Dia do Pai: um Roteiro Gastronómico pelo melhor que Portugal tem

Top Atlântico / Atualizado a

O Dia do Pai está a chegar e, por isso, queremos ajudá-lo a encontrar um bom presente para surpreender o seu. Convenhamos que este dia pode, e deve, ser celebrado quando quisermos, mas é no dia 19 de Março que, oficialmente, se celebra esta efeméride em Portugal (e em mais alguns países). Este ano os festejos serão ligeiramente diferentes por nos encontrarmos em confinamento, mas isso não significa que não possamos mimar aqueles de quem mais gostamos.

Em breve – se continuar a correr tudo bem – iremos poder regressar às nossas rotinas e, com isso, voltar a viajar e a desbravar o nosso país. A pensar nisso, temos um super presente para oferecer ao seu super pai: um cheque viagem Top Atlântico. Pode espreitar todas as informações aqui.

dia do pai

É a pensar nisso mesmo que hoje lhe trazemos um roteiro gastronómico por Portugal. Afinal de contas, um dos melhores lados de viajarmos é podermos descobrir os pratos típicos de cada região e desfrutar dos aromas e sabores que lhes são tão característicos. Com ou sem apetite, recomendamos fortemente que continue esta leitura. Venha daí!

Açores: São Miguel e o seu famoso Cozido das Furnas

São Miguel e o seu famoso Cozido das Furnas

Os Açores são um dos locais mais mágicos que podemos visitar em Portugal. Composto por 9 ilhas, cada uma delas com as suas peculiaridades, o que custa mais é escolher qual é que vamos visitar a seguir. Se ainda não foi aos Açores, ou se nunca teve oportunidade de conhecer São Miguel, recomendamos que o faça muito em breve. É a viagem ideal para ser feita em família.

Cozido das Furnas

Além disso, aqui vai poder degustar o famoso Cozido das Furnas, um dos pratos mais emblemáticos de São Miguel. O maior atrativo deste prato – além do seu irresistível sabor – é o facto de ser cozinhado, durante 5 horas, num buraco das Caldeira das Furnas. Se quiser uma experiência diferente, pode confecionar o seu próprio cozido com a ajuda dos funcionários que lá trabalham. Uma boa prenda para o Dia do Pai, não acha?

Serra da Estrela: onde o queijo é rei

Serra da Estrela

A Serra da Estrela é um daqueles locais que consta no imaginário de qualquer um de nós. Afinal, é para lá que rumamos sempre que queremos desfrutar de umas férias na neve. Contudo, o Parque Natural da Serra da Estrela merece ser visitado em qualquer altura do ano. Aqui vai estar em total conexão com a natureza, vai poder desfrutar de uma calma incrível (e com muito pouca gente por perto) e tem diversas atividades disponíveis para miúdos e graúdos.

queijo serra da estrela

A cereja no topo do bolo é a sua gastronomia de comer e chorar por mais e, sobretudo, o inigualável Queijo da Serra que faz parte das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa. Não só proporcionará um dia incrível ao seu pai, como também trará uma bagagem cheia de iguarias para os próximos dias. Um presente que vai durar uns bons dias, não é verdade?

Douro: paisagens de sonho e a rota do enoturismo

douro: rota do enoturismo

O Douro dispensa apresentações, mas também não é lugar para uma visita só. Por isso, todas as ocasiões são boas para rumar a esta região lindíssima. A sua beleza natural, bem como o facto de ser uma zona particularmente calma, tornam-no o destino ideal para os próximos tempos. Aproveite para subir aos miradouros e apreciar a paisagem de sonho que o rodeia.

rota do enoturismo

Famoso por ser um destino de enoturismo, este pode bem ser o local ideal para levar o seu pai e deixá-lo apreciar alguns dos melhores vinhos do mundo. Sucesso garantido.

Coimbra: uma cidade feita de história e de boa gastronomia

Coimbra

A zona centro de Portugal é vasta e repleta de locais de interesse para visitar. Coimbra ganha um lugar de destaque por ter sido a antiga capital portuguesa e, claro, por ser uma cidade cheia de charme. É um local que merece constar no seu próximo roteiro e ser visitado com calma. Se o seu pai gosta de visitar locais históricos e com muita história para contar, temos a certeza que esta é uma escolha acertada.

pastel de tentugal

Além disso, depois de uma bela caminhada pela cidade, vai ter direito à merecida recompensa: um almoço só com especialidades da região. Aqui a Chanfana e o Leitão à Bairrada são indiscutivelmente os donos e senhores da mesa tradicional. À sobremesa delicie-se com os famosos pasteis de Tentúgal. Sugestão: vá com fome!

Algarve: rumar a sul é sempre sinónimo papas e descanso

Algarve

Reza a tradição que é no Algarve que normalmente passamos alguns dos melhores dias das nossas férias. Sendo um destino de calor por natureza, é aqui que o ritmo abranda e que desfrutamos da praia, de passeios pela natureza ou, simplesmente, aproveitamos para descansar sem nenhum objetivo em concreto. Parece um bom local para recarregar as baterias assim que pudermos voltar a viajar, não é verdade? Além disso, é o tipo de prenda que qualquer pai gosta de receber.

sardinha no pão

E, lá está, a parte das “papas” também não falta. Aqui pode desfrutar de alguns dos melhores pratos de peixe do país, como a bela sardinha assada e o arroz de Lingueirão que gosta de fazer as honras da casa e surpreender os palatos menos trabalhados. Para sobremesa não pode faltar, claro, um famoso D. Rodrigo ou uma Torta de Alfarroba.

dia do pai

Como vê, opções para um presente inesquecível não faltam. O segredo agora é escolher aquela que mais se adequa ao seu pai e surpreendê-lo com um dia (ou vários) fantástico em família.

Se tiver alguma dúvida ou precisar de alguma sugestão extra, estamos aqui para o ajudar