Programas para descobrir as ilhas portuguesas
A descoberta dos Açores e da Madeira aconteceu há algumas centenas de anos, mas ainda existem muitas atrações para descobrir numa viagem às nossas ilhas portuguesas.
Mesmo que já as tenha visitado uma ou outra vez, a verdade é que vale sempre a pena regressar e sentir de perto a autenticidade da natureza. Para isso, sugerimos alguns programas especialmente criados para si.
Açores
Sophia de Mello Breyner Andresen
Há um intenso orgulho
Na palavra Açor
E em redor das ilhas
O mar é maior
À descoberta dos Açores
Nos Açores, somos deslumbrados por tudo o que nos rodeia, em especial as paisagens.
Entre Santa Maria, São Miguel, Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico, Faial, Flores e Corvo, dispõe de nove ilhas para explorar as reservas naturais, desfrutar das zonas balneares, termas e cascatas, conhecer o património e a cultura, visitar os museus e participar nas festividades que acontecem ao longo do ano, passear nos jardins e parques, fazer caminhadas pelas levadas e ouvir as histórias das gentes locais, observar golfinhos e baleias, mas também ir à praia do Ilhéu de Vila Franca do Campo.
Aproveite para saborear os pratos típicos à base de peixe e marisco fresco, o cozido das Furnas e ainda o bolo lêvedo, só para referir algumas das especialidades.
Ir aos açores, por uns dias ou semanas, a dois ou com a família, a uma ou a várias ilhas, vai além de uma viagem. É uma experiência que nos deixa memórias para a vida.
À descoberta da Madeira
Em pleno oceano Atlântico, o arquipélago da Madeira é composto por sete ilhas e dois ilhéus, sendo que as principais são a Madeira e o Porto Santo, enquanto a Selvagem Grande e a Selvagem Pequena são secundárias.
Com um clima ameno e temperaturas propícias à aventura e adrenalina na Madeira, em 365 dias há muito para descobrir na Madeira. Passear pela zona histórica e conhecer os jardins bem coloridos, sem esquecer uma ida ao Mercado dos Lavradores no Funchal para se deliciar com os frutos exóticos, conhecer o Pico do Areeiro e as casas de colmo em Santana.
Assistir às festas e romarias, banhar-se nas piscinas naturais de Porto Moniz, ver golfinhos e baleias, e ainda saborear a gastronomia regional, como a tão popular espetada de carne em “pau de louro”, bife de atum, lapas, queijadas, bolo de mel e bolo do caco.
Para finalizar em grande, só mesmo terminar as refeições principais com um vinho da Madeira ou licor de maracujá.
Quanto a Porto Santo, sem dúvida que é mais do que praia e bolo do caco. Aliás, sendo um dos destinos que fica a menos de 5 horas de Lisboa, vai conseguir aproveitar o tempo para explorar as paisagens naturais, aventurar-se nas águas translúcidas, desfrutar das praias de areia branca e sentir-se bem recebido pela hospitalidade de um povo de sorriso no rosto.
Bem-vindo à “ilha dourada”, como é conhecida a ilha de Porto Santo.