Ilhas Fiji: 6 dicas secretas que nunca lhe contaram

Joana Santana / Atualizado a

As Ilhas Fiji estão localizadas na Oceânia, mais propriamente na zona da Melanésia, a nordeste da Austrália, e caracterizam-se por serem um destino relativamente económico atendendo aos padrões das restantes ilhas do Pacífico.

Se pretende visitar as Fiji, seja para uma escapadinha romântica, uma fuga cheia de aventura ou apenas descansar numa praia paradisíaca, saiba que este arquipélago é composto por 333 ilhas e é o local ideal para umas férias de sonho.

No entanto, a questão que se impõe é: será que sabe os melhores sítios a visitar e as melhores atividades para fazer? É que hoje, vamos partilhar consigo 6 dicas sobre as Ilhas Fiji que nunca lhe contaram! Preparado?

Por onde começar

Ilhas Fiji

Partindo da capital Suva até à cidade turística de Nadi, pode optar por visitar a costa de coral, mas não pode regressar sem uma visita obrigatória às ilhas Yasawa, com as suas praias de águas cristalinas. Passar um dia no ambiente festivo das ilhas Mamanucas também é fundamental! Não se esqueça: uma viagem às Fiji é um prazer para ser desfrutado em ritmo beeeem lento. A não ser, claro, que queira fazer trekking, mergulhar ou praticar surf, mas aí, já é outra história!

Visite a praia Natadola

praia natadola, Ilhas Fiji

Situada na maior ilha das Fiji – Viti Levu, a praia de Natadola é uma deslumbrante praia semisselvagem, banhada por águas azul-turquesa cintilantes. Conhecida pela imaculada areia branca e uma vegetação luxuriante digna de um cartão postal, tem a vantagem de nunca estar lotada. Aqui, pode facilmente encontrar um local tranquilo e intocado pelo homem a qualquer hora do dia. Tem ótimas condições para a prática de mergulho, surf, snorkeling ou simplesmente aproveitar para relaxar ao sol, dar um passeio a cavalo ou almoçar num dos resorts à beira-mar.  

Passe pela Vila Veisabasaba e participe na cerimónia do Kava

bebida kava, Ilhas Fiji

Ao viajar para as Fiji, é imprescindível que visite uma aldeia local e participe na cerimónia do Kava. Esta cerimónia realiza-se há pelo menos 3 mil anos e começa com a prova de uma bebida extraída do kava. O kava é uma planta indígena, da família da pimenta, encontrada em exclusivo no Pacífico Ocidental, da qual se utiliza apenas a raiz da planta para confeccionar esta bebida típica. A raíz é cortada e moída em pequenos pedaços até que vire pó! O pó é misturado em água fresca, é filtrado e perfeitamente seguro para beber. Ao ingerir irá sentir de imediato um efeito relaxante. A cerimónia segue com apresentações musicais e danças tradicionais, tornando-se num ritual imperdível de entretenimento que lhe dará uma visão da vida quotidiana de uma aldeia local, bem como as ricas tradições culturais fijianas.

Mergulhe com tubarões na reserva marinha

Mergulhe com tubarões na reserva marinha das Ilhas Fiji

Acima de tudo, as Ilhas Fiji são conhecidas pela sua vida subaquática, recifes de corais moles e fascinantes locais de mergulho! Mergulhar com tubarões é, sem dúvida, uma aventura cheia de adrenalina e uma experiência totalmente inesquecível. Mergulhadores mais experientes e entusiastas de tubarões consideram as Ilhas Fiji como um dos melhores lugares do mundo para este tipo de mergulho, por isso, se está pelas Fiji, tem de aproveitar! A excursão parte em direção à Lagoa de Beqa, que é frequentada por cerca de oito espécies diferentes de tubarões. Certifique-se que na bagagem leva – além de alguma coragem – uma câmara subaquática para capturar estes incríveis momentos de perto.

Aventure-se no zipline e explore as cavernas de calcário

Aventure-se no zipline e explore as cavernas de calcário
Photo by Fiji Travel

Para os amantes de adrenalina, um passeio na maior tirolesa do Pacífico Sul é uma das melhores atividades para fazer durante a temporada nas Ilhas Fiji. Para isso, é obrigatório passar pelo menos um dia na Ilha de Veti Levu, apenas a 35 minutos de Nadi. Esta é uma aventura adequada para todas as idades, sendo ideal para toda a família. São 5km de tirolesas, entrelaçadas em cenários selvagens verdadeiramente espetaculares, que oferecem velocidades arrepiantes de cortar a respiração! Comece a sua aventura na parte superior da montanha, onde terá uma visão de 360º. Encante-se com os diferentes ecossistemas, a passagem pela floresta tropical, as vistas deslumbrantes para o oceano e com as várias paisagens ao longo do percurso. Termine o passeio a explorar deslumbrantes cavernas de calcário.

Visite o Parque Nacional de Sigatoka Sand Dunes

Sigatoka Sand Dunes National Park
Photo by Sigatoka Sand Dunes National Park

O Parque Nacional Sigatoka Sand Dunes está localizado na ilha de Viti Levu, próximo da foz do Rio Sigatoka. Este parque abrange uma área de apenas 1,77km quadrados, tornando-o num dos menores parques nacionais do mundo. Apesar disso, tem uma enorme importância ecológica e arqueológica, uma vez que fornece uma importante barreira entre o oceano e as comunidades locais que estão abaixo do nível da água ajudando a protegê-las. As dunas de areia de Sigatoka são Património Mundial da UNESCO pelo que este parque deverá ser preservado, devido a tesouros antigos aqui descobertos, como ossadas humanas, vestígios de cerâmica, ferramentas de pedra e outros artefactos históricos. A melhor forma de visitar o parque é percorrer a floresta de dunas que leva entre uma a duas horas.

As Ilhas Fijis são um destino verdadeiramente fantástico e que valem sempre cada visita. Se for mesmo um apaixonado por aventura e mistério, opte por passar um dia numa das cerca de 100 ilhas totalmente inabitadas. Afinal, não faltará o que explorar! Se for com o intuito de andar sempre dentro e debaixo de água, desde o continente até ao recife natural de cada ilha, terá, de certeza, a oportunidade para descobrir centenas de locais de mergulho incríveis.

Aproveite o que de melhor as Ilhas Fiji têm para lhe oferecer, divirta-se, explore, relaxe e traga para casa as melhores memórias. Siga as nossas dicas para um roteiro infalível e fale connosco para que tratemos de tudo. Só tem de desfrutar!