto chave da ilha onde pode encontrar lagoas e até fazer surf! O Pico da Esperança é o ponto mais alto da ilha, de onde tem uma vista arrebatadora de São Jorge e até das vizinhas Pico e Faial. Já o queijo de São Jorge é o produto mais emblemático da ilha! Com um sabor forte e uma textura única é, sem dúvida, de comer e chorar por mais.

São Miguel

Ilhas para visitar todo o ano: São Miguel, Açores, Portugal

A maior e mais conhecida ilha do arquipélago é São Miguel! Com pastagens infinitas, a cor verde é sem dúvida a cor predominante de São Miguel, para cada canto que olhe. Por isso, é também normal que comumente seja apelidada de ilha Verde! As furnas são pontos obrigatórios de passagem! Por um lado, tem as fontes termais de água quente, onde pode ir a banhos relaxantes no meio da natureza. Por outro lado, tem o famoso cozido que é confeccionado nas caldeiras termais e que tem um sabor verdadeiramente único. As lagoas vulcânicas e os miradouros são também pontos a não perder em São Miguel, como por exemplo, a Lagoa das Sete Cidades e o Miradouro da Vista do Rei.

Terceira

Ilha Terceira, Portugal

A Ilha Terceira, tal como as restantes 8 ilhas açorianas, tem uma beleza desmedida capaz de encantar qualquer um. A cidade de Angra do Heroísmo é a capital da ilha e o seu centro histórico é Património Mundial da UNESCO. Uma das atrações geológicas mais notáveis não só dos Açores, mas também de Portugal, é o Algar do Carvão. Com uma abertura impressionante, este é uma gruta vulcânica com um interior repleto de formações rochosas únicas. As lagoas, a serra, as praias, as piscinas naturais ou até mesmo os edifícios históricos completam a beleza da ilha e transformam-na num destino a não perder.

Não existem motivos para não visitar os Açores! Com um conjunto de 9 ilhas super completas e verdadeiramente bonitas, o arquipélago está repleto de atividades e atrações que não pode perder. O clima temperado com temperaturas moderadas durante todo o ano é um plus e a ótima gastronomia é a cereja no topo do bolo.

Porque o que é português é (muito) bom, quando estiver a pensar na sua próxima viagem não se esqueça de considerar qualquer uma das ilhas dos Açores, seja em qualquer altura do ano for!