Descubra quais os principais estilos de música no mundo

Top Atlântico / Atualizado a

Neste Dia Mundial da Música, viajámos pelo mundo à procura dos principais estilos musicais que nos inspiram, tantas vezes associados a pessoas e ocasiões especiais.

Certamente, a música tem esta capacidade de conciliar sonoridades e ritmos que apaixonam gerações, tornando-se parte da cultura.

dia mundial da música

Vamos então conhecer alguns exemplos dos géneros musicais mais famosos:

Rock

Certamente, o estilo de música popular mais dançado em todo o mundo. O Rock emergiu do Rock and Roll, com origem nos Estados Unidos entre o final dos anos 40 e início dos anos 50. Deste modo, em termos de bandas, a maioria dos grupos de rock incluem na sua base um vocalista, um guitarrista, um baixista e um baterista.

Rock and Roll

Foi na década de 60 e início dos anos 70 que ganhou outra proporção, derivando noutros géneros, como o Folk-Rock, Blues-Rock, Jazz-Rock, Soft Rock, Heavy Metal, Rock Progressivo e Punk Rock, entre outros.

Rock and Roll

Alguns anos mais tarde, entre a década de 80 e 90, nasceriam mais novos géneros. Tais como o Hardcore, Grunge e ainda o Indie Rock, proveniente do Reino Unido.

Rock and Roll

Pop

Primeiramente, originária dos Estados Unidos e do Reino Unido (com os Beatles), na década de 50, esta música rapidamente se popularizou como um dos géneros mais influentes no mundo.

Beatles

Sendo uma abreviatura de “popular”, significa que a música se adapta à cultura de cada país e, por isso, pode incorporar elementos de outros estilos, como o Rock, Música Latina, Soul e Country.

concerto pop

Hip Hop e RAP

Iniciado na década de 60 nos subúrbios de Nova Iorque, como um movimento cultural, o Hip Hop ficou desde sempre associado à “cultura das ruas” como forma de manifestação artística e protesto contra o preconceito racial, miséria e exclusão.

Hip hop

Influenciado pela cultura Hip Hop, o RAP (Rhythm And Poetry) surgiu na Jamaica durante a década de 60 e veio debater temas polémicos, como a violência nas ruas.

Hip Hop

Reggae

Igualmente nascido na Jamaica, o Reggae portanto revelou-se um género de música ligado à cultura Rastafári e os seus ideais de amor e liberdade, que Bob Marley soube tão bem transmitir ao mundo inteiro.

Reggae

Erudita

Tradicionalmente dita como “culta” e associada à música de concerto, a música erudita surgiu no século IX. Pasasou a ser conhecida como “música clássica” desde o século XIX até ao presente.

Erudita

Em sumo, nomes como Bach, Mozart ou Beethoven são exemplos de como as sinfonias permanecem eternas.

Mozart Requiem

Jazz, Gospel e Blues

Assim, o que têm em comum o Jazz, o Gospel e o Blues? Todos eles nasceram nas comunidades afro-americanas.

Jazz

Por sua vez, enquanto o Jazz sempre se assumiu como uma manifestação artístico-musical. O Gospel e o Blues expressam crenças religiosas, embora com um papel de entretenimento. Neste contexto, o Soul terá nascido do Blues e do Gospel.

Latina e Bossa Nova

Do Mariachi mexicano ao Samba e à Bossa Nova do Brasil, passando pela Salsa tão popular em Cuba, há algo de muito especial nos ritmos Latinos.

Musica latina

Por fim, talvez seja dos instrumentos, das melodias ou das letras, ou de tudo. Mas terminamos a nossa lista com um estilo embala o corpo e a alma.