5 edifícios cor-de-rosa pelo mundo

Joana Santana / Atualizado a

Um mundo colorido é muito melhor, não é?

Uma paisagem e ruas ou edifícios bem coloridos são capazes de dar um novo mood ao nosso dia-a-dia e deixar-nos muito mais bem dispostos. E quando falamos em viagens… é garantia certa que estar rodeado de muita cor dará uma pitada extra de beleza à experiência. Já para nem falar das fotografias que também ficarão muito mais bonitas!

No entanto, se adorar especificamente a cor rosa, não pense que só a mansão da Barbie, em Malibu, nos Estados Unidos da América, é que o vai deixar fascinado! Desde de algumas das praias mais bonitas da Europa, a lagos, jardins ou até à nossa mítica “rua de cor-de-rosa”, no Cais do Sodré, em Lisboa, são vários os elementos arquitetónicos e da natureza preenchidos a rosa espalhados pelo mundo.

Por isso, hoje desvendamos-lhe onde pode encontrar 5 edifícios cor-de-rosa em diferentes locais do mundo.

Palácio dos Ventos, Índia

Hawa Mahal, Palácio dos Ventos, Jaipur, India, Edifícios cor-de-rosa no mundo

O Palácio dos Ventos ou Hawa Mahal (nome original) é uma impressionante obra arquitetónica que podemos – e devemos! – visitar em Jaipur, no norte da Índia. O nome, Palácio dos Ventos, advém da antiga função de manter os membros da realeza frescos uma vez que este edifício tem uma estrutura em formato de favo de mel, o que permite que uma pequena brisa entre pelos 5 andares. A escolha da cor rosa dá-se ao facto de um antigo Maharajah associar o rosa à cor da hospitalidade.

Castelo de Craigievar, Escócia

Castelo de Craigievar, Escócia

O castelo de Craigievar, na Escócia, é, inegavelmente, digno de um conto de fadas e parece mesmo retirado de um livro ou de um qualquer filme da Disney. Uma obra do século XVII, este é um edifício que deixa qualquer um encantado! O cenário torna-se ainda mais perfeito, com o verde da floresta que existe redor do castelo e que contrasta perfeitamente com as paredes cor-de-rosa. Se esse for um dos seus sonhos, pode até alugar o espaço para casar neste castelo de princesas.

Ahsan Manzil – Bangladesh

Ahsan Manzil, Bangladesh, Edifícios cor-de-rosa no mundo

Ahsan Manzil é um lindíssimo palácio em Dhaka, no Bangladesh e é um dos edifícios mais importantes deste país. Apesar de já não ser morada da realeza, se visitar este palácio ainda consegue sentir a história e alguns detalhes impressionantes deste edifício. Com 23 quartos e uma cúpula que se assemelha a uma flor de lótus, Ahsan Manzil tem vista para o rio Buriganga.

Mesquita Nasir-Ol-Molk – Irão

Mesquita Nasir-Ol-Molk, Shiraz, Irão

Mais do que ter apenas um exterior rosa, a mesquita Nasir-Ol-Molk, em Shiraz, no Irão, tem um interior surpreendentemente fenomenal, também todo ele em tons de rosa. Mas aqui há um plus! Esta mesquita é rodeada por vitrais! Quando a luz do sol entra, as cores tornam-se ainda mais vivas e proporcionam uma experiência única como se estivesse, por exemplo, dentro de um caleidoscópio. Para uma visita ainda mais imersiva, aproveite o sol da manhã que intensifica ainda mais as cores.

Igreja Tân Định – Vietname

Igreja Tân Định, Ho Chi Minh, Vietname, Edifícios cor-de-rosa no mundo

Tân Định é a igreja mais antiga de Ho Chi Minh, no Vietname, e data de 1864. No entanto, apenas em 1957 é que foi pintada de rosa, aspeto que mantém até hoje. Mas o rosa não se fica por aqui! No interior, as paredes estão pintadas de um rosa ainda mais vivo! Por ter recebido várias intervenções e ampliações desde que foi criada, esta igreja é uma icónica mistura de estilos arquitetónicos como o romano, o gótico ou o barroco.

Seja ou não fã da cor, a verdade é que este 5 edifícios cor-de-rosa que estão espalhados pelo mundo merecem, sem dúvida alguma, uma visita! São todos eles incríveis obras humanas, com importante valor histórico e arquitetónico. Assim, se vai ou está a pensar ir a algum destes 5 destinos, não se esqueça de dar um saltinho fora de rota e incluir este edifícios cor-de-rosa no seu roteiro.