Roteiro para 3 dias extra em Oslo, Noruega

Luís Lima / Atualizado a

Oslo, a belíssima capital norueguesa, tem vindo a tomar um papel importantíssimo no turismo. Cada vez mais escolhida como destino para um city break europeu, além de ser a porta de entrada para explorar a maravilha que é a Noruega, Olso brinda-nos com clássicos imperdíveis como o porto de Aker Bryge, o Parque de Vigeland, o novo Museu de Munch, o Palácio Real ou a Ópera de Oslo.

Mas, e se tiver uns dias extras e já tiver visto tudo em Oslo, sabe o que fazer com o tempo livre? A ideia é remar contra a maré e ir onde o comum turista não vai. Para isso, deixamos-lhe um roteiro para 3 dias extra no seu city break em Oslo, que pode usufruir seja de inverno ou de verão.

Sognsvann

Sognsvann, Noruega

A nossa primeira sugestão é bonita, simples e barata! Não é o que todos queremos? Então, em primeiro lugar, compre um cartão Ruter utilizado para os transportes de Olso e parta de metro até à última estação da linha verde, Sognsvann.

Ao sair do metro, nem precisa de caminhar muito para ficar boquiaberto com a maravilha que vai ver à sua frente! Um magnífico lago que forma uma paisagem digna de uma obra de arte.

De inverno, o lago congela e, além do passeio pelas margens, os mais corajosos podem optar por patinar no gelo do lago. De verão, o lago ganha novas cores e o passeio torna-se ainda mais especial com o silêncio da natureza, o cheiro da madeira e a frescura escandinava. Não se esqueça do fato de banho e dos calções! Dessa maneira, poderá dar um belo mergulho nestas águas que têm de tão límpidas e bonitas… como de geladas. Os primeiros segundos podem arrepiar, contudo, se estiver habituado às temperaturas das praias do norte de Portugal até vai ter uma agradável surpresa. Vale cada momento, cada segundo, e será uma memória que ficará, certamente, gravada para sempre na sua mente.

Caso um dia se revele curto, tem um hotel mesmo próximo do lago, utilizado maioritariamente por equipas desportivas, chamado Scandic Olympiatoppen Sportshotell onde poderá pernoitar. No caso de ser ter apaixonado por esta zona e não quiser sair, siga até Svartkulp ou Langmyrkulpen e deixe-se encantar pelos trilhos.

Finnmark

As auroras boreais

roteiro para 3 dias extra na noruega

De volta a Olso, é hora de apanhar um avião para mais uma experiência imperdível! Por vezes, não precisamos de ir longe para vivenciar algo único, contudo, se quer viver uma daquelas experiências que se deve fazer uma vez na vida e ver uma Aurora Boreal, não há outra opção a não ser subir ao Círculo Polar Ártico.

Chegado a Alta, em Finnmark, encontrará uma pequena cidade que tem como ex-libris uma moderna catedral cujo nome é Catedral das Auroras Boreais. Se for de inverno, terá oportunidade de ver este espetáculo da natureza que faz de tal forma parte do nosso imaginário, que leva algumas pessoas a duvidar se é mesmo realidade ou mitologia. Nós garantimos-lhe! As Auroras Boreais são reais e a Noruega é um dos locais ideias para viver esta experiência.

O hotel de gelo

hotel de gelo
Photo by Hotel Sorrisniva

A partir do centro, siga até ao hotel Sorrisniva. Este, é um hotel de gelo que, todos os verões, literalmente derrete. De inverno, volta a ser reerguido, tendo um tema diferente a cada ano.

Respire fundo e tire uns minutos para absorver tudo à sua volta. O silêncio da neve, o som das botas no gelo, o ar puro… e claro, o facto de dormir numa cama de gelo, dentro de um quarto de gelo. E sim, sabemos perfeitamente o que está a pensar! E o frio? Como diz um tradicional ditado nórdico “não existe mau tempo, existem sim más roupas”, por isso… vá com roupa adequada!

O povo Sami

povo sami

Depois de uma noite a observar a magia das auroras boreais, faça um pequeno-almoço reforçado e deixe-se atrair pelos latidos dos cães que o chamam para uma caminhada matinal. Com sorte, poderá ver renas ou até alces, ou não estivesse na lapónia norueguesa!

Não parta sem conhecer os Sami, o povo que melhor se adaptou a esta terra, e, por isso, faça uma visita até Karasjok, capital de Sami. Se quiser passar a noite por aqui, fique hospedado numa Lavvu, uma típica cabana Sami onde hospitalidade e histórias mitológicas estão à sua espera.

O sol da meia-noite

roteiro para 3 dias extra na noruega

Se passar por Finnmark de verão, não terá a oportunidade de ver uma aurora boreal nem o magnífico hotel de gelo, mas o povo Sami continuará à sua espera e poderá presenciar um fenómeno igualmente incrível: o sol da meia-noite!

A Noruega é sempre um bom destino para visitar! Sendo considerada um dos países mais felizes do mundo, ao visitá-lo não só sairá de lá também feliz como encantando com tanta beleza. Não deixe de visitar Oslo, mas vá com tempo a mais e dê um saltinho pelas nossas sugestões de roteiro para 3 dias extra na Noruega. Não se vai arrepender!