Provença: uma viagem que apura todos os sentidos

Top Atlântico / Atualizado a

A França está aqui mesmo ao lado e é um mundo. Muitas vezes negligenciada ou limitada a Paris a sua cidade mais conhecida, este é um país repleto de locais que parecem saídos dos melhores livros de encantar. Hoje queremos espevitar-lhe um bocadinho mais a curiosidade e vamos dar-lhe a conhecer a majestosa região da Provença.

Provença

Situada no Sul de França, e bastante conhecida por ser casa da Riviera Francesa, este é um local muito explorado por turistas. No entanto, há um outro lado de Provença que nem sempre é tão falado e que é uma ótima opção para aqueles que gostam de locais mais recatados e com muitas paisagens naturais.

Prepare-se para conhecer algumas das mais carismáticas aldeias francesas

Provença

Falar de Provença é obrigatoriamente falar de algumas das mais pitorescas aldeias do país. Incrustadas na montanha ou “plantadas” ao longo de vales intermináveis, conservam toda a sua essência medieval e é exatamente o fato de serem fiéis a si próprias que as tornam tão peculiares. Este é, sem dúvida, um dos pontos fortes desta viagem. Fique com 4 exemplos para lhe aguçar o apetite.

Gordes

Gordes, Provença

Construída ao longo de uma colina – qual cenário de filme! -, Gordes é uma das aldeias mais visitadas da Provença e, através desta imagem, é fácil perceber porquê. Arrebatador!

Roussillon

Roussillon, Provença

Esta simpática aldeia colorida é considerada uma das mais bonitas de França. Repleta de ruas estreitas e de praças que nos fazem lembrar tempos antigos, é uma das paragens obrigatórias desta viagem.

Moustiers-Sainte-Marie

Moustiers-Sainte-Marie, Provença

Esta é uma aldeia tipicamente provençal e muito rica em história. Além de estar localizada no coração do Parque Natural Regional de Verdon, foi construída entre duas encostas, o que lhe confere uma beleza ímpar. No cimo da aldeia vai encontrar a capela Notre Dame de Beauvoir. A subida é um bocadinho cansativa – 262 degraus! -, mas a paisagem compensa todo o esforço!

Le-Baux de Provence

Le-Baux de Provence

Le-Baux de Provence está em plena harmonia com a natureza que a envolve. Tanto que, ao longe, parecem uma só. E é precisamente isso que faz de si um dos locais mais especiais e diferentes desta região.

Os intermináveis e arrebatadores campos de lavanda

campos de lavanda

Os campos de lavanda são, muito provavelmente, o cartão postal desta região de França. Com a sua cor lilás inconfundível e o seu perfume delicioso, estes campos prolongam-se por vários quilómetros e atraem centenas de turistas todos os anos. Viaje entre Junho e Agosto para ter a sorte de assistir a este espetáculo natural. Vai adorar!

Alguns dos locais onde pode encontrar bonitos campos de lavanda são em Valensole Plateau, Sault e Notre-Dame de Senanque.

Gorges du Verdon: a natureza em estado puro

Gorges du Verdon

Numa visita à Provença, Gorges du Verdon não pode mesmo faltar no seu roteiro. Situado no Parque Natural Regional de Verdon, este é um dos cenários mais espetaculares que vai encontrar na sua viagem. Pode optar por fazer uma viagem de carro e observar paisagens fabulosas ao longo do caminho. Fazer uma das muitas caminhadas à volta do desfiladeiro. Ou, se for mais aventureiro, desfrutar da experiência de fazer uma viagem de caiaque ou canoa no meio deste cenário de sonho.

Um local especial para os amantes de vinho

amantes de vinho

Sobejamente conhecida pelos seus vinhedos, Provença é, provavelmente, um dos melhores destinos para provar vinhos de primeira categoria. Curiosidade: esta é a região produtora de vinho mais antiga de França – com uma experiência de mais de 2600 anos. A especialidade aqui é o Rosé, mas também pode degustar vinho branco e tinto. Do Mas de Cadenet até ao Château La Coste, a escolha vai ser a parte mais difícil.

Vallee des Merveilles: o nome é um presságio para o que vai conhecer

Vallee des Merveilles

O Vallee des Merveilles é, como o próprio nome indica, maravilhoso. Situado no Parque Nacional de Mercantour – um dos grandes habitats da vida selvagem em França -, este vale é um verdadeiro museu ao ar livre. Rodeado por montanhas no seu estado mais bruto e por lagos glaciares de água cristalina, aqui vai ver um dos lados mais bonitos de Provença. Vai, não só, encontrar gravuras rupestres da Idade do Bronze, como estar em plena sintonia com a natureza selvagem. Sugerimos que faça uma visita ao vale com guias experientes. Se quiser ficar a pernoitar num dos vários refúgios existentes também o pode fazer e viver a experiência completa.

Antes de ir embora, visite a costa de Provence

costa de Provence

Esta é uma viagem que é suposto ser calma e fugir a grandes multidões. Mas visitar esta belíssima região sem dar uma escapadela à costa de Provence é como ir a Roma e não ver o papa, já diz o ditado. Por isso mesmo, reserve pelo menos um dia para passear por esta zona. Recomendamos que visite as famosas calanques – uma espécie de “fiordes” franceses – em Cassis e Marselha. Vai ficar deslumbrado com estas paisagens cinematográficas!

Provença

A França é, de facto, uma caixinha de surpresas. E a região de Provença merece entrar diretamente para a sua bucket list. É uma viagem inesquecível e que vai despertar ainda mais a sua curiosidade por este destino europeu.

Se tiver alguma questão ou preferir marcar com um dos nossos agentes, entre em contacto. Disponível para uma conversa por videochamada ou por telefone.