O que fazer em Paris? Ideias para aproveitar ao máximo!

Joana Santana / Atualizado a

Paris é uma cidade encantadora. Disso não há dúvida! Conhecida como a cidade das luzes, Paris conquista qualquer um, quer seja numa romântica lua de mel, numa visita em família ou com um grupo de amigos. Mas quando pensa em lá ir, sabe o que deve fazer para aproveitar ao máximo? Então, deixamos-lhe 7 ideias e muitas recomendações sobre o que pode fazer para que usufrua à grande da sua viagem!

Visitar museus e absorver conhecimento

Museu do Louvre, Dicas do que fazer em Paris

Paris é lar de alguns dos melhores museus do mundo! O Museu do Louvre é de visita obrigatória, sendo um dos museus mais famosos do mundo, que alberga obras de arte icónicas, como por exemplo, a “Mona Lisa”, de Leonardo da Vinci. Além disso, o edifício onde está instalado é por si só uma obra arquitetónica devido à pirâmide de vidro na entrada. O Museu Rodin é também um dos mais procurados e é onde pode encontrar a popular escultura “O Pensador”. No Museu d’Orsay encontra também uma coleção de arte impressionante, com obras de Van Gogh, Monet ou Renoir. Já o Museu Yves Saint Laurent recebe-o com uma coleção majestosa de roupas, acessórios e destaques da alta costura. Seja o que for que pretende ver ou o tema que preferir, escolha pelo menos um museu para visitar e viva uma experiência única de onde sairá, certamente, muito mais rico em conhecimento!

Perder-se pelas ruas e picar o ponto nas pontes

Ponte Alexandre III

Caminhe pelas ruas de Paris e vá conhecendo cada cantinho, rua ou ruela. Encontre locais por acaso, que talvez nem sejam referência na cidade, mas que o impressionem por algum pormenor. Visite os clássicos e perca tempo a sentir a energia das ruas e das pessoas, como, por exemplo, na Place de La Concorde, uma das praças mais famosas e emblemáticas da cidade. E como Paris também tem várias – e incríveis – pontes, faça um jogo! Faça uma lista das que quer mesmo ver e tente encontrá-las por acaso, enquanto passeia. Não sabe quais incluir? Então cá vão algumas sugestões: Ponte Alexandre III; Ponte de l’Archevêché; Ponte Bir-Hakeim; Ponte Neuf e Ponte des Arts.

Apreciar com calma os jardins e descansar entre passeios

Jardin du Luxembourg, Dicas do que fazer em Paris

No meio de tanta caminhada também é bom parar para descansar e, sobretudo, para observar a cultura parisiense. Aproveite e desfrute dos jardins para relaxar entre a natureza e até quem sabe fazer um lanche enquanto atenta na correria francesa. O Jardim de Luxemburgo é dos mais populares e aqui até pode alugar um barco a remos para dar uma voltinha no lago. O Jardim de Tuileries é também uma excelente opção para uma pausa e aqui consegue ainda ter uma vista espetacular do Louvre e do Arco do Triunfo ao longe. Já o Jardim do Trocadéro tem também várias árvores, fontes e espaços de relvado, mas, o grande trunfo deste jardim, é sem dúvida a sua localização mesmo em frente à grandiosa Torre Eiffel.

Visitar sítios fora da caixa

Moulin Rouge

Procure também um lado mais alternativo de Paris! Percorra, por exemplo, as Catacumbas subterrâneas da cidade onde milhares de ossos humanos foram empilhados artisticamente. E se falamos de arte, já à superfície, esteja também atento enquanto caminha e descubra os vários murais de arte urbana que estão espalhados pelas ruas. Sinta o lado mais sensual da cidade ao visitar o bairro Pigalle onde encontra o incontornável Moulin Rouge, um dos cabarés mais icónicos do mundo. Não vá embora sem prestar uma última homenagem a personalidades como Jim Morrison, ex-vocalista da banda The Doors, à também cantora Edith Piaf ou ao escritor Oscar Wilde através de uma visita às suas campas que estão localizadas no cemitério Père Lachaise, um dos cemitérios mais visitados do mundo.

Deixar-se encantar pelos clássicos (mesmo que não seja a 1ª vez)

Torre Eiffel, Dicas do que fazer em Paris

Um clássico é sempre um clássico e um monumento como a Torre Eiffel nunca passa de moda nem enjoa. O encanto vai sempre manter-se perante a magnitude desta obra que é o maior postal de França. No entanto, monumentos como o Arco do Triunfo e a avenida Champs-Élysées também são prata da casa e são também obrigatórios. A Basílica de Sacre-Cœur ou o Palácio de Versalhes, um dos mais impressionantes palácios reais do mundo, também não podem ficar fora da lista de sítios a visitar. Não se esqueça ainda de assistir a uma ópera na Palais Garnier – além do espetáculo, o edifício é conhecido pela arquitetura deslumbrante – nem de fazer o tradicional passeio de barco no rio Sena. Todas essas referências são um verdadeiro cliché parisiense, é verdade, mas a experiência nunca estaria completa sem elas!

Ir às compras ou só espreitar as montras

Paris é um paraíso para os amantes de compras! Desde de lojas de moda de alta costura até aos mercadinhos de venda em segunda mão, existem opções para todos os gostos e, principalmente, para todos os bolsos! No entanto, se nem quiser comprar nada ou se não tem orçamento para as lojas de luxo, desafiamo-lo a que se divirta apenas a espreitar as montras e todo o glamour das lojas e das galerias. É um experiência e tanto! Para isso explore a Avenida Champs-Élysées, a Avenida Montaigne e as Galerias Lafayette e Printemps.

Deliciar-se com a (ótima) gastronomia francesa

E como não poderia deixar de ser, em Paris tem mesmo de desfrutar da deliciosa culinária francesa! Seja em cafés, bistrôs, pâtisseries ou restaurantes mais ou menos populares. Não se esqueça de experimentar os croissants, queijos, macarrons, as tradicionais baguettes, os pain au chocolat, entre muitas, mas muitas coisas de comer e chorar por mais que por lá encontra. Para acompanhar, os vinhos franceses e o champanhe francês abrem, maravilhosamente bem as hostes para qualquer prato que peça a seguir.

Seja na primeira ou na centésima visita, a capital francesa rouba-nos o coração e conquista-nos como poucas cidades europeias ou não fosse esta também considerada a cidade do amor. No entanto, estas são apenas algumas das muitas coisas pode fazer em Paris. A cidade, além de lindíssima, oferece uma riqueza de experiências culturais, históricas e gastronómicas para todos os gostos. Paris é, sem dúvida, uma cidade que vale a pena explorar, com calma, para aproveitar ao máximo tudo o que tem para oferecer!